As pessoas muitas vezes pensam que o marketing de rede é um hobby ou uma maneira fácil de enriquecer. Mas isso está muito longe da verdade. Para ter sucesso no marketing de rede é preciso muito trabalho, dedicação, perseverança, comprometimento e muito mais. Independentemente do negócio que você faz, seu sucesso vem do esforço que você dedica ao negócio.
Como você pode ter sucesso no marketing de rede? Quais são algumas das principais dicas para o sucesso nos negócios de MLM? Vamos dar uma olhada.
O que é Marketing de Rede ou MMN?
No marketing de rede, os vendedores existentes são incentivados a recrutar novos vendedores, além de vender mercadorias, e são recompensados com uma parte das vendas dos seus recrutas .
Os vendedores obtêm renda tanto com suas vendas quanto com as vendas de seus recrutas. O baixo risco associado a este modelo de negócio, o potencial para rendimentos enormes, custos de funcionamento mais baixos e o potencial para rendimentos passivos e liberdade financeira tornam o marketing de rede uma proposta atraente para pessoas que desejam trabalhar nos seus próprios termos.
Coisas que você deve saber antes de ingressar no negócio de MMN
Faça sua pesquisa
Pesquise o nome da empresa junto com palavras como fraude, fraude, avaliação ou reclamação online. Você também pode procurar artigos relacionados à empresa em jornais, revistas ou online. Existe uma forte reputação de atendimento ao cliente na empresa? A empresa está livre de suspeitas de ser um esquema de pirâmide? A legitimidade de uma empresa não é determinada pelo número de reclamações que recebe, mas as reclamações podem alertá-lo para potenciais problemas. Mesmo a melhor oportunidade de negócio de marketing de rede do mundo terá algumas reclamações. Quando reclamações sobre um modelo de negócios, ou alertas de que se trata de um esquema de pirâmide, são recorrentes, você deve prestar atenção a esses sinais e ficar longe do negócio em questão.
Concentre-se no produto
A maioria das empresas de MLM vende produtos de alta qualidade a preços acessíveis. No entanto, alguns vendem itens caros com benefícios duvidosos ou produtos que são simplesmente perigosos de usar. Por exemplo , tome cuidado com oportunidades de negócios de marketing de rede que promovem itens de saúde que afirmam incluir componentes “milagrosos” ou prometem efeitos imediatos. Essas alegações são muitas vezes falsas ou infundadas e os artigos podem, na pior das hipóteses, ser mortais.
Considere os custos
Muitas empresas de MLM exigirão que você compre inicialmente materiais de marketing, bem como pague por seminários de desenvolvimento de negócios. Você pode precisar organizar viagens, abrir um escritório, fazer compras, etc. Mesmo uma oportunidade de negócio de MLM para trabalhar em casa exigirá alguns custos iniciais. Certifique-se de compreender o custo de tudo a longo prazo. Se o empregador indicar que alguns desses itens são opcionais, como compras regulares de produtos ou treinamento, descubra se a opção de não participar pode torná-lo inelegível para receber bônus ou prêmios do plano de remuneração.
Dez principais dicas para o sucesso do marketing de rede
1. Escolha sua empresa com sabedoria
Existem atualmente inúmeras empresas ativas de marketing de rede. Mas nem todos eles são legítimos. Alguns deles podem ser esquemas de pirâmide ou fraudes diretas. Depois de garantir a credibilidade da empresa, vale a pena dar uma olhada nos seus produtos. Na busca por lucros potenciais, muitas pessoas não prestam atenção suficiente ao que a empresa lhes pede para comercializar. Certifique-se de que o produto seja genuíno e algo que você possa vender com orgulho. Verifique também o plano de remuneração da empresa. E certifique-se de que isso seja benéfico para você.
2. Seja genuíno
A principal razão pela qual o marketing de rede tem má reputação é porque muitos distribuidores usam exageros e fatos enganosos para atrair recrutas. Isto faz as pessoas pensarem que as empresas de MLM promovem tal comportamento. Mas realmente não é assim.
Empresas genuínas de marketing de rede desejam que você seja responsável em suas negociações com clientes e distribuidores em potencial. Se você admira seu produto, sua paixão é suficiente para você vender. Apenas certifique-se de não exagerar ou encorajar afirmações exageradas ou enganosas.
3. Identifique clientes potenciais
Um dos maiores erros que os novos profissionais de marketing de rede cometem é recorrer a amigos e familiares como clientes ou recrutas em potencial. Esta é uma das práticas mais prejudiciais à saúde no marketing de rede. Como seus lucros também dependem das vendas de quem você contrata, o recrutamento deve ser feito com base nas habilidades das pessoas e no seu interesse pelo produto. Não apenas com base no seu relacionamento com eles. Como qualquer outro empreendimento, você terá maior progresso e produtividade se reconhecer seu público-alvo e concentrar seus esforços nele.
4. Concentre-se no produto
Muitos distribuidores aconselharão você a se concentrar mais no recrutamento de novas referências do que na venda de produtos. Porém, sua renda, no verdadeiro marketing de rede, vem da venda de produtos, seja de vendas próprias ou de seus indicados. Além disso, os consumidores que amam produtos podem facilmente se tornar criadores de novos negócios.
Como qualquer outro negócio, divulgar sua mercadoria é a chave para gerar novos clientes e referências. Algumas abordagens envolvem a distribuição de amostras de produtos e a organização de festas de produtos, promovendo o produto em sites ou mídias sociais.
5. Oriente seus recrutas
Um dos privilégios do marketing de rede é a capacidade de atrair recrutas e lucrar com suas vendas. Mas não basta atrair pessoas. Se você não gastar tempo ensinando-os e treinando-os, os lucros das vendas deles nunca chegarão até você. Você deve estar preparado para ajudar os recrutas, treinando-os e apoiando-os. O marketing de rede tem tudo a ver com a construção de relacionamentos. Não se trata apenas de orientar as pessoas para o negócio. Trata-se de alcançar essas pessoas e apoiá-las para que façam conexões.
6. Defina suas metas para festas e apresentações
MLM é um negócio de pessoa para pessoa. Embora muitas pessoas não gostem deste aspecto, especialmente na era digital, a realidade é que é o toque pessoal que vende produtos e mantém consumidores e criadores de negócios.
Determine quantas pessoas você precisará para apresentar seus produtos ou sua empresa para atingir seus objetivos no tempo desejado , com base em seu pacote salarial e metas. Isso garantirá que a empresa cresça e não apenas sobreviva.
7. Destaque-se
Uma das dificuldades do marketing de rede é persuadir os candidatos a comprar ou fazer parceria com você, em vez de outros distribuidores ativos que vendem na mesma empresa. Você comercializará os mesmos produtos que muitos outros, os clientes terão a capacidade de escolher com quem fazer parceria. Você deve fazer algo que o destaque dos outros. Dê às pessoas incentivos para escolherem você em vez de outros. Algumas sugestões incluem suporte mais personalizado, plano de bônus próprio, entre outros incentivos.
8. Não saia do seu trabalho diário ainda
Não abandone sua profissão de tempo integral, a menos que tenha a garantia de que a receita desse negócio estará lá . Certifique-se de estar na organização há algum tempo e saber que ela é uma organização forte e que a renda que você ganha é igual ou superior à renda que você recebe do seu trabalho antes de pedir demissão.
9. Promova seus produtos e serviços
Muitos profissionais de marketing de rede dão grande importância ao recrutamento de novas pessoas para o MLM. Mas não podemos esquecer que os produtos e serviços são a base do seu negócio. Uma boa base de clientes lhe proporcionará uma renda regular. Você também pode recrutar novas referências desses clientes. As pessoas que amam seus produtos e serviços não deverão ter problemas em vendê-los.
10. Crie sua lista e cronograma
Para obter lucros a longo prazo, você precisa construir listas e, por sua vez, criar um funil de vendas. Isso torna seu negócio fácil e flexível. Se você tiver um cronograma, poderá concluir cada tarefa dentro de um prazo fixo. Isso economiza tempo de qualidade e lhe dá a oportunidade de avaliar seu próprio trabalho.