Inteligência, talento e charme são ótimos, mas na maioria das vezes não é o que separa os ricos dos pobres.
Em vez disso, as diferenças estão em nossos hábitos diários. Você percebe que essas atividades subconscientes de segunda categoria constituem 40% de nossas horas de vigília? Isso significa que, a cada cinco minutos, todos os dias e todos os dias, operamos no piloto automático. É verdade: hábitos são vias neurais armazenadas nos gânglios da base, uma massa de tecido do tamanho de bolas de golfe bem no centro do cérebro, no sistema límbico.
Esta via neural rápida se destina a salvar o poder do cérebro: quando formados e armazenado um hábito nesta região, partes do cérebro envolvidas na tomada de decisões tornar mais profunda a participar plenamente na atividade. No entanto, todos nós sabemos que existem bons hábitos e maus hábitos.
Passei anos estudando a diferença entre os hábitos dos ricos e dos pobres do nosso país, questionando centenas de pessoas. Do lado rico, essas pessoas tinham uma renda anual bruta de US $ 160.000 e ativos líquidos líquidos de US $ 3,2 milhões ou mais. Eu defini os menos privilegiados como aqueles com renda bruta de US $ 35.000 ou menos e não mais do que US $ 5.000 em ativos líquidos. Quando terminei, analisei os resultados da minha pesquisa e reduzi as respostas para criar uma imagem do que permite que os ricos prosperem onde os outros não. Meu livro subsequente se tornou uma espécie de manual de instruções sobre como ficar rico.
O abismo entre os hábitos ricos e os hábitos da pobreza é surpreendente. Se você já está bem, provavelmente vai aderir à maioria desses Hábitos Ricos. Integrar os que você negligenciou irá empurrá-lo ainda mais. Mas tenha certeza de que, se você está indo bem agora sem considerar esses princípios. você alcançará seus objetivos.
Algumas das diferenças entre ricos e pobres são óbvias, enquanto outras são um pouco mais surpreendentes. Estes são os hábitos ricos mais importantes que você pode adotar para alcançar e manter seu potencial de riqueza.
1. viver dentro de seus meios
As pessoas ricas evitam gastar muito pagando suas vidas futuras primeiro. Eles economizam 20% de seu lucro líquido e vivem com os 80% restantes.
Entre aqueles que estão lutando financeiramente, quase todo mundo vive além de seus meios. Eles gastam mais do que ganham, e sua dívida está sobrecarregando-os. Se você quiser acabar com suas dificuldades financeiras, você deve criar o hábito de poupar e orçamentar o que gasta . Aqui estão algumas maneiras razoáveis de calcular seu pagamento líquido mensal:
- Não gaste mais de 25 por cento em habitação, independentemente de você possuir ou alugar.
- Não invista mais de 15% em alimentos.
- Limite o entretenimento (bares, filmes, minigolfe, o que for) a não mais do que 10% de suas despesas. As férias não devem representar mais de 5% do seu pagamento líquido anual.
- Não gaste mais do que 5% em empréstimos para automóveis, e você nunca será pago. Noventa e quatro por cento dos ricos compram em vez de arrendar. Essas pessoas mantêm seus carros até que as rodas caiam, tomando muito cuidado na estrada para economizar dinheiro a longo prazo.
- Fique longe de acumular dívidas de cartão de crédito. Se você está fazendo isso, é um sinal claro de que você precisa cortar em algum lugar.
- Pense em poupanças e investimentos como duas coisas completamente diferentes. Você nunca deve perder dinheiro em suas economias. Tente manter seis meses de subsistência em um fundo de emergência para o caso de você perder seu emprego ou seu negócio estar arruinado.
- Contribuir com tudo o que puder para um plano de aposentadoria. Se você trabalha para uma empresa que corresponda às suas contribuições até uma certa porcentagem, excelente. Sempre leve esse dinheiro de graça quando você puder obtê-lo.
2. Não jogue na loteria
Fale sobre uma aposta boba: toda semana, 77% daqueles que lutam financeiramente jogam na loteria. Quase ninguém rico reproduz os números. Pessoas ricas não confiam em sorte aleatória para sua riqueza. Eles criam sua própria boa sorte. Se você ainda quiser jogar depois de conhecer o risco, use o dinheiro do seu orçamento de entretenimento.
3. Leia todos os dias
A leitura de informações que aumentarão seus conhecimentos sobre sua empresa ou carreira o tornará mais valioso para seus colegas, clientes ou possíveis clientes. Entre os ricos, 88% lêem 30 minutos ou mais todos os dias. Igualmente importante, eles fazem bom uso de seu tempo de leitura:
- 63 por cento ouvem audiolivros durante a viagem.
- 79 por cento leem material educacional relacionado à carreira.
- 55 por cento lê para desenvolvimento pessoal.
- 58 por cento leem biografias de pessoas de sucesso.
- 94 por cento leem eventos atuais.
- 51 por cento leem sobre a história.
- 11 por cento, apenas 11 por cento, lidos para fins de entretenimento.
A razão pela qual as pessoas bem-sucedidas lêem é melhorar sua situação. Isso os separa da concorrência. Ao aumentar seu conhecimento, eles podem ver mais oportunidades, o que se traduz em mais dinheiro. Comparativamente, apenas um em cada 50 daqueles que lutam financeiramente se envolve nessa leitura diária de melhoria pessoal e, como resultado, aqueles que têm hábitos de pobreza não crescem profissionalmente e estão entre os primeiros a serem demitidos ou reduzidos.
Quanto do seu valioso tempo você perde estacionado na frente de uma tela? Dois terços das pessoas ricas assistem a menos de uma hora de televisão por dia e quase essa quantia (63%) gasta menos de uma hora por dia na Internet, a menos que seja relacionada ao trabalho.
Em vez disso, essas pessoas bem-sucedidas usam seu tempo livre dedicado ao desenvolvimento pessoal, networking, trabalho voluntário, trabalho complementar ou negócios adicionais, ou buscam algum objetivo que leve a recompensas no futuro. Mas 77% dos que têm problemas financeiros passam uma hora ou mais por dia assistindo à televisão, e 74% levam uma hora ou mais por dia usando a Internet de forma recreativa.
5. Controle suas emoções
Nem todo pensamento precisa sair da sua boca. Nem todas as emoções precisam ser expressas. Quando você diz o que tem em mente, corre o risco de ferir os outros. Lábios soltos são um hábito para 69% daqueles que lutam financeiramente. Pelo contrário, 94% dos ricos filtram suas emoções. Eles entendem que deixar impressões controlá-los pode destruir relacionamentos no trabalho e em casa. Espere para dizer o que pensa até ficar calmo e ter tempo para ver a situação objetivamente.
O medo é talvez a emoção negativa mais importante a ser controlada. Qualquer mudança, mesmo aquelas que são positivas, como casamento ou promoção, podem causar sentimentos de medo. Pessoas ricas condicionaram suas mentes para superar esses pensamentos, enquanto aqueles que lutam financeiramente cedem ao medo e permitem que ele os contenha.
Se você tem medo de mudar, cometer erros, correr riscos ou simplesmente fracassar, superar essas emoções é apenas uma questão de se inclinar um pouco até ganhar confiança . É incrível o quanto a segurança ajuda.
6. Rede e voluntário regularmente
Você construirá relacionamentos valiosos que podem resultar em mais clientes ou prospects, ou ajudá-lo a conseguir um emprego melhor se você gastar tempo pressionando seu bem-estar e devolvendo-o à sua comunidade. Quase três quartos da rede de pessoas e voluntários ricos investem um mínimo de cinco horas por mês. Entre aqueles que lutam financeiramente, apenas um em cada 10 faz isso.
Uma vantagem do voluntariado é a empresa que você irá manter. Muitas vezes, os conselhos e comitês de organizações sem fins lucrativos são compostos de pessoas ricas e bem-sucedidas. Desenvolver conexões pessoais com essas pessoas geralmente resultará em relacionamentos comerciais futuros.
7. Ir além do trabalho e negócios
As pessoas que não obtêm sucesso têm a síndrome “não na descrição do meu trabalho”. Como resultado, eles nunca recebem mais responsabilidade e seu salário cresce muito pouco de um ano para o outro, se eles mantiverem seus contratos. As pessoas ricas, por outro lado, tornam-se inestimáveis para seus empregadores ou clientes, escrevem artigos relacionados ao seu trabalho, falam em eventos e redes da indústria. Pessoas de sucesso trabalham duro para alcançar os objetivos mútuos de seus empregadores ou seus negócios.
8. Definir metas, não desejos
Você não pode controlar o resultado de um desejo, mas você pode direcionar o produto de um objetivo.
A cada ano, 70% dos ricos buscam pelo menos um objetivo importante. Mas entre aqueles com hábitos de pobreza, apenas 3% daqueles que lutam para sobreviver são assim.
9. Evite a procrastinação
Pessoas de sucesso entendem que a procrastinação prejudica a qualidade; cria empregadores insatisfeitos, clientes ou prospects; e prejudica outras relações não comerciais. Aqui estão cinco estratégias que ajudarão você a evitar a procrastinação:
- Crie listas de tarefas diárias. Estes são seus objetivos para cada dia. Você deseja concluir 70% ou mais de suas “tarefas pendentes” todos os dias.
- Tenha um “cinco por dia”. Essas atividades representam as coisas cruciais que ajudarão você a se aproximar da realização de algum propósito ou objetivo principal.
- Estabelece e comunica prazos artificiais. Não há nada de errado em terminar cedo.
- Tem parceiros de responsabilidade. São pessoas com as quais você trabalha em equipe para perseguir um grande objetivo. Comunique-se com eles pelo menos toda semana e certifique-se de que eles mantenham seus pés em chamas.
- Eu dei uma afirmação de “faça agora”. Esta é uma técnica de auto-incômodo. Repita as palavras “faça isso agora” várias vezes até iniciar uma tarefa ou projeto.
10. Fale menos e ouça mais
Uma proporção de 5 para 1 é a coisa certa a fazer: você deve ouvir os outros cinco minutos por cada minuto que você fala. Os ricos são bons comunicadores porque são excelentes ouvintes. Eles entendem que você pode aprender e se educar apenas ouvindo o que as outras pessoas têm a dizer. Quanto mais você aprende sobre seus relacionamentos , mais você pode ajudá-los.
11. Evite pessoas tóxicas
Somos tão bem sucedidos quanto as pessoas com quem passamos mais tempo. Das pessoas ricas e bem-sucedidas, 86% estão associadas a outras pessoas com sucesso. Mas 96% dos que têm hábitos de pobreza permanecem com outros que também lutam financeiramente para sobreviver.
Se você quer acabar com suas dificuldades financeiras , você precisa avaliar cada um dos seus relacionamentos e determinar se eles são um relacionamento rico (com alguém que pode ajudá-lo) ou um relacionamento de pobreza (com alguém que o retém). Comece a gastar mais e mais tempo em seus relacionamentos ricos e menos naqueles que são pobres. Conexões enriquecidas podem ajudá-lo a encontrar um emprego melhor, recomendar novos negócios ou abrir portas de oportunidades.
12. Não desista
Aqueles que têm sucesso na vida têm três coisas em comum: concentração, persistência e paciência. Eles simplesmente não param de perseguir seus grandes objetivos. Aqueles que lutam financeiramente param.
13. Ponha de lado crenças auto-limitadas que o prendem
Se você está sofrendo financeiramente, é provável que tenha dito algumas dessas falsidades antes: “os pobres não podem ficar ricos”. “Os ricos têm boa sorte e os pobres têm azar.” ” Eu não sou inteligente.” ” Eu não posso fazer nada certo”. ” Eu sempre falho em tudo que eu tento.”
Cada uma dessas crenças autolimitadas altera seu comportamento de maneira negativa. Quase quatro em cada cinco pessoas ricas atribuem seu sucesso à vida a suas crenças. Transforme seus pensamentos negativos em afirmações positivas, lendo as lições do grande desenvolvimento pessoal, como Napoleon Hill , Dale Carnegie e Jim Rohn .
14. Obtenha um mentor
Entre os ricos, 93% dos que tinham um mentor atribuíram seu sucesso a essa pessoa. Ele aconselha você regularmente e participa ativamente do seu crescimento, ensinando-lhe o que fazer e o que não fazer. Encontrar um professor desse tipo é uma das melhores e menos dolorosas maneiras de se enriquecer.
Se você conhece seus objetivos, encontre alguém que já os tenha alcançado. Você ficará surpreso com quantas pessoas querem dar uma mão.
15. Eliminar a “má sorte” do seu vocabulário
Aqueles que lutam financeiramente na vida têm uma maneira de criar má sorte para si mesmos. É um subproduto de seus hábitos. Os costumes da pobreza, repetidos de novo e de novo, são como flocos de neve ao lado de uma montanha. Com o tempo, esses flocos se acumulam até a inevitável avalanche: um problema médico evitável, um emprego perdido, um casamento fracassado, um relacionamento comercial quebrado ou uma falência.
Pelo contrário, as pessoas bem-sucedidas criam seu próprio tipo de boa sorte. Seus hábitos positivos os levam a oportunidades como promoções, bônus, novos negócios e boa saúde.
16. Conheça o seu objetivo principal
É o último hábito de torná-lo rico, mas pode ser o mais importante. As pessoas que perseguem um sonho ou um propósito principal na vida são, de longe, as mais ricas e felizes de todas. Como amam o que fazem para ganhar a vida, ficam felizes em passar mais horas todos os dias em seu objetivo.
Muito provavelmente, se você não está obtendo renda suficiente em seu trabalho, é porque você vem fazendo algo que você não gosta particularmente. Quando você pode lucrar o suficiente fazendo algo que você goste, você terá encontrado o seu propósito principal.
Acredite ou não, encontrar esse objetivo é fácil . Aqui está o processo:
1. Faça uma lista de tudo que você pode lembrar que te fez feliz.
2. Realce os itens da sua lista que envolvam uma habilidade e identifique essa habilidade.
3. Classifique os 10 elementos pendentes na ordem de alegria que eles oferecem. Com o que te faz mais feliz, você ganha 10 grandes pontos.
4. Agora, classifique os 10 itens destacados em termos de seu potencial de ganhos. A habilidade mais lucrativa de todas vale 10 pontos.
5. Adicione as duas colunas classificadas. A maior pontuação representa um objetivo principal possível em sua vida. Pronto!
Como você pode ver, as diferenças entre ricos e pobres são simples, às vezes intuitivas, mas não insignificantes. Tente assumir todos esses 16 hábitos, e você está quase garantido para melhorar.