Quão positivo você é para o corpo? Sim, todos devemos amar nosso corpo incondicionalmente, assim como ele é. No entanto, o que acontece quando não o fazemos? Como isso nos afeta?
Infelizmente, vivemos em uma sociedade que nos incentiva a buscar a perfeição. Isso só criou expectativas irreais sobre como devemos nos parecer e nos sentir.
Vamos ser práticos, as pessoas são tratadas de forma diferente com base em seu tipo de corpo. Quem não adere ao peso corporal ideal, definido pela sociedade, experimenta vergonha, auto-sabotagem e baixa autoestima.
Cerca de 91% das mulheres estão insatisfeitas com seus corpos e optam por fazer dieta para atingir sua forma ideal. Essas estatísticas mostram que a batalha pela positividade corporal ainda tem um longo caminho a percorrer.
O que é positividade corporal?
Positividade corporal é a ideia de que as pessoas devem ser felizes e ter orgulho de seu corpo, seja qual for sua forma ou tamanho. Em 1996, o termo “corpo positivo” foi cunhado pela primeira vez quando um psicoterapeuta e um paciente em tratamento para transtornos alimentares criaram um site conhecido como thebodypositive.org.
Nos últimos anos, temos visto grandes mudanças nas conversas a respeito da positividade corporal. Grandes marcas e empresas estão aderindo e se posicionando contra padrões corporais inatingíveis. No entanto, ainda temos um longo caminho a percorrer.
A positividade do corpo é um estado mental e físico que desvia o foco da aparência física das pessoas e enfatiza seus pontos fortes pessoais.
Qual é o movimento de positividade corporal?
O movimento de positividade corporal foi criado pela primeira vez na década de 1960 para capacitar as mulheres a abraçar seus corpos físicos e livrar-se da vergonha associada aos estereótipos da obesidade. Como um movimento social, ele se esforça para ajudar as pessoas a entender como as mídias sociais e suas mensagens afetam a maneira como vemos nossos corpos.
Ao compreender melhor o efeito que essas influências têm, a esperança é que as pessoas possam desenvolver um relacionamento mais saudável e amoroso com seus corpos.
Nas palavras de Caroline Caldwell, “Em uma sociedade que se beneficia da dúvida, gostar de si mesmo é um ato de rebelião.”
No entanto, o movimento de positividade corporal tem sido criticado por alguns por sua falta de inclusão, sugerindo que ainda há uma tendência a apresentar predominantemente “brancas” e tradicionalmente “mulheres bonitas” ou “homens bonitos” que não se desviam tanto dele. o padrão aceito. Portanto, esse movimento ainda tem um longo caminho a percorrer antes de atingir seus objetivos.
3 razões pelas quais a positividade corporal é importante
Vamos enfrentá-lo: todos nós nos olhamos no espelho em algum momento de nossas vidas e julgamos que uma área específica de nosso corpo não é boa o suficiente. No entanto, quando você começa a refletir sobre suas falhas percebidas, corre o risco de cair na armadilha da distorção da imagem corporal. O desejo de ser mais alto, mais baixo ou mais magro pode prejudicar seu bem-estar mental.
Desejar ser alguém que você não é é a maneira mais rápida de criar uma vida de dor e sofrimento. É por isso que não há nada mais importante do que amar o corpo que foi dado a você.
Vamos explorar três razões pelas quais a positividade corporal é tão importante.
1. Incentive o amor próprio radical
Vivemos em uma cultura obcecada pelo corpo que prospera em noções idealizadas de como deve ser um corpo perfeito. Não é de admirar que muitas pessoas achem que seu corpo é algo de que deveriam se envergonhar. Em vez de aprender a amar e aceitar a si mesmos como são, eles partem para uma missão ao longo da vida para se “consertar”.
Aceitar o corpo é um ato de amor próprio radical. Vai além do que você vê do lado de fora. Você nunca deve sentir que precisa mudar algo em si mesmo para se encaixar.
Aceitar totalmente a si mesmo e ao seu corpo significa honrar e abraçar todos os aspectos de quem você é. É uma prática diária, mas quando você começar a crescer em si mesmo e aceitar a pele em que está, os padrões do que é belo para os outros não o afetarão.
Seu corpo e suas escolhas não são da conta de ninguém. Não deixe ninguém dizer quem você é. Fique na sua pista e continue a ser incrível. Isso é o suficiente.
2. Melhora a saúde mental
A maneira como você se sente em relação ao seu corpo afeta sua autoestima , que, por sua vez, afeta sua saúde mental. O desafio do pensamento negativo é que, depois que você começa a ruminar sobre uma área de sua vida, fica muito mais fácil refletir sobre outras áreas também.
Um estudo descobriu que pessoas com problemas de peso ou transtorno dismórfico corporal apresentam níveis mais elevados de sintomas de depressão e ansiedade e são mais propensas a ter pensamentos suicidas.
Na próxima vez que você tiver idéias desagradáveis sobre seu corpo, verifique seu estado mental e emocional. Pergunte a si mesmo: “Estou me sentindo oprimido ou ansioso agora?” Em caso afirmativo, que área da minha vida está me fazendo sentir assim e por quê? “
A prática baseada na atenção plena é uma excelente forma de se conectar com a inteligência do seu corpo e se sintonizar com o que você precisa para se sentir mais conectado com a terra. Fale com seu corpo de maneira amorosa. Dê graça, amor e compaixão.
Nas palavras de Nayyirah Waheed,
“E eu disse ao meu corpo em voz baixa: ‘Eu quero ser seu amigo.’ Ele respirou fundo e respondeu: “Tenho esperado minha vida inteira por isso.”
Faça do desenvolvimento da positividade corporal e da manutenção de uma imagem corporal saudável uma prática diária. Em um mundo que está constantemente tentando mudá-lo, tenha como missão sua vida permanecer fiel a quem você é. Como Rachel Pate disse: “Seu peso não define seu valor.”
3. Desafie os padrões de beleza das redes sociais
Quando você navega pelo Instagram, Facebook ou Twitter, tornou-se uma norma ver um grande número de corpos masculinos e femininos perfeitamente projetados. Essas imagens irrealistas se tornaram o padrão pelo qual medimos o corpo ideal.
Esteja ciente das imagens que você vê online. O que você vê nas redes sociais nem sempre é real. Na verdade, muitas fotos são ajustadas e modificadas para fazer as pessoas parecerem mais jovens e mais magras. Como resultado, muitos homens e mulheres acabam pagando por cirurgias de modificação corporal para mudar seus corpos na esperança de que sejam aceitos.
Felizmente, os defensores do movimento da positividade corporal deram grandes passos para retaliar a cultura da vergonha do corpo. Eles estão usando as mídias sociais como plataforma para gerar mudanças.
Uma tendência crescente nas mídias sociais é a publicação de conteúdo positivo para o corpo, que visa desafiar os ideais estreitos de beleza. Em vez disso, estão promovendo a aceitação e valorização de todos os corpos.
Se ainda não o fez, encorajo-o a desafiar ativamente os estereótipos da imagem corporal masculina e feminina por meio das redes sociais. Plataformas como Facebook, Instagram e Twitter têm o potencial de influenciar positivamente as pessoas de forma que todos no mundo tenham um sentimento de pertencimento. Ainda temos um longo caminho a percorrer, mas tudo é possível.
Vamos pavimentar esse caminho para que as gerações mais jovens de meninos e meninas sejam encorajadas a se esforçarem por mais energia e vitalidade, em vez de ficarem obcecados com dietas, perda de peso e perfeição corporal.
Pensamentos finais
Ninguém deveria se desculpar por seu tipo de corpo. Ninguém deve sentir que precisa mudar algo em si mesmo apenas para ser aceito ou se encaixar. Você é perfeito do jeito que você é. Reconheça essa verdade e não deixe ninguém fazer você questionar o seu valor.
A positividade do corpo lançou luz sobre a verdade de que somos mais do que nossos corpos. Você é uma pessoa completa. Você tem pensamentos, sentimentos e ações que fazem parte de quem você é. Quando você mostra amor e aceitação ao seu corpo, você se dá espaço para se concentrar em todas as outras partes incríveis de quem você é.
O relacionamento mais importante que você terá nesta vida é o que você tem consigo mesmo. Comemore seu belo corpo. É o único lugar onde você tem que morar, então honre-o e cuide dele.