Em sua carreira de cinco décadas estudando o alcance de metas pessoais, o psicólogo social Dr. David McClelland chegou a uma conclusão chocante: até 95% do seu sucesso ou fracasso na vida depende das pessoas com quem você convive regularmente.

A comunidade de desenvolvimento de liderança valoriza muito a responsabilidade pessoal: a única pessoa responsável pelos seus resultados é você. Seus pensamentos, crenças e hábitos influenciam seu resultado. Aprimore suas habilidades, refine suas disciplinas e colha os frutos. Mas se o Dr. McClelland estiver certo, então se você conseguir ou não a promoção, perder peso, abrir um negócio, escrever o livro que deseja escrever e realizar seus sonhos é determinado pelo seu círculo social.

Porque? Porque os humanos compartilham muitas coisas por osmose. Seus pensamentos se tornam nossos pensamentos: suas crenças, nossas crenças; seus hábitos em nossos hábitos. O psicólogo russo Lev Vygotsky disse: “Através dos outros, nos tornamos nós mesmos”. E é verdade. O que nos rodeia eventualmente chega até nós e determina como vivemos nossas vidas.

Então, como podemos garantir que nosso círculo social nos prepare para o sucesso?

Aqui estão algumas idéias básicas que podem ajudá-lo.

Crie um círculo social para atingir seus objetivos:

Comecemos por esclarecer que estabelecer uma meta não significa que você tenha que romper relações com seu atual grupo de amigos. Significa simplesmente passar mais tempo com pessoas que têm crenças e hábitos que apoiam o seu sucesso. Especificamente, estes três tipos de pessoas irão capacitá-lo a atingir seus objetivos:

1. Pessoas que inspiram você a focar em seus objetivos pessoais

A inspiração muitas vezes dá origem a objetivos, mas também é necessário mantê-los vivos! Todos nós precisamos de pessoas que nos encorajem, nos encorajem e nos elevem a um nível superior. Algumas pessoas simplesmente têm esse efeito sobre nós. Quando estamos com eles, eles nos motivam a viver mais fortes, a pensar melhor, a trabalhar mais e a arriscar mais. Eles nos forçam a continuar!

Uma das coisas sobre perseguir nossos sonhos é que muitas vezes nos desviamos e tomamos desvios indesejados. Nesses momentos, precisamos de pessoas que fiquem conosco.

2. Pessoas que são honestas com você sobre seus objetivos pessoais

Precisamos de pessoas em nosso círculo que estejam dispostas a nos dizer a verdade. Isto pode, à primeira vista, parecer contraditório com o objetivo de incluir pessoas que nos inspiram, mas não é o caso. Não estamos procurando pessoas que queiram nos derrubar. Em vez disso, procuramos pessoas que estejam dispostas e sejam capazes de nos fornecer feedback construtivo. Isto é especialmente importante na área dos objetivos porque, como afirmou o orador grego Demóstenes: “Nada é tão fácil como enganar a si mesmo; porque o que desejamos, facilmente acreditamos.

Muitas pessoas nunca pedem feedback honesto de outras pessoas. Eles temem a realidade e a verdade, temem que alguém que lhes diga a verdade os desencoraje tanto que os leve a desistir. Mas perseguir um objetivo sem feedback honesto muitas vezes é pouco mais que uma fantasia. E um sonho que não sobrevive a críticas honestas é um sonho que provavelmente nunca será alcançado.

O autor Stephen R. Covey observou com perspicácia: “É preciso humildade para buscar feedback. É preciso sabedoria para entendê-lo, analisá-lo e agir adequadamente.” Também é preciso humildade para demonstrar apreço pela coragem de uma pessoa em fornecer feedback honesto. E a boa notícia é que se você pedir conselhos e demonstrar gratidão, você enviará uma mensagem de que seu desejo de crescer é maior que seu ego e convidará feedback futuro que o ajudará a continuar a melhorar.

3. Pessoas que possuem as habilidades necessárias para seus objetivos pessoais

Você não pode fazer tudo sozinho. Ninguém pode. Pessoas de sucesso buscam ajuda de pessoas que possuem habilidades em outras áreas além das suas.

O tipo de pessoa que você precisa em sua equipe depende de habilidades, experiência e temperamento específicos. Pense na sua estratégia para realizar o seu sonho. O que precisa ser feito para alcançá-lo? Qual dessas coisas melhor se adapta às suas habilidades? Quais precisarão da ajuda de outras pessoas com habilidades diferentes? Onde você precisará de pessoas com experiência? Que tipos de tarefas exigirão um temperamento diferente do seu?

Concluindo

Realmente não existe uma pessoa que se fez sozinho. Pessoas bem-sucedidas receberam ajuda de outras pessoas ao longo do caminho, quer queiram admitir ou não. Conhecer essa verdade pode libertá-lo para admitir que precisa de ajuda e começar a procurá-la. E essa é uma etapa crucial no processo de alcançar o sucesso. O próximo passo é recrutar essas pessoas para que elas estejam dispostas a embarcar na jornada rumo ao sonho com você.