A Agência de Assuntos do Consumidor do Japão emitiu uma ordem de suspensão parcial de negócios para a Amway Japão por aparentemente solicitar pessoas para trabalhar como representantes do setor de vendas da empresa sem cumprir todos os requisitos legais do país.
A agência diz que a empresa convidou pessoas para se tornarem membros e promover a venda de seus produtos. Ele também diz que a empresa incentivou os membros a pedir a outras pessoas para se tornarem vendedores e disse que receberiam taxas de referência.
A lei de transações comerciais especificada estipula que um operador comercial é obrigado a informar os consumidores e potenciais novos contratantes sobre o objetivo específico de suas operações comerciais e a natureza de seus negócios.
Mas a agência diz que a Amway Japan não cumpre esses requisitos legais desde pelo menos março do ano passado. As autoridades dizem que a empresa convidou as pessoas sem dizer seu nome ou propósito, usando táticas de vendas duvidosas e sem emitir documentos.
Na sexta-feira, a agência ordenou que a Amway Japan suspendesse parte de seus negócios, incluindo atividades de solicitação e contratos, por seis meses. A agência também ordenou que a empresa criasse um sistema para evitar que tais ações se repetissem.
A empresa não patrocinou as ações para as quais foi ordenada a suspensão de seus negócios
A Amway, por sua vez, indicou que as acusações feitas contra ela não são de sua inteira responsabilidade, mas de representantes comerciais que agiram desrespeitando os códigos legais do país e sem o patrocínio da empresa para tais ações.
A resposta da Amway à situação atual
A Amway Japan diz que alguns membros se envolveram em métodos ilegais de prospecção e que tomará medidas para melhorar seus negócios e impedir que tais ações aconteçam novamente. A empresa diz que essas medidas incluirão a revisão de sua plataforma de ética, código de conduta e treinamento de membros. Da mesma forma, a empresa acrescentou que instruirá seus membros sobre as leis e regulamentos relevantes do Japão para cumprir todos os regulamentos do país.