Sucesso significa um negócio próspero, uma bela casa, saúde física e financeira e liberdade de tempo?

Para muitos empreendedores, definir o sucesso pode ser um exercício difícil. Líderes empresariais, empreendedores e qualquer pessoa com uma carreira querem ter sucesso, mas raramente se envolvem com o que exatamente isso significa. Ainda mais desafiador é a ideia de estabelecer métricas acionáveis ​​para medir seu progresso em direção a esse sucesso.

Olhando para trás em minha própria carreira, havia alguns objetivos que almejei ao definir meu próprio senso de sucesso. Nos primeiros anos, o sucesso significava ter mais controle sobre minha vida e nunca me preocupar em ser substituído ou preterido em uma promoção.

No entanto, essa definição de sucesso mudou ao longo dos anos. Agora, sucesso significa ter menos estresse, aproveitar mais o tempo com a família e amigos e poder viajar pelo mundo. O consenso entre os empresários experientes é que o dinheiro não define o sucesso, pelo menos não por si só.

A maioria dos empreendedores aponta para outros marcos como marcadores de sucesso, mas suas métricas de sucesso mostram algumas respostas muito confusas: palavras-chave para se sentir bem, como “causar um impacto positivo” e “construir um legado”.

Ainda assim, como empreendedores, precisamos de formas tangíveis de medir o sucesso, não apenas de sentimentos de conto de fadas. Dito isto, apenas o empreendedor define o sucesso.

Os empreendedores também devem entender a diferença entre o sucesso de uma empresa e o sucesso de uma pessoa. Um empreendedor pode alcançar um negócio lucrativo enquanto se sente um fracasso em sua vida pessoal, mas ao definir suas próprias métricas de sucesso, ele pode decidir quando alcançou o sucesso.

“O segredo do sucesso em todos os campos é redefinir o que o sucesso significa para você. Não pode ser a definição de seus pais, a definição da mídia ou a definição de seu vizinho. Caso contrário, o sucesso nunca o satisfará.” – RuPaul

Por que é necessário estabelecer métricas de sucesso?

As métricas definem a conquista, e ter métricas tangíveis pode ajudá-lo a reconhecer o sucesso quando é alcançado ou uma meta quando é concluída. Esses sinais nos ajudam a reconhecer o sucesso e a ter uma sensação de realização.

As métricas também nos ajudam a adaptar nossas expectativas de sucesso, que geralmente ocorrem em vários estágios da vida. Por exemplo, o sucesso de um empreendedor iniciante significará algo diferente para alguém com anos de experiência.

Para aqueles que estão determinados a definir seus padrões de sucesso, quatro conceitos podem ajudá-los a alcançar seus objetivos.

1. Impulso

O impulso de um empreendedor é uma ideia geral que engloba as características que permitem que você persiga seus objetivos e sonhos, mesmo diante do fracasso. Dirigir também pode significar nunca se contentar com menos ou com o segundo melhor. Embora isso possa ter seus contratempos, o segundo lugar nem sempre é um lugar ruim para se estar. Embora dependa do setor, às vezes ser o que mais ganha pode significar lucros menores, número de funcionários inflado e esgotamento. Não deixe que “dirigir” se torne sua única medida de sucesso.

2. Disciplina

Claro, todos nós sabemos o que isso significa: levantar e fazer a rotina mesmo quando você não quer. Significa não apenas trabalhar quando é divertido e excitante; é manter o controle de suas emoções e de sua visão, mesmo quando os desafios tentam desviar sua atenção. A autodisciplina ajuda os empreendedores a gerenciar seu tempo e recursos com eficiência. Disciplina também pode significar ter consciência de que você sempre pode fazer melhor.

3. Adaptabilidade

Ter motivação e disciplina é ótimo. Porém, mesmo com essas características, é preciso ter capacidade de adaptação diante de novos fatos e realidades. Pegar o fracasso e transformá-lo em sucesso é crucial para o sucesso dos negócios. Muitos empreendedores falharam porque continuaram a impulsionar uma ideia, apesar das evidências crescentes de que a mudança era necessária.

4. Garra e determinação

Isso combina impulso com paixão. Sem coragem, uma ideia de negócio não pode ter sucesso. No entanto, a determinação deve ser combinada com a adaptabilidade para que você alcance seu potencial. Por outro lado, embora a determinação possa ser um fator importante para o sucesso do seu negócio, ela não leva necessariamente ao sucesso pessoal e à felicidade. Aproveite para cheirar as rosas: isso tornará suas conquistas ainda mais doces.

O desenvolvimento desses atributos fornece uma estrutura sólida para conceituar o sucesso e definir metas alcançáveis.

Uma definição diferente de sucesso

O sucesso é medido por ter tempo para fazer o que você gosta na vida. Considere o seguinte exemplo: um empresário ganha US$ 100 milhões por ano, mas trabalha 60 horas por semana, 52 semanas por ano. Claramente, eles alcançaram sucesso financeiro; no entanto, esse empresário gostaria de ter mais tempo para viajar com a família. Eles encontraram sucesso?

Em vez disso, uma medida melhor de sucesso aqui seria estabelecer metas concretas, como: “Minha meta é ser tão bem-sucedida nos negócios que posso tirar dois meses de folga por ano para viajar ou trabalhar apenas 20 horas por semana”.

No entanto, este é apenas um exemplo; não existe uma métrica única para medir o sucesso entre diferentes empreendedores.

Mas como os empresários concordam que o dinheiro nem sempre é a melhor medida, considere medir o tempo que você tem disponível para aproveitar suas coisas favoritas.

Definindo suas próprias métricas de sucesso

Com todas essas características de um empreendedor de sucesso, a chave aqui é aprender a aplicá-las. Aqui estão três estratégias que levam em consideração sua motivação, disciplina, adaptabilidade e determinação. Essas estratégias podem ajudá-lo a passar de uma atitude de “quero ter sucesso” para uma mentalidade de “quero alcançar esse tipo específico de sucesso neste período de tempo”.

Defina o sucesso para si mesmo: O primeiro e mais importante passo neste processo é substituir a palavra “bem-sucedido” por uma lista do que você deseja alcançar. Por exemplo, você quer sair das dívidas ou ter mais tempo com seus filhos? Quando exatamente você deseja que essas medidas sejam cumpridas em sua vida diária? Seja específico com um cronograma no qual deseja atingir essas metas.

O sucesso não vem de uma só vez: os empreendedores precisam entender que o sucesso vem em etapas. A cada poucos anos, avalie seus objetivos atuais, atualize sua definição de sucesso e, em seguida, trabalhe para alcançá-lo novamente.

Pratique a gratidão: Estar feliz com o que já conquistou e ao mesmo tempo estar motivado para conquistar mais é a chave da felicidade para um empreendedor. Se você não está satisfeito com o que tem agora, não ficará satisfeito com o que tem e alcançará no futuro. Simplificando, praticar a gratidão é uma obrigação.

Embora o desejo insaciável de fazer mais corresponda ao que faz um empreendedor, muitos acreditam que o sucesso e a felicidade estão sempre ao virar da esquina e nunca param para apreciar o que já realizaram. Sem esse reconhecimento, eles podem ficar deprimidos, perder contato com relacionamentos íntimos e até esgotar-se.

Não guarde a sensação de sucesso para a aposentadoria. Os empreendedores devem se esforçar para encontrar uma medida de sucesso pessoal antes de entrar no cenário mundial. Lembre-se, você define o sucesso para si mesmo.

*Por Gideon Kimbrell.