4 passos para tomar decisões, deixando o medo de lado

Ter medo de tomar uma decisão ruim é um sentimento que todos conhecemos muito bem.

Certamente não ajuda a sociedade a nos dizer que uma má determinação pode arruinar nossas vidas. Mas quando você olha mais de perto por que as pessoas não são felizes, você notará que geralmente não é uma decisão única que as levou até lá. É o resultado de centenas deles.

Obviamente, você pode ter começado com uma determinação aparentemente ruim que levou a muitas outras decisões ruins. Mas frequentemente, o que causou sua situação infeliz é algo completamente estranho ao culminar de muitas escolhas erradas. O verdadeiro problema é que eles deixaram de ver suas falhas como oportunidades. Eles não podiam aprender e crescer com eles.

E assim, chegamos à estratégia de 9 palavras que tem o poder de eliminar seu medo de tomar más decisões para sempre:

Falhas são uma oportunidade para aprender e crescer .

Parece ousado, certo? Bem, é realmente muito simples. Se você tiver uma falha, ou se algo não correu como você queria, aproveite a oportunidade para aprender com ela. Dissecá-lo. Seja curioso sobre isso. Descubra o que deu errado e por quê. E use essas informações para traçar seu curso adiante.

E adivinhe? A probabilidade de que isso aconteça novamente será mínima. Se você se comprometer com essas 9 palavras, desenvolverá sua confiança  na tomada de decisões.

Você não terá mais tanto medo de fazer uma jogada ruim. Isso não significa que você não lidará com decisões difíceis com consideração e cuidado. Significa simplesmente que você não vai parar por medo de um resultado que pode ou não acontecer.

Aqui está um processo de quatro etapas para ajudá-lo a tomar grandes decisões, deixando o medo de lado.

1. Pergunte a si mesmo: o  que seu instinto diz?

Seu instinto é a primeira coisa que vai falar com você. Frequentemente minimizamos o palpite que sentimos e não os valorizamos. Isso é um erro. Nosso instinto é uma voz sábia e, à medida que envelhecemos, torna-se mais sábio, porque é o culminar de toda experiência que tivemos. Então honre seu instinto.

2. Considere o pior caso

Se você não tem certeza de que pode ouvir seus instintos, ou se está adivinhando esse palpite, seja racional. Faça uma lista dos piores cenários para sua situação. Escreva os detalhes para saber que, se isso acontecer, você terá um plano. Muitas vezes, uma circunstância ruim parece muito pior do que realmente é.

3. Dê alguns dias

Durante esse período, em vez de conversar com muitas pessoas, conecte-se mais consigo mesmo. Medite ou faça atividades que o façam se sentir firme e pacífico. É nesse estado que você ouvirá o mais alto interior e se dará tempo para pensar em uma variedade de cenários.

4. Avanço

Por fim, tome sua decisão, confiando que, aconteça o que acontecer, você crescerá e aprenderá com o resultado … mesmo que esse resultado seja um fracasso.

Na minha experiência, são  sempre nossas falhas que nos ensinam mais do que nossas vitórias . Depois de abraçá-los de todo o coração como professores, e não como um sinal de sua própria coragem, você pode se sentir livre para tomar decisões com alegria, sabendo que qualquer resultado o levará um passo mais perto de ser quem você quer ser.