Entre o otimismo e o pessimismo, há um claro vencedor. Estudos mostram que os otimistas são mais saudáveis ​​e felizes. Um estado de espírito positivo motiva os otimistas a perseguir suas ambições e mantém sua auto-estima elevada. Em geral, os otimistas estão em uma posição melhor do que suas contrapartes negativas.

Mas existe uma perspectiva ainda melhor?

Pensamento realista: o melhor amigo do líder produtivo

O autor americano William Arthur Ward disse: “O pessimista reclama do vento; O otimista espera que isso mude; O realista ajusta as velas”.

O pessimismo se concentra em falhas e contratempos. Otimismo destaca pontos fortes e possibilidades. O realismo está no meio da avaliação de uma situação como ela é. E quanto melhor pensarmos de forma realista, mais bem equipados estaremos para realizar todo o nosso potencial, independentemente das circunstâncias diante de nós. 

Estas 5 etapas irão ajudá-lo a melhorar suas habilidades de pensamento realista:

1. Desenvolva uma apreciação pela verdade

“Eu nunca dou a eles o inferno. Eu apenas digo a verdade e eles acham que é o inferno.” Com essas palavras, o Presidente Harry S. Truman captou a maneira como muitas pessoas reagem à verdade. As pessoas tendem a exagerar seu sucesso e minimizar suas falhas ou deficiências. Eles vivem pela Lei de Ruckert, acreditando que não há nada tão pequeno que não possa ser ampliado.

Infelizmente, muitas pessoas hoje poderiam ser descritas com uma citação de Winston Churchill:

“Os homens ocasionalmente tropeçam na verdade, mas a maioria se levanta e sai correndo como se nada tivesse acontecido.” Mais recentemente, o jornalista de televisão Ted Koppel observou:

“Nossa sociedade considera a verdade um remédio forte demais para engolir sem diluir. Em sua forma mais pura, a verdade não é um tapinha educado no ombro. 

É uma reprovação ensurdecedora. Em outras palavras, a verdade o libertará, mas primeiro o irritará. No entanto, se você deseja se tornar um pensador realista, precisa se sentir à vontade para lidar e encarar a verdade.

2. Faça sua lição de casa

O processo de pensamento realista começa fazendo sua lição de casa. Primeiro você tem que obter os fatos. O ex-governador, congressista e embaixador Chester Bowles disse:

“Quando se deparar com um problema, deixe de lado suas opiniões e preconceitos preconcebidos, reúna e aprenda os fatos da situação, tome a decisão que parecer mais honesta para você e depois persista nela.

Não importa quão sólido seja o seu pensamento se ele for baseado em dados ou suposições errôneas. Você não pode pensar bem na ausência de fatos (ou na presença de informações ruins).

Você também pode descobrir o que outras pessoas fizeram em circunstâncias semelhantes. Lembre-se de que seu pensamento não precisa necessariamente ser original; só tem que ser sólido. 

Por que não aprender o máximo possível com bons pensadores que enfrentaram situações semelhantes no passado? Alguns de seus melhores pensamentos já foram realizados por outros!

3. Analise os prós e contras

Não há nada como dedicar um tempo para realmente examinar os prós e os contras de um problema para lhe dar uma forte dose de realidade. 

Raramente se resume a simplesmente escolher o curso de ação com mais prós, porque nem todos os prós e contras têm o mesmo peso. Mas esse não é o valor do exercício, de qualquer maneira. 

Em vez disso, ajuda você a se aprofundar nos fatos, a analisar um problema de vários ângulos e a realmente calcular o custo de um possível curso de ação.

4. Imagine o pior cenário possível

Podemos passar a maior parte do tempo evitando o pior cenário possível, mas a essência do pensamento realista é descobri-lo, imaginá-lo e examiná-lo. Faça a si mesmo perguntas como:

E se as vendas não atenderem às projeções?
O que acontece se a receita cair? (Não o fundo de um otimista, mas o fundo real!)
E se não ganharmos a conta?
O que acontece se o cliente não nos pagar?
E se tivermos que fazer o trabalho com pessoal reduzido?
O que acontece se o nosso melhor jogador ficar doente?
O que acontece se todas as universidades rejeitarem minha inscrição?
E se o mercado quebrar?
O que acontece se os voluntários desistirem?
E se ninguém aparecer?

Você entendeu? O ponto é que você precisa pensar sobre as possibilidades do pior cenário, quer esteja administrando um negócio, liderando um departamento, pastoreando uma igreja, treinando uma equipe ou planejando suas finanças pessoais. 

Seu objetivo não é ser negativo ou esperar o pior, mas sim estar preparado caso aconteça. Dessa forma, você terá a melhor chance de obter um resultado positivo, não importa o que aconteça.

Se você imaginar o pior cenário possível e examiná-lo honestamente, você realmente experimentou uma verificação da realidade. Você está pronto para qualquer coisa. 

Ao fazer isso, siga o conselho de Charles Hole, que aconselhou: “Delibere com cuidado, mas aja com decisão; e ceder graciosamente ou enfrentar com firmeza.

5. Alinhe seu pensamento com seus recursos

Uma das chaves para maximizar o pensamento realista é alinhar seus recursos com seus objetivos. 

Analisar os prós e os contras e examinar os piores cenários o deixará ciente de qualquer lacuna entre o que você deseja e o que a realidade realmente é. 

Depois de saber quais são essas lacunas, você pode usar seus recursos para preenchê-las. Afinal, é para isso que servem os recursos.