Sair das dívidas e ficar rico é mais fácil do que você pensa … mas você precisa de um plano.
O novo ano está chegando. Espero que você, sua família e seus entes queridos tenham tido ótimas férias.
Se você é como eu e lê muitos conselhos financeiros, alguns bons e outros realmente ruins, provavelmente notou uma tendência.
Onde quer que você vá, parece haver um artigo sobre como economizar mais dinheiro no ano novo.
Se você é um leitor regular de Pai Rico, sabe como me sinto em relação aos poupadores.
Para mim, os poupadores são perdedores, não pessoalmente, mas financeiramente. A forma como a economia é construída não é para favorecer os usuários, mas para ajudar aqueles que usam dívidas para enriquecer.
Claro, quando digo dívida, quero dizer dívida boa, não dívida ruim. Há uma grande diferença. Simplificando, uma boa dívida é um compromisso que pode ser usado para colocar dinheiro no bolso, como um empréstimo de propriedade para investimento, onde a renda paga pelo serviço da carga passiva.
A inadimplência é uma ação que tira dinheiro do bolso, como uma dívida de cartão de crédito.
Determinado a sair da dívida?
Quase metade das famílias nos Estados Unidos tem algum tipo de obrigação de cartão de crédito, e o valor médio desse compromisso é de quase US $ 10.000. Para muitas pessoas isso parece quase intransponível, mas a boa notícia é que não é.
Não é surpreendente que muitas pessoas tomem resoluções de ano novo para se livrar da dívida do cartão de crédito, mas o grande problema é que eles não têm um bom plano para sair desse déficit.
E o que é pior, eles não têm inteligência financeira alta o suficiente para saber o que fazer com o dinheiro que economizam pagando esse passivo.
Eventualmente, os maus hábitos voltam e, antes que você perceba, você está novamente endividado com seus cartões de crédito.
Portanto, é importante não apenas sair da inadimplência do cartão de crédito, mas também ter um projeto com esse dinheiro que o ajude a ficar rico.
Este é o plano de seis pontos do Pai Rico para se livrar das dívidas e ficar rico no ano novo.
1. Se você tiver cartões de crédito com saldos pendentes, mantenha apenas um ou dois na carteira
Você já viu alguém na linha cujo cartão foi recusado apenas para trocá-lo em sua carteira ou bolsa por mais um que possa funcionar? Você não quer mais ser essa pessoa, e a maneira mais fácil de não ser é removendo a tentação.
Não carregue vários cartões com você. Mantenha as outras pessoas fora de vista, de preferência em um local seguro ou protegido. Todas as novas cobranças que você adicionar aos cartões que você possui agora devem ser pagas todos os meses. Não incorra em qualquer outra inadimplência de longo prazo.
2. Ganhe US $ 150 a US $ 200 extras por mês
Quando Kim e eu estávamos financeiramente em nossos momentos mais difíceis, aprendemos a nos apressar. Fazíamos biscates aqui e ali enquanto trabalhávamos na construção de nosso próprio negócio nos fins de semana. Não foi difícil ganhar um dinheirinho extra.
Simplesmente tínhamos que manter nossas mentes abertas para as possibilidades ao nosso redor. Se você não pode gerar um adicional de $ 150 a $ 200 por mês, então suas chances de alcançar liberdade financeira podem ser apenas um sonho.
Para muitas pessoas, isso pode ser tão simples quanto mapear seus gastos mensais e ver onde podem parar de gastar com passivos. Comer mais do que deveria?
Comprando mais roupas do que você realmente precisa? Está pagando por serviços online que você quase nunca usa? A oportunidade está em toda parte.
Mas se você realmente deseja se esforçar e aumentar sua inteligência financeira, procure maneiras de ganhar entre $ 150 e $ 200 por mês. É fácil cortar despesas, mas aprender a ganhar dinheiro renderá maiores dividendos no futuro.
3. Aplique o adicional de US $ 150 a US $ 200 de seu pagamento mensal APENAS UM dos seus cartões de crédito.
Encontre o cartão com o menor saldo que você tem e pague o mínimo mais $ 150 a $ 200 dessa dívida. Por quê? Porque o objetivo do jogo é limitar seus pagamentos mensais de sua inadimplência.
Provavelmente, você tem um cartão de saldo menor que, quando cancelado, liberará uma boa quantia em dinheiro mensalmente.
Depois de pagar o seu cartão de saldo mais baixo mais $ 150 a $ 200, pague apenas o valor mínimo devido em todos os outros cartões de crédito.
Muitas vezes, as pessoas tentam pagar um pouco mais a cada mês em todos os seus cartões, mas, surpreendentemente, nunca pagam.
4. Depois de pagar o primeiro cartão, aplique o valor total que você cancelou a cada mês no seu próximo cartão de crédito.
Cancele o valor mínimo devido no segundo cartão MAIS o pagamento mensal total que você amortizou no seu primeiro cartão de crédito (isso inclui o pagamento mínimo mais os US $ 150 a US $ 200 que você pagou).
Continue esse processo com todos os seus outros cartões e outros créditos de consumo que você possui, como encargos da loja.
Com cada dívida que você paga, some o valor total pago por essa obrigação ao pagamento mínimo de seu próximo compromisso financeiro.
Conforme você paga cada obrigação, o valor mensal que você está pagando na próxima dívida aumentará.
5. Assim que todos os seus cartões de crédito forem cancelados, continue com os pagamentos do carro e da casa.
Se você seguir esse procedimento, ficará surpreso com o tempo reduzido que leva para ficar totalmente livre de dívidas. A maioria das pessoas pode ser liberada dos compromissos financeiros dentro de cinco a sete anos.
6. Agora que você está totalmente livre de dívidas, pegue o valor mensal que estava pagando em sua última obrigação e aloque esse dinheiro para investimentos.
Esta é a melhor parte de ficar rico. A realidade é que quanto mais dívidas inadimplentes você pagar, mais rico você ficará, ou seja, menos dinheiro sairá do seu bolso para encher os bolsos de grandes bancos e credores.
Mas a verdadeira magia desse plano é pegar o dinheiro que você estava usando para saldar suas dívidas e colocá-lo em investimentos com fluxo de caixa todo mês.
De repente, o dinheiro que você perdeu a cada mês se transforma em mais dinheiro. E isso é uma mudança de vida.
A boa notícia é que você não precisa fazer isso sozinho.
Quando Kim e eu saímos das dívidas e estávamos a caminho de ganhar milhões, tínhamos amigos e conselheiros a cada passo que demos.
Acreditamos tanto no poder de uma comunidade que passamos nossas vidas construindo uma empresa que fornece a muitas outras pessoas a mesma ajuda e incentivo que recebemos.
Por Robert Kiyosaki