7 dicas para você falar melhor em público (Por Isaac Santos)

Separei para você sete dicas importantíssimas para melhorar sua performance de oratória:

 

1. OLHE NOS OLHOS DA SUA PLATÉIA

 Você precisa olhar nos olhos das pessoas da platéia. Quando eu digo “das pessoas” me refiro literalmente a todas as pessoas.

Quando você faz isso, prende-se a atenção delas a você, transmite-se segurança e respeito. Olhando nos olhos, você pode perceber o que elas estão sentindo ou achando da sua apresentação.

O palestrante que olha para cima, para baixo ou para os lados não sabe o que está acontecendo no auditório, não transmite energia direcionada ao público e não prende a atenção.

Direcionar o olhar para apenas um grupo de pessoas também não é legal, é desagradável!

Você acaba prestigiando e conectando apenas uma parte da sua audiência, fazendo com que os demais não tenham a mesma atenção e respeito.

 

2. APRENDA A COLOCAR FORMA NA SUA APRESENTAÇÃO

 Como se fala é muito mais importante do que o que se fala! Se você tem interesse em ser um excelente orador, precisa aprender a colocar forma na sua apresentação. Precisa aprender a quebrar o estado emocional da platéia o tempo todo.

Faça o seu público chorar, rir, interagir com você, interagir entre eles, refletir. Como fazer isso? Muito simples! Controle e mude os estados emocionais com o seu tom de voz e também com a velocidade da sua comunicação!

Evite falar o tempo todo em um mesmo tom, na mesma altura e velocidade. Oscile entre falar mais rápido e mais devagar, entre mais alto e mais baixo, mais sério e mais engraçado.

Movimente-se no palco e crie conexões em lugares específicos a fim de construir uma neuro associação de um sentimento que você decidiu construir na sua platéia com aquele lugar do palco.

Quando você faz uma apresentação variando bastante os estados emocionais, interações e formas, sua apresentação se torna interessante e você ganha mais atenção do público.

 

3. FIRME NO CHÃO COM UMA FISIOLOGIA DE VENCEDOR

 Quando se pisa firme no chão a ponto de alguém te empurrar de leve e você não desequilibrar, você passa, de forma inconsciente, segurança para o seu público.

Quando se fala em público deixando o calcanhar levantado e/ou com os pés muito junto o tempo todo de forma que você não esteja muito firme no chão, passa-se insegurança.

Faça um teste agora… comece a falar por 20 segundos sobre qualquer assunto de pé, colocando o peso do seu corpo na ponta dos pés, deixando o calcanhar com pouco  contato com o solo e as pernas mais próximas.

Depois, repita o mesmo texto, também de pé, colocando o peso do seu corpo no calcanhar e deixando as pernas um pouco mais afastadas.

Notou a diferença da segurança que você sentiu? De forma inconsciente, a platéia sente a mesma coisa.

Colocar a mão no bolso, passar a mão no cabelo são erros graves, de forma inconsciente, comunica sinais de fisiologia fechada, introvertida e com medo.

 

4. VÍCIOS E CACOETES

Evite falar “né”, “eeeee”, “aaaaaaa”, “então”, “certo”, enquanto você pensa a sua próxima frase.

Isso passa insegurança e falta de domínio de conteúdo além de ser muito feio. Para você vencer esse desafio é muito simples!

Permita-se filmar uma apresentação sua e assista com bastante atenção! Caso você tenha algum vício ou cacoete, recomendo que fale mais devagar, diminua a sua respiração e treine!

O treino e a prática são as melhores ferramentas para a maestria.

 

5. LEÃO NA JAULA?

 Conhece aqueles palestrantes que ficam andando para um lado e para o outro ou em círculos de forma muito rápida? Não parece um leão na jaula ? (heheheeh).

Você deve sim se movimentar no palco, contudo, movimentar-se na velocidade e tom da sua comunicação verbal. Quando você fala mais devagar, deve ficar parado ou se movimentar lentamente.

Ao falar com mais energia e emoção, se movimentar de forma mais rápida! Não se movimente sempre do mesmo jeito! Você não é um leão e o palco não é uma jaula!

 

6. QUEM É MAIS IMPORTANTE: VOCÊ OU O SLIDE?

 Por favor, evite SLIDES ou use-os com moderação! Se ainda sim você precisar usá-los, não fique olhando para eles e lendo o tempo todo! Dar as costas para a platéia para ler um slide é um erro grotesco!

Você é a pessoa mais importante do palco e deve ter toda atenção da sua platéia. Quem fica olhando e lendo os slides demasiadamente demonstra que não domina o seu conteúdo!

Recomendo que você ensaie a sua apresentação, interaja com a platéia, quebre e crie estados emocionais diversos (dê forma) na sua platéia. Caso use slides, evite muitos textos e saiba ao menos o que está escrito neles e comente sem precisar ler.

 

7. MEDO OU DESCONFORTO DE FALAR EM PÚBLICO

 Se isso se aplica a você, essa dica vai te ajudar bastante. O seu cérebro é uma máquina poderosíssima que, a todo tempo, está programada para te defender.

Se você tem medo, pavor, desconforto em falar em público ou até mesmo de falar no microfone, tenha certeza, que existe uma programação mental no seu inconsciente voltado a te afastar de alguma frustração, medo ou situação desconfortável com esse tipo de experiência.

Ou seja, o seu cérebro quer te defender de uma possível situação ruim. A PNL deixa muito claro que tudo que você VER, OUVE ou SENTE (paladar, olfato, tato), sistema VACOG, entra na sua mente e gera programações mentais no seu inconsciente.

Se você tem medo, fobia ou desconforto de falar em público, com toda certeza, você VIU, OUVIU ou SENTIU alguma coisa ao longo da sua vida que te gerou uma experiência ruim com isso.

Talvéz os seus pais te criticaram quando você brincou de ser cantora quando criança, ou coleguinhas da escola riram de você ou até mesmo você viu algum filme, desenho animado que um personagem passou por uma situação desconfortável!

Você não precisa lembrar do fato para ter a fobia ou o medo! Lembre:se: Tudo que você VER, OUVE ou SENTE entra na sua mente, você tem consciência de apenas 3% a 4% de tudo, os outros 96% a 97% você absorve de forma inconsciente!

Por exemplo, enquanto você ler as minhas palavras, provavelmente você não tem consciente de como a sua roupa toca o seu corpo (agora que eu falei você tem, hehehe), porém, essa informação é armazenada no seu cérebro de forma inconsciente!

Eu ensino pessoas a descobrirem o poder da reprogramação mental ajudando-as a perderem o medo, a fobia e o desconforto de falar em público.

Já ajudei muitas pessoas a vencerem seus medos e isso é maravilhoso! Algumas delas em apenas 30 minutos! Se você tem esse tipo de problema e interesse de se libertar disso, eu posso te ajudar!

Quer falar melhor em público? Pratique as dicas acima de forma exaustiva! Não tenha medo nem vergonha! Uma das melhores formas de aprender é fazendo!

Já treinei e capacitei centenas de pessoas e posso te garantir que as dicas acima alinhadas com uma boa condução e prática faz com que qualquer pessoa evolua sua performance de oratória.

Espero, do fundo do meu coração, que essas dicas possam te levar para um próximo nível!

Isaac Santos / NLP TRAINER

Isaac Santos tem um dos melhores cursos presenciais de oratória do Brasil.

Com uma metodologia exclusiva (P.S.P) ele já ajudou dezenas de pessoas a se libertarem da fobia de falar em público e também já revolucionou a performance de oratória de centenas de pessoas.

Acompanhe no link abaixo a evolução (antes e depois) de alguns alunos que fizeram o curso:

CLIQUE AQUI