Iván Tapia é possivelmente um dos networkers mais reconhecidos hoje. Se você olha com desconfiança ou admiração para a empresa que ele representa, Ivan gerou, em cerca de dois anos, cerca de 13 milhões de dólares com a iMarketsLive.
Conheça mais sobre o Iván, seus motivos e sua empresa.
Onde você nasceu? O que estudou? Qual é o seu background?
Nasci em Tijuana, México, em 20 de outubro de 1983. Estudei engenharia civil nos Estados Unidos, me formei na San Diego State University.
Eu venho de uma família de classe média. Com pais que trabalharam ao longo da carreira no México. Foi no IMSS (Instituto Mexicano de Seguridade Social), onde minha mãe, como enfermeira, teve que se aposentar depois de vinte anos trabalhando lá por uma doença que se desenvolveu no trabalho. Meu pai trabalhou como farmacêutico por trinta anos. Eles me ensinaram a estudar muito e a ser empregado.
O que o levou a aprender sobre marketing de rede?
Minha mãe esteve na Herbalife durante cerca de 10 anos, onde conheci a indústria. Mas eu tinha apenas treze anos, então não podia me tornar legalmente um empreendedor da empresa. Quando eu cresci, eu não estava realmente interessado em desenvolver um negócio com a Herbalife.
Mas em dezembro de 2008 perdi meu emprego como engenheiro. Durante esse tempo como desempregado, corria o risco de perder minha casa, meu carro e tínhamos que voltar a morar na casa dos meus pais que nos aceitaram de volta. Minha esposa, minha filha e dois pugs que tinham acabado de ter cinco cães chegaram à casa dos meus pais.
Foi quando um arquiteto amigo de San Diego, Califórnia, me convidou para uma apresentação de negócios em janeiro de 2009 e tomei a decisão de comparecer. Eu já conhecia a indústria de marketing de rede, mas isso me mostrou a rapidez com que você poderia gerar receitas muito mais sólidas e explosivas. Conheci uma pessoa de vinte e sete anos que ganhava o que eu ganhava como engenheiro, mas ganhava a cada vinte dias. Quando eu tinha vinte e cinco anos, eu disse: se ele pode, eu também posso.
Por que marketing de rede e não sua profissão?
Quando você está empregado você tem um limite de renda e você sempre dependerá de outras pessoas, além de ter que estar sempre subordinado a uma empresa.
Ser um empreendedor profissional ou um profissional da indústria de redes de marketing, os limites que você coloca de acordo com o seu desenvolvimento pessoal. Então, quanto mais você cresce em desenvolvimento pessoal, mais sua renda aumenta.
Em quantas empresas de MMN você desenvolveu negócios ao longo de sua carreira?
Monavie: Nessa empresa eu passei cerca de um ano e meio, meu maior cheque foi de US $ 800 em um único mês.
Synaura / Elur: Nessa oportunidade, não cobramos um único dólar de comissão, já que após três meses do pré-lançamento, a empresa nunca foi lançada. Nós perdemos a reputação e, obviamente, adquirimos a experiência de nunca ingressar em uma empresa que estava apenas em pré-lançamento.
Jus: Nesta empresa, estávamos perto de quatro meses. Nosso melhor mês foi de cerca de US $ 600 desde que a empresa fechou em janeiro de 2011 no México.
Organo: Nessa empresa, anteriormente conhecida como Organo Gold, geramos mais de quatro milhões de dólares e também ajudamos mais de vinte pessoas a gerar renda acima de US $ 100.000 por ano.
International Markets Live: Aqui conseguimos gerar três vezes mais do que ganhei em seis anos em nossa última empresa.
Qual é a coisa mais difícil que você teve que enfrentar durante esses anos em marketing de rede?
É difícil dizer que uma situação foi mais difícil do que as outras, já que cada obstáculo nos ajudou a nos moldar e nos tornar as pessoas que somos hoje.
Mas posso comentar que no começo a coisa mais difícil era não desistir, embora houvesse muitos “sinais” pelos quais várias pessoas me disseram, “você vê, é por isso que você tem que sair”. Eu, por outro lado, vi nesses famosos “sinais” mais razões para seguir em frente.
Um exemplo é quando alguém diz: “Eu não tenho dinheiro”, “as pessoas que entram vão embora”, “a família te abandona”. Realmente a coisa mais difícil depois de um longo tempo nesta indústria não é desistir, é continuar procurando as oportunidades e as razões pelas quais você quer continuar crescendo, porque você quer mais e ajudar mais pessoas. Porque quanto mais você cresce, há mais desafios de liderança do que quando você não tinha organização. A razão é muito simples: agora você tem a responsabilidade de orientar milhares de famílias em todo o mundo.
Mas só para esclarecer, na minha opinião não há “difícil”, há desafios, mas qualquer desafio, por mais difícil que seja, terá sempre pelo menos uma solução.
Como você conheceu o iMarketsLive?
Em agosto de 2016, estive em uma Starbucks fazendo uma apresentação aos millennials de vinte e um ou vinte e três anos. Um deles me disse que ele veio comigo para a empresa que ele representava, e no final da conversa ele me perguntou se eu conhecia iMarketsLive, minha resposta foi não. Ele não sabia muito sobre a empresa, apenas lhe disseram que era uma empresa de comércio e marketing de rede, e digamos que continuando a criar conversas, ele me contou sobre isso. Naquela mesma noite, junto com minha esposa, começamos a investigar mais sobre o iMarketsLive, para nunca mudar, de fato, “curioso”, porque sempre gosto de estar informado sobre o setor. Mas depois de assistir o vídeo do dono Christopher Terry … tudo se tornou história.
Mais tarde perguntei a Christopher se alguém ganhava dinheiro usando apenas os produtos e ele me apresentou a uma pessoa que era cliente da empresa, que levou uma conta de $ 10.000 para $ 70.000 em sete meses com negociação pura. Lá percebi que era duplicável, e que era real, porque naquela época muitos líderes me disseram que não era real, mas quando aproveitei o tempo para saber a verdade, obviamente, vi a oportunidade.
Em agosto de 2016, havia cerca de 2.000 clientes na empresa. Em outubro de 2016, os números haviam caído para 1.200 clientes e, embora muitas pessoas tenham se concentrado primeiro no que a empresa não tinha, concentrei-me no que poderíamos contribuir para o crescimento da iMarketsLive, dos líderes e de nós como um todo; Eu sabia que tínhamos algo especial.
Eu senti que era o “melhor segredo da indústria” porque eu não podia acreditar como uma empresa com uma visão tão grande, plano de pagamento, serviços, não havia sido descoberta desde 2013, quando foi lançada no mercado.
Dois anos depois, viajamos para dezenas de países, e levamos a iMarketsLive, com 5 milhões de dólares de vendas por ano, para ser uma empresa com mais de 150 milhões de vendas por ano. Já ultrapassamos 70.000 clientes e mais de 200 pessoas estão ganhando cinco números por mês. Finalmente, o que está por vir em 2019 será ótimo: o ano mais explosivo com a maior colheita da história da nossa empresa.
Qual é o seu trabalho dentro da empresa?
O vice-presidente de vendas da empresa é meu título, mas meu trabalho é desenvolver liderança de campo.
Além de buscar desenvolver a liderança, também consolidar o sistema de duplicação, e que a mensagem é educar as pessoas no comércio. Focamos nosso trabalho em ser muito estruturado e organizado, porque não se trata apenas de trabalhar duro, mas de trabalhar de maneira inteligente.
Como você vê o futuro do marketing de rede na América Latina?
Muito brilhante. Nós tivemos a sorte de viajar ao redor do mundo graças a esta indústria tremenda. E não porque somos latinos, mas somos realmente os mais apaixonados, os mais energéticos do mundo. A única coisa em que temos que trabalhar mais é o desenvolvimento pessoal, e ninguém nos impedirá.
Há muitas pessoas que conheci na América Latina que ganham uma boa quantia de dinheiro na indústria de marketing de rede, mas depois seu estilo de vida termina com tudo o que faziam. Alguns até pioram do que antes de ganhar muito dinheiro com MLM. Minha educação está focada em mudar essa mensagem e desenvolver empreendedores, não apenas da minha empresa atual, mas também do setor.
iMarketsLive é uma empresa que gerou muita controvérsia, devido ao seu rápido crescimento e seu produto. O que você diria para os críticos da empresa?
Posso dizer de todo o coração tantas coisas e acho que poderia escrever páginas sobre isso. Mas deixo alguns dados:
Quando o MMN começou há alguns anos com a Amway, a Herbalife, etc., empresas com mais de 30 anos nesta indústria, também foram criticadas, no entanto, hoje estão mais sólidas do que nunca. Enquanto a Herbalife foi processada há alguns anos, os líderes mais fortes do setor se tornaram defensores, porque sabíamos que eles queriam atacar uma empresa pioneira em nosso setor. A iML é uma empresa registrada e legalmente constituída e que segue todos os protocolos da legislação dos EUA e a indústria de marketing de rede. Além disso, e algo muito importante, a empresa não arrecada dinheiro de clientes para investimento no mercado de câmbio.
Estamos em 2019, não é em 2009, nem em 1999, e obviamente menos em 1989. Estamos na era da informação. Vale a pena observar o que a UBER está fazendo, o Airbnb, sem possuir carros, apartamentos ou casas, tudo a partir do celular. Se o mundo está mudando na nossa frente, também temos que mudar. Eu digo: ou você evolui ou morre nos negócios.
Pessoalmente eu consome produtos de outras empresas de rede, sou uma pessoa que constrói a indústria, eu amo esta indústria, deu-me e minha liberdade familiar. Eu recomendo que os líderes de rede parem de atacar e continuem trabalhando para alcançar nossos sonhos e objetivos.
Eu também acho que é normal que quando você vê uma empresa crescer, ou um líder muito forte, nós tendemos a criticar, em vez de ver o que podemos aprender com eles. Eu recomendo para aqueles que criticam, em vez de criticar, que eles vêm e se aproximam para ver o que eles podem aprender para eles e aplicar em seus negócios. Eu acho que em qualquer indústria o mundo vai procurar maneiras de manter você humilde, porque assim como no iML nós somos a empresa que mais cresce nos últimos dois anos, e eu acho que continuará assim por mais anos, então haverá outras empresas , mas devemos sempre continuar aprendendo uns com os outros.
Outra é se os líderes da sua empresa vierem para o iML, porque também existem líderes da iML que vão para outras empresas. Pessoalmente, todos são bem-vindos para retornar a iML, e não temos medo de que as pessoas saiam. O medo é um sinal de fraqueza nesse sentido. Se um líder sai da sua empresa, é porque ele “acredita” que ele pode fazer melhor em outro lugar. Nem sempre é verdade, mas há sempre a oportunidade de avaliar nossa liderança e nos perguntar o que poderia ter melhorado para que, da próxima vez, não saíssem .
Como você vê seu negócio iMarketsLive em 10 anos?
Minha visão é que a empresa gerou mais de 2.000 pessoas livres financeiramente, com mais de 10.000 pessoas livres financeiramente, mas operando no sistema financeiro. Isso fará da iML uma empresa de dois trilhões de dólares por ano.
E embora tenhamos grandes metas em dez anos com a iML, também o faço ano após ano, porque temos que ser capazes de atacar nossos objetivos e melhorar a cada dia.
O que tira o seu sono?
Saber como posso ajudar mais um líder, uma organização ou uma pessoa e ver como orientá-los da maneira correta. Em outras palavras, sonhos não realizados me enchem de energia para agir, mas, ao mesmo tempo, gosto de encontrar a solução antes de adormecer.
Em uma única frase, o que é preciso para ter sucesso no marketing de rede?
Fé + ação maciça + nunca desistir.