Desde quando um casal de mexicanos começaram a vender shakes em espaços comerciais, como se fosse um fast-food de shakes, a Herbalife ressurgiu no México e no mundo com uma força impressionante.
Essa “sacada” mexicana, transformou o negócio Herbalife, que obteve um crescimento em vendas e de adesões surpreendentes.
Estes espaços denominados de EVS (Espaço de Vida Saudável), virou uma epidemia mundo afora, inclusive aqui no Brasil, onde as pessoas podem tomar os dois chás e o shake com o sabor que desejarem por apenas R$ 15,00.
Esta alimentação mais saudável, substitui os alimentos gordurosos e as vezes sem valor nutricional que as pessoas comem na rua, com a vantagem de saciar a fome e gerar perda de peso.
Os EVS são pontos de convivência, porque várias pessoas, de diferentes idades, culturas e profissões, se conhecem e trocam informações sobre os resultados que estão obtendo na dieta que fazem.
Espaço de Vida Saudável (EVS)
Os distribuidores responsáveis pelos EVS sempre dão boas dicas de alimentação e oferecem uma consultoria e acompanhamento para quem realmente quiser perder peso de forma saudável.
O negócio de EVS gerou um “boom” de vendas, porque empreendedores montam seus espaços, comprando shake mais barato e vendendo os mesmos fracionados com boa margem de lucro. Quando o EVS consegue mais de 100 refeições/dia, conseguem um lucro médio de R$ 8 mil reais mês.
Para obter este resultado, o empreendedor precisa ter um bom ponto comercial, divulgar o espaço através de distribuição de folhetos e atender muito bem buscando a fidelização máxima das pessoas.
Os clientes muitas vezes acabam se cadastrando na Herbalife para comprarem produtos mais baratos e desta forma, o EVS ajuda na montagem da rede beneficiando quem tem espaço, em detrimento de quem não tem.
Para montar o espaço, o distribuidor precisa fazer investimento em estoque e para crescer, estimular pessoas de sua equipe a também montarem seus EVS. Neste caso, eles fazem um estágio trabalhando por um período de tempo afim de aprenderem não só a fazer shakes, mas a gerenciarem o espaço.
Ms qual o problema do negócio EVS?
O problema é que os Espaços de Vida Saudáveis não funcionam devidamente regulamentados.
A começar pela Herbalife que não divulga os seus EVS de forma alguma.
Tentamos ligar pra lá algumas vezes solicitando localização de EVS em determinados bairros e os atendentes dizem que não possuem esta informação.
No site da Herbalife também não se fala de EVS e não existe uma lista contendo os endereços e telefones de contatos.
Isso se deve ao fato de que, os EVS, em todo país, não possuem alvará de funcionamento junto as Prefeituras.
Dessa formam não pagam impostos devidos.
Além disso, os EVS não possuem certificado para funcionamento da Vigilância Sanitária e nem autorização de órgãos governamentais para venda do produto fracionado.
E como se não bastasse, os distribuidores ainda podem entrar com ação trabalhista contra a Herbalife, por estarem trabalhando de forma regular num mesmo espaço, com jornada de horas semanais, exclusivamente com a marca Herbalife, o que descaracteriza trabalho como distribuidores independentes.
É inquestionável que os produtos da Herbalife são maravilhosos, saborosos e funcionam. Mas a empresa deveria servir de exemplo, e estimular os EVS a se regulamentarem em todos os órgãos devidos, pagando impostos e funcionando de forma ética e profissional.
É isso o que esperamos de uma das maiores empresas de MMN do mundo.