O algoritmo do Facebook é um negócio complicado: ele pode aumentar seu conteúdo ou enterrá-lo completamente.
Então, você pode fazer algo para:
- Aumentar suas visualizações, seu alcance e gerar excelentes resultados.
Se você sabe como o algoritmo funciona e sabe como abordá-lo, pode usá-lo a seu favor!
Afinal, a única constante na vida é a mudança . E nós, como empreendedores, precisamos nos adaptar e evoluir!
É por isso que, no treinamento de hoje, examinaremos mais de perto as atualizações mais recentes do algoritmo do Facebook e o que você pode fazer para atrair e interagir com mais pessoas neste momento!
Você está pronto para receber as últimas dicas e truques? Vamos fazer!
O NOVO Algoritmo do Facebook – Dicas e Truques
Dica 1: com que frequência você deve postar?
Quanto é demais? Você deve postar uma vez por dia, duas vezes, três vezes?
A verdade é que, quando você faz sua primeira postagem do dia, cada consecutivo recebe 60 cliques a menos. Isso significa que menos é mais!
Em nossa experiência, descobrimos que, idealmente, você deve publicar uma ou duas vezes por dia. E se você for para o segundo post, verifique se são 6 a 9 horas após o primeiro!
CONSELHOS IMPORTANTES: Este é o seu negócio e o seu canal de mídia social. Então, tente as coisas e veja o que funciona melhor para você!
Dica PRO: use histórias
Eu sei o que você está pensando … Alguns de nós têm muito a compartilhar! O que fazemos então?
Faça o seguinte: salve o conteúdo mais premium do seu feed e adicione todo o resto à sua história. Dessa forma, você ainda deixa as pessoas conhecê-lo, gostar de você e confiar em você, e o algoritmo adora!
Além disso, você pode usar histórias estrategicamente. 62% dos usuários do Facebook dizem que estão mais interessados em um produto / empresa depois de vê-lo aparecer em uma história. Apenas certifique-se de cumprir a regra 80/20 !
Dica 2: não use links na descrição
Você deve adicionar links à descrição de suas postagens?
A resposta é um NÃO definitivo!
Porque Porque o Facebook não quer que as pessoas deixem a plataforma. Portanto, toda vez que o algoritmo “cheirar” até uma dica de link (não, nem mesmo um link para o seu grupo do Facebook é bom), pare de mostrá-lo às pessoas. Louco, eu sei! Mas é assim que o jogo funciona. E quando você conhece as regras, ganhar se torna uma questão de tempo!
Dica PRO: adicione seu link nos comentários da sua postagem.
Dica # 3: Evite frases para participar
Sim. Evite frases como:
- Comente abaixo
- Compartilhe este vídeo
- Marcar um amigo
E aqui está a coisa. Você deve evitar não apenas escrevê-las em suas legendas, mas também dizê-las em seus vídeos ao vivo. Porque o algoritmo está agora “ouvindo” até vídeos ao vivo. E se você “ouvir” essas frases, isso limitará o número de pessoas que sua transmissão mostra.
Então o que você pode fazer?
Mude o idioma! Use variações das mesmas frases, como:
- Esmague o botão do coração
- Compartilhe amor
Por que o Facebook está fazendo tudo isso? Porque ele está promovendo conversas genuínas. O que é uma sorte para nós, pois somos iniciadores de conversas profissionais! Então, pense em maneiras criativas de interagir com seus seguidores!
Dica PRO: Use Emojis e Gráficos
Quando você escreve “comentário abaixo” , o algoritmo o pega imediatamente. Mas se você substituir o “O” em “comentários” por um emoji solar , por exemplo, estará pronto para começar! Lembre-se de não exagerar, pois isso parecerá muito spam.
E se você não gosta dessa abordagem, sempre pode adicionar CTC (chamadas para comentar) e CTA (chamadas à ação) à sua foto de capa!
Dica 4: crie conversas autênticas e faça perguntas
A missão do Facebook é “dar às pessoas o poder de construir uma comunidade e aproximar o mundo” e o algoritmo reflete isso. Em outras palavras, o Facebook quer conexões genuínas e boas conversas . Então, quais perguntas atraem mais atenção?
As perguntas que começam com estas palavras afetarão seu compromisso com a rede social:
- Eu deveria
- Faria
- Quais
- Quem
E tenha em mente que se você fizer uma pergunta que começa com as palavras “como” e “por que” , pode ser uma bênção ou uma maldição. Porque Porque, por um lado, essas perguntas exigem uma resposta mais longa, para que menos pessoas possam expressar sua opinião. Por outro lado, no entanto, o Facebook adora comentários mais longos, pois considera seu conteúdo valioso. Portanto , não tenha medo de experimentar e ver o que funciona melhor para você!
Dica 5: mostrar suas postagens leva tempo
Há muito conteúdo no Facebook. Vamos Às vezes, seus amigos podem demorar entre 48 e 72 horas para ver suas mensagens!
E qual é a melhor maneira de lidar com isso? Crie conteúdo perene! Em outras palavras, conteúdo que será relevante mesmo que alguém o veja uma semana ou um mês após a publicação original!
Dica PRO: Espace suas respostas aos comentários
Quando você responder aos comentários, faça-o nas primeiras opiniões imediatamente.
Em um dia ou dois, volte nos comentários. É assim que você dá vida à publicação. A melhor maneira de tornar seu anúncio mais relevante por um longo período é criar conversas nos comentários!
IMPORTANTE: Se suas publicações não obtiverem uma boa participação, isso danifica sua página. Portanto, se você postou algo que está ficando grilo após 72 horas, exclua-o. Marketing é tentar coisas e se divertir com elas!
Dica 6: Treine o algoritmo
Antes de postar qualquer coisa, leve de 5 a 15 minutos para interagir com seus amigos . Por exemplo, acesse suas listas do Facebook ou abra seu Messenger e veja quem está online no momento. Então vá em frente, diga “Olá” . Dessa forma, você está preparando o algoritmo.
Depois disso, faça sua postagem e responda aos comentários abaixo. Quanto mais atividade você tiver, mais visibilidade terá (isso é especialmente eficaz no Instagram)!
Dica 7: crie vídeos mais longos
Outra pergunta que eles costumam fazer é: quanto tempo os vídeos devem durar?
No momento, o Facebook favorece vídeos que duram aproximadamente 10 minutos. Mas eis o seguinte: se você não tem nada valioso a dizer, não estenda seus vídeos. E, por outro lado, se você tem muito a dizer, não se limite a 10 minutos. Seus vídeos devem ter o tempo necessário, mas o mais curto possível!
Dica 8: concentre-se em fornecer valor
Toda vez que você aparece nas mídias sociais, a primeira pergunta que você deve fazer é: “Como posso ajudar alguém com o conteúdo que publico hoje?”
Porque pense bem: se você aparecer e postar apenas fotos de uma noite fora, um estranho não encontrará muito valor nisso e deixará de segui-lo. MAS! Se você agregar valor, eles voltarão ao seu canal!
Dica PRO: Não fique obcecado com sua marca! É claro que ter uma marca é importante, mas o mais importante é que você valorize e se divirta . Portanto, tente as coisas e veja o que você gosta de falar e o que seu público responde da melhor maneira. Depois de definir isso, você pode começar a pensar em sua marca.
DICA ADICIONAL: A melhor hora para postar
Todos nós já ouvimos falar de posts quando as pessoas estão online, certo? Mas tente isso de outra maneira: publique fora do horário comercial. Então, em vez de publicar às 11 da manhã, às 3 da tarde ou às 7 da noite, brinque com o tempo e anuncie entre 9 e 11 da noite. Você ficará surpreso com os resultados!
CONSELHO FINAL DE BÔNUS: Vídeo vertical
Você deve ter notado que muitos influenciadores agora estão gravando seus vídeos no modo retrato. Isso ocorre porque parece mais nativo para plataformas como Facebook e Instagram. E 79% dos usuários suportam isso.
Obviamente, se você quiser reutilizar seu vídeo posteriormente, o formato horizontal poderá funcionar melhor . Isso vem totalmente de você!
E estas são as atualizações mais recentes dos algoritmos do Facebook que ajudarão você a esmagá-lo nas redes sociais! Que conselho você achou mais útil? Deixe-nos saber nos comentários abaixo! E se você obteve valor com esse treinamento, compartilhe-o com seus colegas de equipe! Eles vão te amar mais!