Empresas de Criptomoedas e seus problemas de Sistema e TI

Enquanto as empresas de produtos no Brasil, sofrem com as transportadoras, estradas e politicas tributárias estaduais, que geram atrasos na entrega de produtos, resultado da  situação catastrófica da política governamental da logística brasileira, as empresas de criptomoedas e principalmente seus empreendedores, sofrem pelos problemas de TI que enfrentam.

É raro encontrar uma empresa que não tenha sofrido com os bugs no sistema gerencial da rede, de cadastro e principalmente de pagamento de bônus.

Vamos entender agora, o que está por trás de atrasos no pagamento de bônus e quando a situação é técnica ou pretexto para não pagar.

Problema 1: Quando a empresa possui TI Própria

Quando a empresa contrata uma equipe própria de TI para desenvolver o sistema de gestão de rede e pagamento, normalmente não testam a plataforma com a consistência necessária e nem no tempo necessário, resultando em diversos Bugs. Problemas técnicos  já com o avião em voo, é péssimo, principalmente quando as pessoas não conseguem efetivar cadastros, visualizar rede e receber bônus.

Problema 2: Quando a empresa contrata TI terceirizada

No mundo das criptomoedas é comum, as empresas contratarem fornecedores que já possuam sistema pronto. Nestes casos, normalmente as empresas ganham um % da sociedade ou do movimento financeiro da rede.

Como cada empresa possui sua particularidade, a padronização do sistema também gera bugs e problemas técnicos frequentemente.

O mais grave neste caso, é quando o fornecedor possui empresas de criptomoedas concorrentes, porque sempre vazam informações de uma empresa para outra, além de se apropriarem do banco de dados de ambas.

Problema 3: Quando a empresa tem TI própria e empresa terceirizada

Nesta caso, o TI próprio, pode atuar em conjunto, fiscalizando, contribuindo e participando proativamente de problemas sistêmicos. Mas isso, não diminui os bugs existentes, mas dá maior segurança para a empresa não ficar refém da empresa terceirizada.

Problema 4: As principais falhas encontradas:

  1. Atraso no lançamento de rentabilidade
  2. Atraso no pagamento de bônus
  3. Ataque de hackers
  4. Cadastros com investimentos falsos
  5. Inconsistência de dados
  6. Duplicação de cadastros
  7. Erro nos cadastros
  8. Perda de dados
  9. Falta de compatibilidade com os objetivos
  10. Dados sem segurança
  11. Softwares e hardwares desatualizados
  12. Quedas e picos de energia
  13. Conexão sem estabilidade
  14. Não ter um plano de contingência
  15. Profissionais desatualizados
  16.  Falha no volume de peso de informações em grandes demandas

Problema 5: Quando a empresa atrasa pagamento de Bônus

As empresas podem dar várias justificativas para atrasar o pagamento de Bônus. A maior desculpa sempre é “problema no sistema”. Mas como saber, se a empresa realmente atravessa um problema técnico ou não paga por má fé?!

Se o problema é recorrente, é má fé. Quando a empresa atrasa, ela certamente aplica o dinheiro para rentabilizar. Se ela não tem dinheiro para pagar a rede, entra com as tradicionais desculpas esfarrapadas, de invasão de hackers, problemas de consistência, contas falsas, duplicação de bônus, cálculos de bônus errados, qualificações sem consistência, entre outras.

Que tolerância a rede deve ter? Toda a tolerância e paciência, se o problema for pontual e realmente eventual. Por outro lado, o problema é recorrente, cuidado porque a empresa não está devidamente preparada para ter você como empreendedor e investidor.

É a mesa coisa que te venderem uma passagem aerea e não te entregarem o bilhete pra embarcar. Ou você comprar um produto e sempre ter problema para receber.

É inadmissível a empresa atrasar o pagamento de bônus.

Se uma empresa tradicional, não paga seu salário na data, é porque possui problemas de caixa. Neste caso, se uma empresa não paga seu bônus, certamente não possui caixa para te pagar.

Nesta caso, a luz do sinal amarelo deve se manter acesa. Toda atenção é pouca.

Nada de acreditar em histórias mirabolantes.

As empresas precisam respeitar seus empreendedores, pagando religiosamente em dia.

Se o problema de atraso é frequente, ou a empresa não é confiável ou é incompetente por não ter um sistema seguro, profissional e de qualidade.