Provavelmente, depois de se inscrever na sua empresa de marketing de rede, seu patrocinador ou linha ascendente envia uma mensagem para dizer “Incrível! Agora vá construir uma página no Facebook! ” É um bom conselho, com certeza.
O Facebook é um canal natural para começar a criar sua presença on-line, porque é um dos primeiros lugares onde as pessoas consultam quando desejam obter mais informações sobre uma pessoa ou empresa.
Início rápido e fácil
Criar uma página no Facebook para vendas diretas não demorará muito, mas não é algo que você apenas deseja fazer se tiver um plano. Com planejamento e estratégia adequados, você pode criar uma página no Facebook que se torna uma parte importante do seu canal de atração de possíveis clientes.
Primeiramente, antes de criar uma página no Facebook, você deve ter um perfil pessoal. Se você ainda não tem uma conta no Facebook, inscreva-se.
Depois de fazer login no Facebook, é hora de criar uma página. Se você estiver criando uma página no Facebook para vendas diretas, terá que escolher a opção “Empresa, Organização ou Instituição” ou a opção “Marca ou Produto”.
Empresa, organização ou instituição: essa opção é melhor para empresas com vários locais ou atendendo a clientes de vários locais (se você planeja vender produtos apenas localmente, pode escolher a opção “Local comercial ou local”).
Marca ou produto: essa opção é melhor quando você deseja promover itens vendidos por outras pessoas ou empresas.
Informação necessária
A opção que você escolhe depende inteiramente de você. A diferença real está no tipo de informação que o Facebook solicitará quando você preencher o perfil comercial. Aqui está uma lista das diferenças que você pode considerar:
Não fique muito preso escolhendo a categoria certa; Se você não tiver certeza, escolha um e sempre poderá alterá-lo mais tarde. Siga as instruções para escolher sua categoria e escolha um nome para sua empresa. Quando estiver pronto, clique em “Iniciar” para continuar.
Em seguida, você deve escolher uma foto do perfil para representar sua empresa.
Recomendamos usar uma foto sua, de preferência sorrindo ou usando um de seus produtos (ou ambos!). Ou, se desejar, você pode usar um gráfico do seu logotipo (não o logotipo da sua empresa, um logotipo com a sua marca. Isso ajudará a gerar reconhecimento para você e a pessoa e sua empresa).
Integre sua página a um grupo ao seu redor
Quando você chega à parte em que pode colocar seu site, é aqui que você enfrenta sua primeira decisão importante: deseja que as pessoas acessem seu site? Ou seria melhor se eles fossem ao seu grupo de compras?
Talvez você prefira levá-los ao seu blog. Sua decisão dependerá amplamente das informações que você deseja fornecer aos seus clientes, bem como de sua estratégia geral de recrutamento. Aqui estão algumas coisas a considerar:
Sua empresa permite adicionar pessoas que não são clientes aos seus grupos de compras ou VIP?
Deseja pessoas que não são clientes nos seus grupos de compras ou VIP?
Onde você deseja focar sua comunidade principal?
Conformidade com a política do Facebook
Depois de concluir todas as suas informações, você será direcionado para sua nova página. Uma das primeiras coisas que você deseja fazer é enviar uma foto de capa. Certifique-se de verificar se está em conformidade com as regras da sua empresa e com as regras do Facebook para impedir que sua página seja marcada ou denunciada.
Você pode refinar e completar sua página clicando em “Configurações” e selecionando “Editar página”. Certifique-se de preencher o máximo possível de informações de perfil em sua página com informações precisas. Não adivinhe: se você não tiver certeza de algo, pule e edite-o novamente mais tarde.
Antes de convidar …
Em seguida, inicie seu conteúdo: crie alguns marcos, escreva alguns artigos e selecione algumas histórias. O objetivo aqui é carregar sua página com conteúdo e informações antes de começar a convidar alguém da sua rede, para que eles tenham algo a fazer quando revisar seu convite. Mantenha uma boa combinação de conteúdo e imagens, mesmo para essas primeiras postagens. Você também deve garantir que cada publicação inclua um plano de ação claro para ajudar a alcançar um compromisso imediato.
Gere uma chamada à ação.
Por fim, você deseja configurar seu botão de chamada para ação. Assim como no site, você terá que tomar uma decisão sobre onde deseja que isso leve seus visitantes: para a seção de compras ou para o grupo VIP? Para o seu site? Para um lugar completamente diferente? Não há resposta errada para esta pergunta. Para configurar isso, clique no botão e selecione “Editar”, depois escolha o tipo de botão desejado e insira as informações.
Convide todos?
Depois que sua página estiver configurada da maneira que você deseja, comece a convidar seus amigos e familiares para curtir a página. Você pode fazer isso usando o botão “Convidar” incorporado disponível na página ou copiando o URL da página diretamente em sua biografia pessoal e convidando as pessoas a curtir e seguir sua página a partir daí.
É realmente fácil exagerar nessa etapa e começar a convidar todos que você conhece, mas não faça isso. Lembre-se, o Facebook é uma plataforma baseada em comprometimento e relacionamentos: convidar todos a “curtir” sua página ao mesmo tempo pode danificá-la e não ajudá-la. Tente convidar apenas as pessoas que você acha realmente interessadas no conteúdo que planeja publicar.
Atrair amigos de uma comunidade
Você também verá uma opção para vincular sua página diretamente aos seus grupos de compras ou grupo VIP. Isso trará à sua página as pessoas que estão nesses grupos como membros, o que permitirá que você publique no grupo. Assim como o restante da sua página do Facebook, a opção de vincular ou não a página ao seu grupo depende inteiramente de você e de sua estratégia.
O lado positivo disso: vincular sua página a um grupo de amigos ajuda a criar uma comunidade em torno da página, e o Facebook é sobre a criação de comunidades. Se você decidir vinculá-los, continue publicando em seu grupo como você e não como sua página para garantir que seu nível de atração de usuários permaneça no mesmo nível.
Conteúdo de programação.
Como uma etapa opcional, você pode considerar procurar um agendador de publicação como o CinchShare ou o Buffer. Ter um programador confiável pode ajudá-lo a aumentar seu nível de conexão com os usuários e manter esse nível constante, especialmente quando você tem muitos outros canais sociais para manter. O CinchShare não substitui sua presença, mas, se usado bem, pode melhorar sua presença.
A Regra de Ouro no Facebook.
Depois de concluir sua página, mantenha-a constantemente atualizada para manter sua comunidade envolvida. Sem dúvida, será uma ótima ferramenta para se conectar com clientes interessados, bem como com prováveis novos distribuidores que desejam entrar no seu canal ou linha de distribuição.