O único objetivo da mente é estar ocupado, ser eficaz e pensar com eficiência, mas lembre-se de que a mente ocupada leva à exaustão e fadiga e não à eficiência e resistência.
O pensamento eficiente deve ser considerado fundamental para levar uma vida de qualidade. Como a mente ocupada é uma máquina de chocalho interminável para produzir pensamentos de literalmente qualquer tipo, queremos saber como acalmar essa mente para pensar com eficiência e não apenas raciocinar aleatoriamente.
O essencial para isso é a aplicação correta de uma técnica de relaxamento: o remédio natural apropriado que acalma a mente agitada e oferece espaço para clareza. Sem isso, a mente não pode ser eficiente, permanece descoordenada, frustrada e desamparada.
Da mente ocupada à mente eficiente, através de diferentes técnicas de relaxamento
O objetivo deste projeto é oferecer valor por meio de uma série de técnicas de relaxamento que podem ser implementadas no local e fornecer um efeito imediato ao usuário para relaxar mental e fisicamente. Como resultado desse relaxamento, a eficiência mental aumenta.
A idéia deste projeto, além de ganhar produtividade, é ganhar a capacidade de equilibrar emoções e aumentar sua auto-estima .
Se você se pergunta por que lhe falta força, resistência e por que não consegue relaxar e sentir alegria em sua vida diária agitada, é porque não deu à sua mente a chance de se acalmar, obter clareza e preservar todas as qualidades que já possui ou você tenta criar
Aqui vamos com técnicas de relaxamento que são muito simples, muito naturais e altamente eficazes para acalmar sua mente. Não é fácil acalmar a mente, pois ela está constantemente ocupada com o pensamento, mesmo durante a fase do sono. As técnicas a seguir são de natureza meditativa e não constituem um plano menos sério do que um método para um pensamento eficiente.
1. Feche os olhos e técnica de relaxamento da expiração
Seu tempo é valioso e o meu também, portanto, tentarei ser o mais conciso possível ao descrever essas técnicas. Não pode haver um método mais simples e prático de relaxamento com um efeito instantâneo do que aquele em que:
- Você respira fundo, devagar e profundamente;
- Você fecha os olhos e expira;
- Você abre os olhos e inspira;
- Você fecha os olhos e expira.
Pratique isso por dez respirações, verifique o efeito calmante e continue o exercício de acordo.
Simples e fáceis de executar, essas técnicas de relaxamento são a maneira mais rápida de acalmar sua mente ocupada e agitada. Siga sua inspiração com os olhos abertos, simbolizando enfrentar a realidade em que você se encontra. Ao fechar os olhos e expirar, você entra no seu próprio mundo, onde ninguém mais pode perturbar sua paz e tranquilidade.
Para os avançados que estão familiarizados com o trabalho de respiração e meditação, essa técnica de relaxamento tem um efeito imediato e é altamente eficiente. Se você diz que essa técnica de relaxamento não funciona para você, significa que sua mente ocupada está perturbada demais e não é tão fácil se acalmar. Portanto, essa tranquilidade exigiria um passo adiante em uma técnica de relaxamento mais profundo.
2. Olhos fechados e orelhas cobertas, com uma técnica de relaxamento respiratório
Essas técnicas de relaxamento requerem mais participação do que a primeira. Você usa as palmas das mãos para cobrir os ouvidos, evitando a alteração de sons externos. Portanto, independentemente de onde você esteja e de quão ocupada sua mente, simplesmente pare de fazer qualquer coisa, sente-se, se possível, e:
- Respire fundo, devagar e suavemente;
- Feche os olhos e cubra os ouvidos com as palmas das mãos;
- Ouça o som dentro de sua cabeça quando seus ouvidos estiverem cobertos;
- Concentre-se na respiração suave, lenta e profunda.
Pratique isso por dez respirações, verifique o efeito calmante e continue o exercício de acordo.
Com os ouvidos cobertos, essa técnica de relaxamento leva você ao seu próprio mundo interior, onde nenhum som ou imagem externa pode incomodá-lo. Seu isolamento imediato do mundo exterior tem um efeito instantâneo de silêncio, calma e relaxamento.
Se você acredita que este exercício ainda não consegue acalmar sua mente ocupada, então, mais uma vez, você dá um passo mais profundo, adicionando um novo elemento nas próximas técnicas de relaxamento.
3. Olhos e ouvidos fechados com a técnica de respiração e relaxamento do zumbido (expiração)
Nessas técnicas de relaxamento, você agora usa sua própria voz e elimina qualquer som externo que possa incomodá-lo, criando seu próprio som interno, uma vibração profunda que aumenta sua calma e harmonia interior:
- Respire fundo, devagar e suavemente;
- Feche os olhos e cubra os ouvidos com as palmas das mãos;
- Ao expirar, comece a cantarolar de modo que o som saia de sua garganta;
- Concentre-se na expiração do amor, lenta e profundamente;
- Inspire do seu jeito para se sentir confortável;
- Expire, cantarolando com uma intensidade que faz você se sentir calmo e relaxado.
Pratique isso por dez respirações, verifique o efeito calmante e continue o exercício de acordo.
Essas técnicas de relaxamento não apenas têm um efeito calmante no cérebro, mas também enviam vibrações que amolecem todo o corpo, atingindo células e tecidos profundos. Eles têm um efeito curativo em todos os sistemas do corpo (especialmente no sistema nervoso) quando executados de forma contínua e permanente.
4. Olhos e ouvidos fechados, técnica de relaxamento da respiração e zumbido (expiração) e inspiração profunda
Com essas técnicas de relaxamento, você pode não apenas relaxar e acalmar seu cérebro ocupado, mas também começar a recuperar sua energia desperdiçada. É também uma técnica para reforçar seu potencial ao mesmo tempo. Depois de se acalmar com o zumbido da expiração, agora colete nova energia através de uma inspiração profunda.
- Respire fundo, devagar e suavemente;
- Feche os olhos e cubra os ouvidos com as palmas das mãos;
- Ao expirar, comece a cantarolar de modo que o som saia de sua garganta;
- Concentre-se na expiração do amor, lenta e profundamente.
- Inspire profundamente, para que o ar flua através dos dentes (com isso você cria um efeito de resfriamento);
- Expire, cantarolando com uma intensidade que faz você se sentir calmo e confortável.
Pratique isso por dez respirações, verifique o efeito calmante e continue o exercício de acordo.
Você pode usar o valor dessas técnicas de relaxamento para acalmar, vitalizar e estimular seu sistema nervoso. A expiração com o zumbido acalmará sua mente ocupada e relaxará seu corpo, enquanto a inspiração aguda e profunda vitalizará seu cérebro e você adicionará uma porção adicional de oxigênio que o elevará. Dessa forma, você pode estimular seu humor e emoções.
5. Mente calma e técnica de relaxamento do corpo calmo
Consequentemente, nesta técnica de relaxamento, aplica movimento físico e torna o exercício mais eficaz. Aplique o ritmo respiratório que você já adotou das técnicas anteriores e:
- Sente-se ou fique em pé com a coluna ereta;
- Feche os olhos e coloque os punhos na parte de trás da pélvis (como empurrar a pélvis para frente);
- Gentil e amorosamente, inspire profundamente (coloque um sorriso no rosto, essa ação deve ser divertida), abra o peito o máximo que puder;
- Enquanto expira, mantenha os punhos pressionados contra as costas sempre que couber em você, sentindo uma leve contração muscular;
- Inspire profundamente, para que o ar flua através dos dentes (com isso você cria um efeito refrescante e revitalizante);
- Expire pela boca ou pelo nariz, de qualquer maneira que você se sinta mais confortável, sentindo alívio e relaxamento por todo o corpo. Observe a calma dentro de você.
Pratique isso por dez respirações, verifique o efeito calmante e continue o exercício de acordo.
Ao aplicar energia física nessas técnicas de relaxamento, você não apenas acalmará sua mente, mas também trabalhará na fisiologia do seu corpo, criando uma boa forma física. Essa técnica é muito eficaz, pois envolve a mente e o corpo para se concentrar nas atividades mentais e físicas. Você pode combinar esse método com qualquer outro movimento corporal que melhor se adapte à anatomia do seu corpo.
O mais importante é criar um ritmo entre a respiração e o movimento do corpo, mencionado em uma das minhas publicações anteriores sobre posturas de ioga.
Se todas as técnicas acima ainda não conseguirem acalmar sua mente, existe outro ótimo método de relaxamento que envolve movimentos físicos ativos e tem imenso valor para a saúde mental e física.
6. Técnica de relaxamento para caminhar, conversar e respirar
No caso de sua mente estar super ocupada e aquecida, execute a seguinte sequência de movimentos mentais e físicos que o tranquilizarão:
- Interrompa qualquer atividade perturbadora e desfavorável que o tenha levado a esse ponto;
- Comece a andar e concentre-se apenas em caminhar, concentrando-se em cada uma das suas etapas;
- Equilibre o ritmo da caminhada com a respiração: isso iniciará o processo calmo e dará tempo e espaço para o pensamento construtivo;
- Ao caminhar e respirar, comece a delegar sua mente com pensamentos que o capacitarão;
- Inspire profundamente, dizendo estas três breves declarações: “Eu posso fazer isso, posso enfrentar este desafio, posso lidar com esta situação”;
- Expire amplamente e sinta o efeito calmante da sua atividade de caminhada. Sinta a fina energia da calma começar a emergir após uma curta distância de sua caminhada.
Pratique isso por pelo menos 5 a 10 minutos. Apenas ande e não pare. Mesmo se você estiver em uma sala, abra uma janela para tomar ar fresco e apenas ande pelo local. Execute esses seis passos continuamente e obterá o efeito de relaxamento e tranquilidade dentro de si. Seu entusiasmo por fazer isso seriamente acalmará sua mente e lhe dará a capacidade de começar de novo, melhorar sua resistência, tranquilidade e relaxamento.
Perceba a rapidez com que essas técnicas de relaxamento acalmam sua mente. Durante esse curto período de tempo, você pode reestruturar sua mentalidade, melhorar seu comportamento e se concentrar em todos os seus futuros desafios e conflitos.
A abordagem das técnicas de relaxamento
Independentemente do nosso conteúdo mental, todos precisamos do conhecimento para lidar com nossas emoções, sentimentos e pensamentos de maneira eficiente, especialmente em um ambiente profissional onde é necessário trabalho emocional. Queremos ser criativos, produtivos e bem-sucedidos. O objetivo de nossa mente é ser eficiente e capaz de encontrar uma solução para qualquer tipo de problema.
No entanto, há uma coisa que torna a calma de nossas mentes um problema:
Processamento de fluxo dinâmico de informações de superfície (não essencial).
Esse processo mental cria sentimentos inúteis e dissonância emocional, como informações circulando nas redes sociais, inúmeros e-mails de conteúdo subjetivo, etc.
Ao processar uma grande quantidade de informações em um período muito curto, não podemos identificar quais sentimentos e emoções surgem como resultado, sem mencionar que procuramos trabalhar com eles para sentir a mensagem enviada ao nosso coração. Portanto, ignoramos os sinais vitais de que nosso corpo está se comunicando e não reconhecemos a necessidade de técnicas de relaxamento.
Considerações finais
Comece a aplicar essas técnicas de relaxamento em qualquer situação da sua vida diária. De qualquer maneira, você respira, fala e caminha durante o estado de vigília. Portanto, aproxime-se desses mecanismos de maneira sutil e orgânica e os abrace não como algo novo para você, mas como algo intrínseco de si mesmo, apenas que você tem esquecido
Integre-os ao seu estilo de vida, transforme-os na sua rotina, no seu hábito. Os componentes dessas técnicas de relaxamento são os fundamentos da vida, usam seu valor e desfrutam de seus benefícios constantemente. Então sua mente será ocupada de maneira criativa e construtiva, produzindo frescor e eficiência. Saúdo o espírito em você!