O líder e empreendedor independente da Amway, José Bobadilla, explica por que a crise do coronavírus pode ser uma grande oportunidade.
O principal líder da Amway na América Latina, o colombiano José Bobadilla, compartilha sua perspectiva sobre a crise econômica causada pelo novo coronavírus ou Covid-19.
Em uma entrevista de Zoom com Daniel Aguado Oceja, Bobadilla comenta, que essa crise ocorre em um momento especial da história da humanidade. Enquanto as pragas antigas na Europa foram percebidas como resultado do castigo divino, devido às perspectivas de pensamento impostas religiosamente, hoje temos ferramentas para conhecer a origem do vírus, rastrear seu comportamento e logo encontrar uma vacina por meio do Investigação científica.
As informações também nos permitem conhecer, em tempo real, os surtos de infecção, as cidades com mais surtos e a taxa de mortalidade do vírus. Nesta perspectiva, as previsões do comportamento do vírus são bastante otimistas. Se uma grande proporção de pessoas morreu nas pragas da Idade Média, essa crise nos permite ter uma grande esperança sobre a resposta que podemos dar com a tecnologia e o conhecimento que temos atualmente.
A crise como uma oportunidade
Falando especificamente sobre a crise em termos econômicos, José Bobadilla destaca abertamente que é uma bênção ser confrontada por ela, embora com um resultado que seja momentaneamente pelo menos algo que possa nos contrariar, a perda de empregos seja o resultado mais óbvio de todos. essa realidade.
No entanto, Bobadilla alerta rapidamente que a perda de empregos com coronavírus é realmente uma grande bênção e uma oportunidade para centenas de milhares de pessoas reformularem seu caminho. De fato, há uma tendência que muitas pessoas não estavam prestando atenção, indica Bobadilla, e é a perda de empregos que vem ocorrendo devido à revolução tecnológica e à robótica.
Como observação lateral, o Fórum Econômico Mundial estima que 200 milhões de empregos serão perdidos na década de 2020 devido à robotização. Precisamente por esse motivo, é bom que muitas pessoas estejam perdendo seus empregos (uma afirmação que certamente será controversa para muitos), pois força as pessoas a sair de sua zona de conforto e a estar prontas para o caminho do empreendedorismo como uma nova força de trabalho.
Bobadilla conta sua própria história a esse respeito e nos diz que há 15 anos ele tinha a segurança de um emprego, mas embora isso fosse uma “segurança”, também era motivo de ansiedade, pois ele não sabia se havia perdido o emprego como reitor de uma universidade. Eu poderia encontrar um novo emprego em outro lugar.
Isso convenceu Bobadilla a investigar os negócios domésticos naquela época, e foi sua coragem sair da zona de conforto que coloca Bobadilla em uma posição privilegiada hoje como um empresário independente da Amway que não é responsável. nenhum chefe ou viver com medo constante de ser demitido.
Hoje, hoje, em meio ao desemprego, muitas pessoas já estão antecipando a realidade do desemprego global que nos espera com a próxima revolução tecnológica. Se eles conseguirem lidar com essa crise com sucesso, também estarão preparados para a próxima.
Você pode assistir à entrevista completa de José Bobadilla abaixo.