O mercado de colchões é muito concorrido. Não há um bom shopping que não tenha no mínimo uma loja vendendo colchões de diversos tipos, medidas e marcas.
Mas foi a 34 anos atrás, em 1983, que o primeiro Kenko Patto, mais conhecido no Japão como colchonete, chegou ao Brasil.
Como se sabe, no Japão quase não se usa os tradicionais colchões ocidentais, e sim, colchonetes para Tatami.
Com a filosofia de saúde preventiva, um tema ainda muito pouco utilizado e, muito menos, praticado aqui no Brasil. a Kenko Patto, começou a oferecer muito mais do que colchonetes e sim, aparelhos que cuidam da qualidade da saúde e do sono.
A técnica é muito simples: trata-se de reposição da energia magnética no organismo humano, energia tão necessária à vida humana quanto a água. Foi através da multinacional Nikken do Brasil que iniciou-se a produção e vendas.
A princípio, a fábrica foi instalada na Vila Paulicéia (São Bernardo do Campo, São Paulo); em 1987 instalou sua segunda unidade Industrial na cidade de Colombo – PR, depois, mudou-se para Diademaa-SP, e recentemente, foi instalada em Sorocaba, interior de SP.
O auge da empresa foi em 1989, atingindo 33.000 produtos vendidos por mês. Hoje são aproximadamente 7.000.000 de usuários em todo o Brasil.
Mesmo com esse sucesso, em 1997, o Japão se desinteressou pelo mercado brasileiro, resolvendo concentrar suas forças no mercado da América do Norte (EUA), deixando o Brasil em 1998.
Nesta época, dois diretores – empreendedores desta empresa, acreditando no produto e no mercado brasileiro, interessaram-se em manter o negócio aqui no Brasil.
Em uma negociação, acertaram a continuidade da Kenko Patto no Brasil e deram garantias que viabilizaram o negócio.
De 1997 a 1999, houve uma grande explosão de criação de fábricas de colchões magnéticos no Brasil, que diziam-se Kenko Patto.
Na criação desta nova empresa, surgiu também a Photon do Brasil Indústria e Comércio Ltda., fundada por estes dois empreendedores.
Os colchões Kenko Patto, possuiam Magnetoterapia, energia vital que aproveita o melhor do sol (raios infravermelhos longos), criada em laboratório japonês.
Através desta nova energia, pode-se criar uma infinidade de novos produtos, inclusive o Photon Dome, aparelho para tratamento médico, médico-estético, terapêutico e preventivo, na Ásia e na Europa.
Milhões de pessoas de todo o mundo se beneficiam com a tecnologia aplicada pela empresa, que no Brasil possui todas as certificações, licenças e autorizações de todos os órgãos competentes, incluindo a ANVISA.
Os dois empresários, que conseguiram manter os produtos Kenko Patto No Brasil, são sanseis.
Kozuka e Renato foram criados no interior do Paraná, e desde pequenos aprenderam os métodos de administração japonesa que mais tarde serviram como filosofia de trabalho, integrando colaboradores através da divisão de lucros.
A empresa que atua sob o sistema de MMN, acabou de realizar o evento Silver Trainning, com treinamentos que abordam a saúde emocional, financeira, profissional, humana e espiritual, gerando muito mais do que satisfação na relação com a empresa, mas crescimento em todos os aspectos da vida.