A primeira metade de 2020 não era nada do que era esperado. De fato, os desafios dos últimos meses deixaram muitas pessoas imaginando se o mundo se libertaria dessa época difícil. Há indicações de que as coisas estão melhorando, mas muitas pessoas são céticas quanto ao futuro e se as coisas vão melhorar ou não.
Líderes, quero lhe fazer uma pergunta vital: você acha que tem a competência, a confiança e a capacidade de suportar esse momento difícil e ter um futuro melhor do que qualquer coisa que tenha experimentado no passado?
Apesar de nossas realidades financeiras atuais, nossa equipe de liderança da John Maxwell Enterprise está determinada a buscar um futuro melhor com mais entusiasmo do que nunca.
Muitos líderes me perguntaram nos últimos três meses: “Por onde começo a planejar o futuro?” Por enquanto, tenho duas respostas predominantes.
1. Pare de se comparar
A comparação prejudicará sua saúde. Também irá parar o seu crescimento. E isso também paralisa sua equipe. Então pare de comparar!
Sim, quero dizer, pare de se comparar com os outros; mas também quero dizer: pare de se comparar a si mesmo! Suas metas iniciais para 2020 não deveriam existir no momento. Eles não vão acontecer. Não se compare a esses propósitos. Escreva novos objetivos. O desempenho do ano passado é história.
Pare de se comparar com os outros. Então, os negócios de rua tiraram mais proveito do plano de estímulo do governo? Quem se importa!? Esqueça isso. Quanto mais tempo você gasta olhando o que os outros têm em vez de gerenciar o que você tem, mais você paralisa a si e à sua equipe.
Pare de jogar o jogo de comparação e assuma o controle do futuro dos seus negócios.
Sua propensão à liderança familiar e confortável está fazendo você esperar o mundo voltar ao normal. Alerta de mudança de jogo: O mundo não está retornando ao “normal”.
É uma perda de tempo coletar as peças e tentar juntar a mesma caixa. Vá imaginar uma nova caixa. Porque aquele que trabalhou ontem não funcionará amanhã. Como posso saber? O impacto global é muito extenso e as ramificações a longo prazo serão muito violentas.
Sua capacidade de parar de comparar hoje ou amanhã com “ontem normal” ou “um ano normal atrás” será um fator decisivo para você, à medida que avançamos no futuro.
2. Leve seu tempo de reflexão intencional a sério
A necessidade de serenidade é ampliada quando o mundo ao seu redor é caótico. Encontre um tempo e um lugar onde você possa se separar da tempestade e se concentrar para construir e sonhar.
O planejamento para o futuro deve ocorrer com serenidade, não no auge de uma onda emocional que pode entrar em colapso com a próxima reportagem. E certamente não deve vir de um lugar de desespero onde você está com pressa de fazer alguma coisa. Não! Você não vai pensar em bons planos lá.
Você precisa se instalar.
Você precisa eliminar o emocionalismo.
Você precisa limitar o caos da distração.
Você precisa silenciar as vozes dentro de você.
Então você deve mergulhar na visão e no propósito que já está dentro de você. É aí que você começará a imaginar como será o futuro.
Para alguns, a noção de moldar um novo futuro é aterrorizante: eles preferem se apegar ao passado. Mas, líderes, esta é a nossa oportunidade de não apenas moldar um novo futuro, mas criar esse futuro de acordo com nossas especificações. Tudo o que precisamos fazer é deixar o passado para trás e sonhar com o que o amanhã pode ser.
O futuro é nosso. Nós lideraremos!