O Shark Tank é um reality show americano sobre realidade comercial, que estreou em agosto de 2009, na rede ABC e é exibido em canais de TV a cabo, mas vem ajudando alguns empreendedores do marketing de rede a obter sucesso em seus empreendimentos. 

O programa é a franquia americana do formato internacional Dragons ‘Den, que surgiu no Japão como Money Tigers, em 2001.

Ele mostra empreendedores fazendo apresentações de negócios para um painel de cinco investidores ou “tubarões”, que decidem ou não investir em sua empresa.

Na América Latina, a série foi produzida por várias redes de televisão como Sony e Claro TV. 

No Brasil, o Shark Tank está em sua quarta temporada, e já virou programa obrigatório de empreendedores.

A série alcançou países como México e Colômbia em formatos locais, onde empresários desses países avaliam a viabilidade de um investimento em um novo empreendimento e se eles se aventuram a investir nele.

Para os empresários que participam do programa, apresentar seus negócios é um grande desafio, no qual eles devem convencer os tubarões com argumentos estruturados e fatos confiáveis, ou seja, com base na realidade comercial de seus negócios. A série recebeu o nome oficial de Shark Tank, negociando com tubarões em suas versões latinas.

No México, a série estreou em 17 de junho de 2016 no Canal Sony. Em junho de 2019, o programa começou a ser transmitido na televisão aberta no canal Imagen Televisión. Atualmente, o Shark Tank Mexico transmitiu quatro temporadas e agora está transmitindo sua quinta temporada.

Na Colômbia, o Shark Tank estreou em 23 de fevereiro de 2018, também no Canal Sony. Atualmente, o Shark Tank Colombia foi ao ar em 3 temporadas, com 41 episódios.

Ao ver empreendedores independentes com grandes empreendedores milionários em cenários reais, os espectadores se deparam com situações que todo empreendedor deve enfrentar nas negociações diárias, entendendo as várias maneiras de gerenciar dinheiro que estão vinculados a um possível sucesso.

Existem várias lições que um empresário do marketing de rede pode obter ao assistir os episódios de Shark Tank , já que podemos vislumbrar um ambiente seguro, a sala de nossas casas em frente à televisão, como lidar com os meandros das negociações que podem levar a grandes resultados e saídas épicos econômicos ou projetos que terminam em nada.

Por esse motivo, apresentamos aqui os motivos pelos quais você deve ver o Shark Tank:

1. Entender como apresentar uma oportunidade de negócios corretamente

Uma das coisas básicas que une todo empreendedor de negócios da Shark Tank a qualquer empreendedor de marketing de rede é que, em determinado momento, ambos enfrentarão o grande momento de fazer uma apresentação. 

Este é o momento em que todo empreendedor deve mostrar segurança, conhecimento de seus negócios, linguagem corporal adequada, uma boa apresentação pessoal, dependendo do contexto, um tom de voz claro para fazer com que o destinatário entenda sua mensagem. clara e imediatamente. 

No Shark Tank, podemos ver muitos empreendedores que falham nesses aspectos, além de outros que se destacam com apresentações impressionantes e convincentes em todos os níveis.

2. Para aprender a negociar corretamente, superando objeções

Todos os participantes do Shark Tank precisam negociar com os tubarões para convencê-los a investir em um negócio. 

Dependendo de quão estruturado e sólido é um projeto, bem como previsões de lucro e planos operacionais, os participantes se atrevem a oferecer condições de investimento aos tubarões com participação acionária na empresa do projeto.

O que esse programa tem em comum com as apresentações de marketing de rede é que, tanto no programa quanto nas redes MMN, sempre encontraremos pessoas cheias de dúvidas, que não sabem se o produto é para elas, se estão indo comprar imediatamente, se eles entrarem no nosso programa de MMN com um determinado pacote ou outro. 

É por isso que é vital saber ouvir, superar objeções, adaptar-se às necessidades do cliente e ser muito claro com as condições de negócios, para que nosso cliente em potencial possa entender do que estamos falando e como ele pode vencer com nosso modelo de negócios.

3. Compreender como avaliar as possibilidades de associação

Um aspecto muito semelhante ao anterior, os clientes ou possíveis clientes de nossos negócios, bem como os tubarões do Shark Tank, poderão nos alcançar com várias possibilidades, dentro das quais eles precisarão de um suporte adicional para se comprometer com os nossos negócios. 

Por exemplo, o Los Tiburones sempre faz uma oferta que não é o que o participante do programa espera, da mesma forma que nosso cliente em potencial pode solicitar um certo tipo de ajuda extra para entrar no negócio, eles podem nos dizer: “Eu entrarei, mas se eu você acompanha pelo menos 2 reuniões semanais de apresentação para convencer minhas referências ”. Lá, você deve avaliar quais são suas possibilidades e quanto você pode oferecer.

4. Entender como realizar fechamentos eficazes

Fechar o acordo é a etapa mais emocionante e provavelmente, em alguns casos, a mais difícil de qualquer negócio. Se você superou as objeções de seus possíveis clientes, como os participantes do Shark Tank, deve chegar a um momento em que deve perguntar ao seu possível cliente: Então, você entrará ou não? 

Você deve criar o clima certo e ter um tom amigável, criar confiança e ser determinado. Dessa forma, como os participantes do Shark Tank, conseguem um acordo benéfico para ambas as partes.

Conclusões

No Shark Tank, vimos grandes negócios, que com o tempo e os investimentos dos tubarões alcançaram um sucesso muito maior do que eles poderiam esperar se tivessem seguido seu caminho atual (ou seja, sem financiamento extraordinário). 

Como os participantes deste programa, todos nós estamos vendendo algo constantemente e dia após dia. Saber como fazê-lo da maneira certa pode significar uma transformação radical em nosso estilo de vida e no escopo de nossos negócios.