A alemã Vorwerk, é a quarta maior empresa de MMN do mundo. Possui mais de 122 anos de existência porque foi fundada em 1883 e aderiu ao MMN há cerca de 30 anos.
Está atrás somente da Amway, Avon e Herbalife no ranking das 100 maiores empresas de Vendas Diretas do mundo.
Está quase passando Herbalife e abrindo vantagem para Mary kay e diversas outras empresas.
A Vorwerk é um grupo internacional formado por diversas empresas, cujo negócio principal é a distribuição direta de eletrodomésticos, produtos para cozinhas, tapetes revolucionários, pisos inovadores, além de serviços de leasing e financiamento. A Vorwerk fundou o banco AKF em 1968 e hoke, está entre as maiores empresas financeiras da Alemanha.
Fundada em 1883, é uma empresa familiar, com uma mega gestão profissional. A empresa tem 12 mil funcionários em tempo integral e mais de 590 mil representantes de vendas independentes em mais de 85 países em todo o mundo.
A maior proporção de empreendedores trabalha para a subsidiária norte-americana JAFRA Cosmetics, que a Vorwerk comprou.
A Vorwerk, é dona do melhor robô de cozinha do mundo: Bimby e dos aspiradores Kobold. A empresa é tida como a Apple e BMW do MMN!
O robô de cozinha Bimbi, está revolucionando a cozinha mundial
Assista o Vídeo
A HISTORIA DA EMPRESA
À medida que o rádio cresceu em popularidade na década de 1920, as vendas de gramophone caíram precipitadamente.
Esta situação terrível originou o nascimento do “Vorwerk Kobold” em 1929: o engenheiro-chefe Engelbert Gorissen desenvolveu um motor de gramophone com uma aspiradora vertical elétrica de alto desempenho.
Em 25 de maio de 1930, foi concedida uma patente para o Kobold “Modelo 30”. No início, as vendas do que era na época um aparelho completamente desconhecido na Alemanha eram muito pobres, apesar do preço relativamente modesto de 20 Reichsmarks.
Somente quando as vendas diretas foram lançadas em 1930 – a criação de Werner Mittelsten Scheid (1904-1953), um filho do fundador da empresa – o produto se encontrou com sucesso.
Em 1935, 100 mil “Kobolds” haviam sido vendidos, em 1937, meio milhão e, em 1953, um milhão. Antes da Segunda Guerra Mundial, em 1938, estabeleceu-se a primeira organização externa de vendas:
Durante a Segunda Guerra Mundial, a principal planta em Wuppertal-Barmen foi gravemente danificada em um atentado de maio de 1943, após o qual os filhos de agosto Mittelsten Scheid, Werner e Erich Mittelsten Scheid, assumiram em conjunto a administração da empresa.
A organização de vendas, que tinha mantido a empresa acima da água durante os anos da guerra, vendendo vários produtos, operações descontinuadas nesse ano.
Depois que a guerra terminou, a produção e as vendas foram reconstruídas, primeiro na Alemanha, e depois na Europa e no exterior. Em 1955, mais de 2.000 representantes de vendas da Vorwerk estavam novamente em andamento. Único parente-gerente – após a morte de seu irmão em 1953 – foi Erich Mittelsten Scheid.
Diversificação adicional
Em 1969, o Dr. Jörg Mittelsten Scheid, filho de Werner, conseguiu seu tio como chefe do negócio da família. Três anos depois, Günter Busch e Bernd Balders tornaram-se os primeiros sócios gerentes que não eram membros da família fundadora.
Até o final da década de 1960, a empresa concentrou-se principalmente na produção e venda de aspiradores, tapetes e tecidos de estofados, desde então diversificou continuamente, inicialmente no setor de serviços.
Vorwerk foi co-fundador do banco akf em 1968; Em 1970, o departamento interno de processamento de dados produziu a ZEDA Gesellschaft für Datenverarbeitung e EDV-Beratung mbH & Co. KG; E a fundação da Hygienic Service Gebäudereinigung und Umweltpflege GmbH em 1974 foi a célula germinativa que levou à divisão Hectas Facility Services.
Ao mesmo tempo, a empresa também estava expandindo sua gama de produtos domésticos. Isso incluiu o lançamento do processador de alimentos Thermomix em 1971, seguido por Vorwerk Fitted Kitchens em 1974.
A empresa iniciou o século 21 com uma série de novas aquisições e projetos de reestruturação. Em 2001, a Vorwerk comprou a organização de vendas diretas Lux Asia Pacific do grupo sueco Electrolux, consolidando assim sua posição no mercado asiático.
O golpe final foi a aquisição do fabricante americano de cosméticos Jafra Cosmetics.
A Jafra que já está no Brasil há muitos anos, vai ter a empresa mãe, atuando com MMN, provavelmente no primeiro semestre de 2018.