Durante a campanha presidencial dos EUA de 2016, o ex-candidato presidencial republicano Mitt Romney questionou as habilidades empreendedoras de Donald Trump, algo de que o atual presidente se gabou constantemente na campanha eleitoral.
“Ele herdou sua fortuna. Ele não o criou. E o que aconteceu com Trump Airlines, Trump University, Trump Magazine, Trump Vodka, Trump Steaks (uma empresa de carnes) e Trump Mortgage (uma empresa de hipotecas)? ”Perguntou Romney na época, listando os projetos. do magnata que falhou. “Ele não é um gênio dos negócios”, acrescentou.
Ainda assim, acreditamos que Mitt Romney perdeu uma falha adicional na longa história de Trump: a Trump Network.
O nome de Donald Trump é conhecido de todos hoje, alguns anos atrás ele era conhecido como um empresário reconhecido e muito excêntrico principalmente dedicado ao mercado imobiliário, que era admirado e seguido por milhões por sua grande capacidade de superar circunstâncias difíceis e sair de falências quase fatais (quatro falências no total).
Em 2004, a fama de Donald Trump disparou graças a seu reality show chamado “O Aprendiz“, no qual vários jovens empresários competiam para serem escolhidos como braço direito de Trump. O programa teve ampla difusão mundial.
Donald Trump publicou mais de 18 livros, alguns junto com Robert Kiyosaki, o que aumentou significativamente sua popularidade. No entanto, afirma-se que muito do que Trump publicou foi escrito por escritores fantasmas, escritores profissionais contratados.
Na verdade, Donald Trump provavelmente nunca escreveu nada que valha a pena mencionar.
O que poucos sabem é que Donald Trump, além de aprovar abertamente o marketing de rede como um modelo de negócio, tinha sua própria empresa de MMN, obviamente chamada de Trump Network.
A empresa nasceu em 2009 e tinha apenas três anos. Saiu do mercado porque aparentemente não era viável, apesar de ter atraído muita atenção desde o seu lançamento.
Os produtos que Trump lançou foram, como esperado, produtos de bem-estar, que inicialmente atraíram a atenção de muitos, graças à qualidade da equipe científica por trás dos produtos.
O plano de compensação não era muito diferente de qualquer outro MMN de seu tempo.
Era um tradicional multinível, com bônus de início rápido e royalties de longo prazo, e para poder fazer parte do negócio seria necessário um investimento de US $ 497.
Por que desabou?
O crescimento inicial da empresa com Trump foi incrível.
Donald Trump administrando sua própria empresa de Marketing de Rede era algo mais do que um sonho para muitos networkers. No entanto, o colapso começou a partir do segundo ano, causado em grande parte porque as expectativas não superavam a realidade do negócio.
Muitas pessoas pensam que o fracasso foi devido a algum desinteresse de Trump em sua nova empresa, já que ele havia realmente lançado este negócio com o objetivo de gerar alguns milhões adicionais para pagar dívidas de outros de seus investimentos.
Outros falam da pouca experiência corporativa de Trump na indústria de MMN, e outros simplesmente dizem que foi um golpe simples.
No final da equação, aqueles que perderam foram os mais de 21.000 distribuidores que se juntaram ao negócio e foram virtualmente enganados.
No entanto, existem alguns esclarecimentos que devem ser feitos sobre a Rede Trump. Donald Trump nem mesmo estava interessado em se envolver no desenho do plano de remuneração da empresa ou no tipo de produtos que eram comercializados.
Na verdade, a empresa não foi fundada por ele ou por sua equipe de consultores de negócios. Era uma empresa chamada Ideal Health, fundada em 1997.
Trump diz que não esteve envolvido nas operações da empresa. Mas as declarações dele e de outros representantes da empresa, bem como uma série de materiais de marketing que circulam online, muitas vezes davam a impressão de uma parceria que certamente levaria milhares de pessoas à prosperidade.
Na verdade, dentro de alguns anos, a empresa passou por momentos difíceis, deixando alguns vendedores em dificuldades financeiras. Eventualmente, a Trump Network foi adquirida por outra empresa.
Mas quando Trump juntou forças com a Ideal Health, ele ficou animado com seu futuro.
“Quando fiz ‘O Aprendiz‘, foi um tiro no escuro. Isso não é uma possibilidade remota ”, disse Trump em uma convenção da Trump Network com pelo menos 5.000 pessoas em Miami em 2009, seu rosto projetado em uma tela gigante. “Isso vai ser algo realmente incrível.”
“Vai ser a nossa empresa como grupo”, acrescentou.
Os profissionais de marketing afiliados à empresa, agora com uma nova marca, também destacaram o relacionamento.
“Estamos trabalhando em projetos nos bastidores todos os dias com o Sr. Trump“, disse Kim Stone, uma das representantes de vendas de mais alto nível da empresa, em um vídeo postado online no início de 2010.
“Isso pode literalmente estabelecer você para o resto da sua vida, financeiramente falando, se você aproveitar o momento certo agora com esta empresa”, disse Stone.
Em uma entrevista, Stone disse que muitos vendedores acreditavam que Trump estaria mais envolvido. “Inicialmente, quando os proprietários disseram que todos nós nos tornaríamos a Trump Network, eles levaram as pessoas a acreditar que ele era financeiramente parte dela”, disse ele. “E, tecnicamente, era apenas um acordo de marca.
O advogado de Trump, Alan Garten, disse em um comunicado que Trump sempre foi transparente sobre seu relacionamento com a rede. Alguns materiais, como o site da empresa, continham declarações em letras pequenas.
“Seu papel na Trump Network limitava-se a licenciar a marca ‘Trump’ e fazer discursos motivacionais para seus membros.
Trump nunca foi dono da Trump Network. Também não estava envolvida na fabricação ou venda de nenhum dos produtos da Trump Network ”, disse Garten. “Para ser claro, o papel do Sr. Trump na Trump Network foi claramente revelado a todos os envolvidos na empresa e seus membros, seja nos acordos de contratação independente do membro, materiais de marketing ou nos próprios produtos.”
Entrevistas com nove ex-vendedores e especialistas acadêmicos e do setor, bem como documentos judiciais, queixas da Federal Trade Commission e documentos e vídeos da Trump Network que permanecem online até hoje, contam a história de Trump alavancando seu nome e reputação, apenas para deixar muitos decepcionados e que imaginaram benefícios que nunca se materializaram.
A Trump Network não é a primeira empresa afiliada à Trump a receber escrutínio. Outro negócio de branding de Trump se tornou um tema de debate na campanha presidencial de 2016: Trump University, que foi processada, junto com Trump, por prometer ensinar às pessoas maneiras únicas de ganhar dinheiro no mercado imobiliário, um programa que custaria milhares de dólares sem oferecer aulas eficazes. Os alunos também dizem que foram enganados sobre a extensão do envolvimento de Trump.
Trump rejeitou as acusações.
Alguns dos representantes de vendas da Trump Network que sofreram depois que a empresa teve problemas dizem que ficaram desapontados com a falta de comprometimento de Trump e dos proprietários da Trump Network. Jenna Knudsen, uma das representantes de vendas que alcançou uma das posições de vendas mais altas da empresa, tinha milhares de pessoas trabalhando para ela e a certa altura estava ganhando milhares de dólares por mês, ela acabou perdendo sua casa.
Seu carro, comprado como parte do programa de recompensas da empresa, foi recuperado no meio da noite. Ela disse que era uma mãe solteira, sem pensão alimentícia ou pensão alimentícia, e que seus filhos estavam traumatizados.
“A empresa mudou seu nome para Trump Network, então pensamos que éramos sua empresa, que ele estava investindo em nós. Mas éramos apenas um backup para ele. Estávamos apenas pagando para alugar seu nome ”, disse Knudsen.
“Foi Trump o culpado? Não sabemos, mas ele certamente não fez o que disse que faria. Ele não nos apoiou, não fez desta empresa a sua empresa. E em algum lugar entre [os proprietários] e Donald Trump, eles devastaram milhares de pessoas. E ninguém nunca se desculpou. “
O caminho da rede Trump
Quando se voltou para a Ideal Health no final dos anos 2000, Trump não deu a entender nenhum escrúpulo sobre o setor. “Sou um grande fã de marketing de rede”, disse Trump na convenção de Miami em 2009, que contou com artistas de circo sobre pernas de pau e uma grande festa de dança.
A Ideal Health foi fundada em 1997 por Scott Stanwood, seu irmão Todd, e Lou DeCaprio, que trabalharam juntos no negócio de marketing multinível.
O principal produto da Ideal Health, mais tarde Trump Network, era um multivitamínico, desenvolvido para clientes com base em um teste de urina.
Custou US $ 139,95, mais US $ 69,95 por mês para vitaminas, mais US $ 99,95 para testes adicionais a cada seis meses. Os ex-fornecedores elogiaram o produto e disseram que ele ajudava os clientes a ter uma vida mais saudável. Mas alguns especialistas dizem que seu valor é questionável.
“Há muito pouca evidência para sugerir que este teste lhe dará informações clinicamente significativas, ou que os suplementos que eles fornecem o tornarão saudável”, disse Timothy Caulfield, professor de saúde pública da Universidade de Alberta e analista de longa data. da medicina alternativa.
Mas a maior parte da controvérsia em torno da Ideal Health e, mais tarde, da Trump Network, decorre de como essas empresas recompensavam e recrutavam representantes de vendas. Embora muitas empresas de MMN sejam legais, a FTC classificou algumas como esquemas de pirâmide mal disfarçados.
Scott Stanwood, entrevistado pelo Washington Post, disse que não pôde comentar devido a acordos de confidencialidade com a Trump Organization. Ele disse que estava falando em nome da Ideal Health e de outros proprietários da Trump Network.
Como é comum com o modelo, os representantes de vendas da Trump Network ganhavam dinheiro quando vendiam produtos e quando os vendedores que trabalhavam com eles faziam compras.
Eles não eram empregados, então não tinham garantia de salário. E como os vendedores de produtos pré-pagos todos os meses, eles assumiram grande parte do risco.
Um plano de compensação da Trump Network mostra que aqueles que estão em vendas receberam grandes recompensas pelo recrutamento.
Um exemplo hipotético apresentado pela empresa mostrou que os vendedores poderiam construir níveis de vendedor abaixo de si mesmos e ganhariam comissões de $ 100, $ 25 ou $ 20 cada vez que um novo recruta comprasse um kit inicial de negócios por $ 497. “Crescimento extraordinário no nível 7 “, dizia o plano,” 2.187 pessoas x $ 20 = muito dinheiro. “
Em uma reclamação à FTC, obtida por meio de uma solicitação da Lei de Liberdade de Informação do The Washington Post, um ex-representante de vendas relatou ter gasto $ 1.887,75 em kits iniciais e outros suprimentos.
“Eles sempre me enganaram, fazendo-me acreditar que eu ganharia dinheiro apenas vendendo mais produtos e convidando mais pessoas, mas a taxa de retorno é muito baixa”, escreveu o consumidor, que não se identificou.
“Em outras palavras, eles estão enganando e induzindo as pessoas a acreditar que, se ‘apenas persistirem’, ganharão dinheiro.”
Garten disse que a Trump Network não recebeu nenhuma reclamação da FTC. Katie Baker, advogada da FTC, disse que a FTC não contata as empresas para resolver reclamações individuais, mas simplesmente as analisa e compila.
Muito antes de Trump se envolver, a Ideal Health havia enfrentado questões semelhantes sobre suas práticas de negócios, de acordo com documentos divulgados por um pedido da Lei de Liberdade de Informação de 2004 do escritório de advocacia Mansfield Tanick & Cohen de Minneapolis.
Os representantes de vendas disseram que pagaram milhares de dólares por programas de liderança, infomerciais, kits iniciais e outros materiais que nunca recuperaram nas vendas.
Um consumidor disse que ingressou na empresa com a expectativa de uma renda mensal de cinco dígitos, mas acabou gastando US $ 8.956,20 em materiais promocionais.
Outro afirmou que foram encorajados a hipotecar sua casa por US $ 70.000 para comprar ações em publicidade na televisão.
“Eles tentam usar as esperanças e os sonhos das pessoas para esvaziar suas carteiras”, diz uma reclamação.
Seguindo os passos de Donald Trump
Trump não era novo no marketing multinível. Ele já estava envolvido há vários anos com a ACN., uma empresa que vende telefones e outros serviços.
De acordo com documentos divulgados no início deste ano por sua campanha, em 2014 e 2015 Trump recebeu US $ 1,35 milhão em taxas por três negociações com a ACN.
A ACN disse que Trump foi um orador principal pago em vários eventos da empresa, assim como muitos outros especialistas da indústria e de negócios, e não estava envolvido em qualquer outra faceta do negócio.
Trump conheceu a Ideal Health no início de 2008 através de Dean Blechman , um ex-executivo-chefe da Ideal Health, e outro associado, de acordo com um documento judicial de um processo de separação subsequente entre Blechman e Ideal Health.
A Ideal Health estava “subcapitalizada”, disse Blechman, e a empresa buscava uma parceria para expandir seu reconhecimento.
Então, ele e dois outros contatos de negócios marcaram uma reunião com Trump em seu escritório em Manhattan.
Blechman diz que Trump gostou da ideia de promover a saúde, além de criar empregos e renda para as pessoas por meio do marketing direto.
“Trouxe para a empresa uma oportunidade de receita na casa das centenas de milhões de dólares”, disse Blechman. “Não havia ninguém no mundo, ninguém, nem uma única pessoa no mundo, que fosse mais perfeito do que Donald Trump.”
Trump inicialmente considerou assumir uma participação na empresa, de acordo com o documento judicial. O advogado de Trump, Garten, disse que o bilionário “se envolveu com a Trump Network porque acreditava na força da equipe administrativa”, mas disse que apenas visualizou um acordo de licenciamento.
Finalmente, em março de 2009, as partes chegaram a um acordo em que a Ideal Health licenciaria as marcas registradas e a imagem de Trump promoveria seus produtos.
O endosso de Trump convenceu alguns vendedores a abandonar seus empregos diários e recrutar amigos, familiares e vizinhos para se juntarem, de acordo com entrevistas e notícias contemporâneas.
A rede cresceu para mais de 20.000 pessoas, de 5.000 antes de sua participação, relatou o Boston Globe em 2010.
Enquanto muitos americanos lutavam com as consequências da crise financeira e da Grande Recessão, Trump apregoava a web como uma salvação.
“O colapso econômico, a ganância e a inépcia do setor financeiro sabotaram os sonhos de milhões de pessoas.
Os americanos precisam de um novo plano ”, disse ele em um vídeo introdutório. “Eles precisam de um novo sonho.
A Trump Network quer dar esperança renovada a milhões de pessoas, e com um plano empolgante para sair da recessão. “
Sara Harper, uma ex-vendedora da Trump Network em San Diego, disse que a mensagem geral que ela e seus colegas receberam tornava fácil pensar que Trump era uma parte substancial do negócio.
“Foi mostrado que ele estava envolvido em um nível de tomada de decisões de negócios que eu não acho que ele realmente estava”, disse ele.
Vários fornecedores disseram que seguir os passos de Trump foi um grande atrativo.
As pessoas viram na Trump Network uma oportunidade de parceria com “a maior marca registrada do mundo”, disse Lenny Izzo, um quiroprático que era um dos principais comerciantes da Trump Network.
“Com a chegada de Trump, eles o promoveram para nos fazer acreditar, ah, não vai demorar muito; vamos ganhar dinheiro muito mais rápido ”, disse Yvonne Zook, que era uma representante de vendas de nível médio.
Mas, nos anos seguintes, de acordo com vários fornecedores, muito menos pessoas começaram a comparecer às conferências anuais. E no final de 2011, alguns de repente pararam de receber seus pagamentos e começaram a sair da empresa.
Garten disse que muitas pessoas tiveram sucesso financeiro com a rede. “Mas, como acontece com qualquer empresa comercial, você obtém aquilo em que investe”, disse ele.
Ele acrescentou que quaisquer problemas que surgissem na Trump Network “foram apenas resultado da crise financeira”.
Outros, no entanto, sugerem motivos alternativos pelos quais a empresa lutou, incluindo má administração e perda de propriedade pelos proprietários, como gastos em um novo escritório e eventos promocionais espalhafatosos e um ajuste estranho entre a marca Trump e um produto. saúde e bem estar.
Alguns representantes de vendas não estão criticando Trump pelas dificuldades da empresa, dizendo que ele fez o melhor em um relacionamento limitado.
“Ele fez exatamente o que lhe foi pedido. E acho que é por isso que as pessoas ficaram entusiasmadas, porque pensaram que isso poderia ser a reviravolta para a empresa, porque acharam que fazia sentido para os negócios “, disse Carolyn Connolly, uma das principais vendedores.
De acordo com registros públicos, os proprietários da Trump Network, Todd e Scott Stanwood e Lou DeCaprio, entraram com pedido de falência.
O trio perdeu a casa de 8.000 pés quadrados com uma piscina infinita onde moravam juntos ao norte de Boston.
No final de 2011, o contrato de licenciamento de Trump terminou e, no início de 2012, a empresa foi vendida para outra empresa, Bioceutica, por um valor não revelado.
O advogado de Trump diz que os vendedores que assinaram com a Bioceutica receberam pagamentos pendentes. Naquela época, a Bioceutica não quis comentar.
Izzo diz que Trump poderia ter salvado a empresa “se tivesse intervindo … mas não tinha um bom motivo para fazê-lo”. Izzo, que também pediu concordata, acrescentou:
“Você poderia ter feito uma abordagem diferente?
Absolutamente. Você poderia ter cobrado menos taxas, poderia ter interferido e orientado a empresa de forma diferente? Eu poderia, mas essa não foi a escolha. “