A Tupperware anunciou ontem a emissão de uma patente nos Estados Unidos para um produto seu chamado PONDS (Passive Orbital Nutrient Delivery System).
A patente cobre os direitos de um dispositivo projetado para cultivar vegetais em órbita baixa da Terra. com manutenção mínima.
“Estamos orgulhosos de ter recebido uma patente para o design exclusivo e inovador de nosso produto PONDS”, disse Miguel Fernández, CEO da Tupperware Brands.
“Com esta patente em mãos e com o trabalho de nossas equipes neste projeto, estamos agora explorando maneiras de capitalizar a ciência por trás dessa inovação e usar esse conhecimento para permitir que os consumidores em todo o mundo reduzam o impacto do plástico de um somente uso e desperdício de alimentos por meio do uso de nossos produtos ambientalmente responsáveis ”.
Em 2015, uma equipe do Kennedy Space Center da NASA liderada pelo Dr. Howard Levine começou a desenvolver PONDS (Passive Orbital Nutrient Delivery System) para expandir as capacidades do Plant Production System (Veggie) da NASA no Estação Espacial Internacional para que os astronautas pudessem cultivar plantas mais complexas em Veggie, enquanto também reduzia a quantidade de tempo gasto na rega e manutenção das plantas.
A Tupperware se juntou ao projeto em 2017 para melhorar o design de um protótipo PONDS aplicando conhecimentos de engenharia e ciências físicas para criar uma maneira passiva de fornecer água e nutrientes às plantas em um ambiente de baixa gravidade.
Desenvolvido em parceria com a Techshot, uma empresa de pesquisa e manufatura espacial, o PONDS é o resultado da otimização da tecnologia de microgravidade para criar um sistema de manutenção passivo e sem energia para o cultivo de vegetais com maior necessidade de água no espaço.
O design do produto patenteado concentra-se em um desafio científico criativo único: regar plantas na ausência de gravidade.
Assim, a Tupperware foi inspirada na maneira natural como as plantas absorvem água por meio da ação capilar.
O recurso requer que os astronautas insiram uma pequena seringa cheia de água na base do sistema e, em seguida, uma combinação de materiais molháveis, ação capilar e geometria interna para fornecer e distribuir água para a muda enquanto estabelecem raízes em material de argila enriquecido com nutrientes.
O dispositivo é projetado com propriedades de armazenamento de água que garantem um fluxo adequado de água para a planta sem qualquer obstrução.
“Este reconhecimento é uma grande conquista da inovação que esta marca representa há quase 75 anos”, disse David Kusuma, vice-presidente de Desenvolvimento de Produto e Pesquisa e Desenvolvimento da Tupperware Brands.
“Escolhemos este projeto porque estamos confiantes de que podemos usar esse conhecimento e tecnologia para o desenvolvimento futuro dos produtos da Tupperware.”
O PONDS foi lançado ao espaço pela primeira vez na missão CRS-14, a décima quarta missão de reabastecimento de carga contratada pela SpaceX para a Estação Espacial Internacional para a NASA em 2 de abril de 2018, sob o contrato de Serviços Comerciais de Reabastecimento.
O hardware PONDS retornou à estação espacial no Northrop Grumman CRS-11, lançado novamente em 17 de abril de 2019, e no lançamento do SpaceX CRS-20 em 6 de março de 2020. A Tupperware e a NASA estão planejando uma quarta viagem. em 2021.
A Tupperware ganhou quase 300 prêmios de design em todo o mundo, incluindo prêmios do Conselho Alemão de Design, The Chicago Athenaeum e Industrie Forum Design, e seus produtos originais foram apresentados na famosa exposição Good Design do MoMA.
No ano passado, a Tupperware recebeu duas Menções Honrosas do Prêmio Fast Company Innovation by Design de Empresa de Design do Ano e Melhor Design da América do Norte pelo sistema PONDS.