A Herbalife Nutrition está comemorando um ano do lançamento da sua iniciativa “Nutrição para Fome Zero” (Nutrition for Zero Hunger, em inglês) e compartilhou os resultados para o Dia Mundial da Alimentação (16).
“Nutrição para Fome Zero” é um programa global que está alinhado com o segundo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, que visa acabar com a fome em todas as suas formas até 2030 e alcançar a segurança alimentar e uma melhor nutrição.
Globalmente, mais de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso a alimentos suficientes e nutritivos. A população global continua a crescer e a necessidade de alimentos está aumentando proporcionalmente. Por meio da iniciativa “Nutrição para Fome Zero”, a Herbalife Nutrition está trabalhando com parceiros para fornecer recursos, refeições e educação para ajudar a alimentar os necessitados.
Em apoio aos programas e campanhas educacionais de seus parceiros sem fins lucrativos, a iniciativa “Nutrição para Fome Zero”, da Herbalife Nutrition, ofereceu até o momento:
• Cerca de 700.000 refeições nutritivas a crianças e famílias.
• Mais de 500.000 porções de produtos Herbalife Nutrition e 1,58 toneladas de alimentos para famílias necessitadas.
• Educação nutricional e informações sobre a importância da amamentação para o desenvolvimento infantil a 47.000 mulheres.
• Suplementos alimentares a 40.000 crianças para reduzir a deficiência de nutrientes e apoiar o desenvolvimento infantil saudável.
“A iniciativa Nutrição para Fome Zero da Herbalife Nutrition tem sido útil para amenizar a fome, mas ainda temos um longo caminho a percorrer para construir um mundo onde todos tenham acesso a alimentos de qualidade. Erradicar a fome exigirá trabalho e esforços conjuntos de governos, organizações sem fins lucrativos e corporações. Continuaremos trabalhando com todas as partes interessadas para garantir que todos tenham acesso à nutrição”, diz Alan Hoffman, Vice-Presidente Executivo de Assuntos Corporativos Globais.
A pandemia global está aumentando a insegurança alimentar e, de acordo com um relatório recente das Nações Unidas, 132 milhões de pessoas a mais provavelmente irão enfrentar o problema até o final de 2020. Agora, mais do que nunca, há uma necessidade urgente de fornecer acesso a alimentos saudáveis e nutritivos às populações em risco.
Outra maneira de diminuir a desigualdade da fome no mundo seria reduzindo o desperdício de alimentos. Dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) mostram que um terço (30%) dos alimentos produzidos para o consumo são desperdiçados diariamente, sendo que o Brasil fica entre os dez países que mais desperdiçam alimentos no mundo. Isso gera um prejuízo para a economia de quase 940 bilhões de dólares por ano, além de afetar diversas classes trabalhadoras e o desenvolvimento do país.
“O desperdício de alimentos pode ser diminuído com ações individuais dentro da nossa própria casa, tais como planejar as compras, armazenar corretamente os alimentos, congelar sobras e descartar corretamente o lixo. São atitudes que, em conjunto, têm impacto na redução global do desperdício de alimentos”, explica a nutricionista Dra. Carolina Pimentel, Membro do Conselho Consultivo de Nutrição da Herbalife Nutrition do Brasil.
Em seu primeiro ano, a iniciativa “Nutrição para Fome Zero” anunciou alianças com parceiros globais sem fins lucrativos que são reconhecidos por seu impacto no combate à fome no mundo, incluindo Feed the Children, The Hunger Project, Chrysalis, National Hispanic Council on Aging e a Chinese Red Cross Foundation. Por meio dessas parcerias, a Herbalife Nutrition está trabalhando para ajudar a reduzir a fome a zero, fornecendo boa nutrição e recursos educacionais às comunidades carentes.
Os esforços da companhia com a causa começaram muito antes, com o trabalho da Herbalife Nutrition Foundation (HNF) — organização sem fins lucrativos mantida pela Herbalife Nutrition, seus Consultores Independentes, funcionários, amigos e familiares inclusive no Brasil.
A entidade, que é dedicada a melhorar a qualidade de vida ao prover uma boa nutrição a crianças em situação de risco social, foi criada em 1994, está presente em 61 países e, atualmente, beneficia mais de 4.000 crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social no país e cerca de 120 mil ao redor do mundo.