Quando questionado sobre sua fórmula para o sucesso, o empresário americano J. Paul Getty disse: “Acordo cedo e trabalho duro.” Ao contrário dos casos de sorte, é um encontro com a honestidade que impulsiona seus desejos de seguir em frente.
No entanto, qualquer história de sucesso encontrada em todos os grandes vencedores em comum é: a força para superar as adversidades.
Você tem que atirar direto para o topo. Haverá desafios ao longo do caminho e alguns deles devem trazer à tona o que há de melhor em você.
Isso diferencia aqueles que usam desafios para ajudar a moldar um futuro melhor daqueles que ficam presos em obstáculos.
Seguem alguns exemplos de líderes, empreendedores, cientistas e grandes personalidades que enfrentaram adversidades, sendo capazes de extrair o melhor aprendizado em todos os momentos para consolidar seu caminho para o sucesso:
Albert Einstein
Albert se formou na faculdade, desempregado e deprimido quando escreveu à irmã: “O que mais me deprime é a desgraça de meus pais não terem um momento feliz há tantos anos.
Mas o que mais me dói é ver como, como adulto, tenho que assistir sem poder fazer nada. Não sou nada mais do que um fardo para a minha família … seria melhor se eu nunca tivesse existido em suas vidas “
Seu pai faleceria alguns anos depois. Foi nessa época que Albert Einstein, apesar de seus fracassos, conseguiu um emprego como professor universitário e até sua fama virou história até hoje.
Provavelmente, suas primeiras frustrações também influenciaram sua resiliência. Suas idéias o tornaram um grande cientista, mas sua humanidade o tornou uma lenda.
Thomas Edison
Thomas Alva Edison desenvolveu muitas habilidades quando era jovem. Ele vendia doces e jornais em trens de Port Huron para Detroit e vendia vegetais para complementar sua renda.
Ele também estudou análise qualitativa e conduziu experimentos químicos no trem até que um acidente o impediu de fazer mais trabalhos desse tipo.
Edison mais tarde obteve o direito exclusivo de vender jornais nas estradas. Isso deu início à longa sequência de empreendimentos empreendedores de Edison, quando ele descobriu seu talento como empresário.
Esses talentos o levaram a fundar 14 empresas, incluindo a General Electric, que continua sendo uma das maiores empresas de capital aberto do mundo.
Ele desenvolveu muitos dispositivos que influenciaram muito a vida em todo o mundo, incluindo o fonógrafo, a câmera de cinema e a útil lâmpada elétrica de longa duração.
Apelidado de “O Mágico de Menlo Park”, ele foi um dos primeiros inventores a aplicar os princípios da produção em massa e do trabalho em equipe em grande escala ao processo de invenção e, por isso, muitas vezes é creditado por ter criado o primeiro laboratório de pesquisa da indústria.
Muitas de suas invenções falharam várias vezes antes de se tornarem totalmente operacionais e funcionais para um público amplo.
A história por trás da lâmpada de Edison, que ele só conseguiu alcançar após inúmeras tentativas, é um exemplo de como a tenacidade para superar as adversidades nos coloca no caminho do sucesso.
Thomas Watson
Quando eu era jovem, poucos teriam esperado muito de Thomas Watson.
Ele nunca se formou na faculdade e foi imediatamente despedido de seu primeiro emprego de vendedor após ser encontrado bêbado em um salão de beleza.
Ele então se envolveu em fraude de títulos e, posteriormente, abriu um negócio que faliu depois de um tempo.
As coisas começaram a melhorar quando ele conseguiu um emprego na empresa National Cash Register e conseguiu chamar a atenção de John Patterson, o fundador da empresa.
Ele se tornou um dos principais executivos da empresa, mas isso também deu errado, quando Watson foi condenado à prisão por práticas de marketing anticompetitivas.
Como Kevin Maney escreve na biografia de Watson, “O julgamento e o veredicto o forçaram a perceber que havia coisas maiores em sua vida do que seu trabalho.
Ele também provou a si mesmo que não era um criminoso egocêntrico. Essa experiência iria moldar sua carreira como presidente da IBM. “
Foi lá que Watson se tornou um ícone dos negócios americanos e criou uma cultura única. Ele se esforçou para projetar uma imagem totalmente limpa e fez do atendimento ao cliente uma prioridade.
Ironicamente, seus fracassos anteriores deram-lhe um forte senso de otimismo e resiliência. Depois de ser passado pelo fogo, mais de uma vez, ele se sentiu mais forte do que nunca para superar qualquer desafio.
Esse otimismo valeu a pena durante a Grande Depressão. Enquanto outros se aposentavam, ele investiu durante a recessão e quando o presidente Franklin D. Roosevelt lançou o New Deal, a demanda por máquinas IBM disparou. No final da depressão, a IBM teria se tornado uma grande empresa internacional.
Walt Disney
Walt Disney nasceu em uma família pobre, com poucas oportunidades. Porém, sua tenacidade o levou a estudar desenho em meio período enquanto trabalhava.
Junto com seu irmão Roy, ele fundou a Walt Disney, uma empresa que enfrentou várias adversidades, incluindo um desfalque por uma empresa que comprava curtas e desenhos animados da Disney.
Mesmo assim, Disney não desistiu e continuou a trabalhar meticulosamente em um dos personagens que o levariam à fama mundial nas décadas de 1930 e 1940, Mickey Mouse.
Hoje, Walt Disney é uma empresa que vale mais de US $ 130 bilhões, com projetos e operações em todo o mundo.
A história de Walt Disney continua sendo um exemplo de autoaperfeiçoamento para o americano de hoje e uma representação vívida do sonho americano.
A pobre garota de Hot Wells, Texas
Em 1963, Mary Kay Ash se sentiu solitária e deprimida quando seu marido morreu repentinamente de ataque cardíaco. Ela diria mais tarde sobre essa situação “Eu morava nas ruas de um necrotério e comecei a me perguntar se deveria seguir em frente ou desmaiar ali”.
Mas, aos poucos, com o desejo de seguir em frente e de reunir forças, ele fundou a Mary Kay Cosmetics, uma empresa avaliada hoje em mais de US $ 4 bilhões de dólares.
A empresa transformou sua missão de empresa em realidade, proporcionando às mulheres um ambiente de trabalho responsivo e inspirador. A revista Fortune a elegeu uma das 100 melhores empresas para se trabalhar na América Latina.
Assim, conclui que foram suas primeiras frustrações que a levaram a criar uma empresa dedicada a oferecer oportunidades para mulheres como ela.
O sucesso é construído
Estamos condicionados a acreditar que podemos navegar pela vida, coletando realizações e elogios à medida que avançamos.
A verdade é que temos duas opções: aceitar os desafios que têm o potencial de nos empurrar para algo novo ou viver uma vida monótona de desespero silencioso, totalmente desprovida de distinção.
Ninguém, pelo menos alguém com bom senso, procura falhar. Foi a lealdade inabalável de Thomas Watson que elevou sua posição. Einstein parecia incapaz de encontrar um emprego estável.
Mary Kay Ash certamente não estava procurando a morte repentina de seu marido. A Disney não procurou ser enganada nem Edison quis falhar tantas vezes antes de alcançar o sucesso.
No entanto, foram essas decepções que moldaram seus sucessos posteriores. O que construiu seu sucesso não foi o fato de terem falhado, mas a maneira como escolheram superar o fracasso. Na verdade, eles realizaram o que fizeram porque se recusaram a apanhar mais uma vez.
A verdadeira medida do sucesso não está nas conquistas ou no reconhecimento, mas nos desafios. Ao celebrarmos os ícones da ciência, dos negócios e do governo, não devemos esquecer que foram meros mortais que lutaram, falharam e depois seguiram para coisas maiores.