A Farmasi é uma empresa emergente como nenhuma outra no mercado de venda direta norte-americano.
Quando ele lançou seu negócio de beleza e cuidados com a pele nos Estados Unidos em janeiro de 2019, ele trouxe consigo um legado internacional de 70 anos para a indústria.
Hoje a Farmasi, empresa fundada na Turquia, é considerada uma das três empresas de venda direta de crescimento mais rápido no mundo.
Suas raízes são profundas, primeiro como fabricante de produtos farmacêuticos e distribuidor de varejo, depois como fabricante e distribuidor de varejo de produtos de beleza, e seu sucesso se estendeu para além de sua casa em Istambul, Turquia, para os países europeus vizinhos.
Para 2010, a competição pela colocação de produtos nas prateleiras das lojas fez com que reconsiderassem sua posição no varejo. Eles logo trouxeram sua marca de beleza estabelecida diretamente ao consumidor por meio da venda direta.
Começando em sua Turquia natal e depois passando para o varejo em vários países, Farmasi se transformou em uma história de sucesso de venda direta, cujas vendas dobraram ano após ano entre 2012-2016.
É raro que uma empresa como a Farmasi seja considerada uma start-up, mas na verdade é agora que seu crescimento se deslocou para o Ocidente, para a América do Norte, o que representa uma expansão atípica no setor de varejo, direto internacionalmente.
“Somos uma das poucas empresas de venda direta nos Estados Unidos que não tem sede nos Estados Unidos. Fomos fundados em outro país, trouxemos nosso negócio para cá e tivemos muito, muito sucesso”, descreve Sinan Tuna, CEO da empresa para a América do Norte.
Preparação e disponibilidade
Os irmãos Sinan Tuna e Emre Tuna, educados e morando no exterior há anos, estão liderando a expansão global da Farmasi, que começou nos Estados Unidos e já estão planejando lançamentos no Canadá e no México ainda este ano.
Como seu pai e seu avô antes deles, preparação e prontidão marcam sua jornada até agora. Um intenso foco de 18 meses em infraestrutura, tecnologia da informação, software e cadeia de suprimentos global precedeu qualquer conversa sobre os objetivos do mercado global.
“Precisávamos ter certeza de que nossas fábricas eram suficientes para abastecer todos os países … que nossa equipe era muito forte, pessoas fortes com uma perspectiva global que viveram em diferentes países”, diz Sinan.
Com os mercados existentes espalhados pela Europa e países do Leste Europeu, a Farmasi poderia ter saturado ainda mais essas áreas. Mas, diz Sinan, “cada país significa mais problemas e mais tempo para consertar tudo”.
“Em países como Estados Unidos, Alemanha, países da União Européia e provavelmente Japão, achamos muito mais fácil expandir nossos negócios porque as regras são simples. As regras estão aí. A legislação está aí. O regulamento existe. Tudo está escrito. Sabe, se você seguir o livro, já que sempre seguimos o livro, é fácil ”, diz Sinan.
Farmasi, então, aposta em grandes mercados com potencial e impacto ainda maiores, como os países da União Européia, Japão e Estados Unidos. Eles queriam transformar a familiaridade linguística e cultural em um lançamento global ideal.
Emre Tuna, vice-presidente da CIS, EUA e América do Norte, também morou e trabalhou nos Estados Unidos. Todos os fatores alinhados para que o lançamento nos Estados Unidos fosse bem-sucedido.
Desde 2019, a Farmasi assinou mais de 500.000 distribuidores nos Estados Unidos. Eles enviam 300.000 pedidos por mês e relatam vendas mensais que chegam a US $ 100 milhões.
Eles se adaptaram rapidamente às mudanças provocadas pela pandemia COVID19, otimizando o comércio eletrônico e oferecendo aos distribuidores um canal social.
E eles são conhecidos por criar novos depósitos em apenas algumas semanas para atender à demanda dos clientes. Uma sede e campus de distribuição de US $ 26 milhões em Miami, Flórida, a ser concluída até o final de 2021, deve resolver os problemas logísticos indefinidamente.
“Estamos nos preparando totalmente para os próximos cinco anos nos Estados Unidos. O novo centro de distribuição será grande o suficiente para fornecer US $ 1 bilhão em vendas apenas nos EUA e poderá escoar toda a sua produção para os Estados Unidos e Canadá ”, diz Sinan.
Em termos de atendimento às demandas de produtos, a escolha da Farmasi de Miami como sua sede na América do Norte permite o envio direto de seu campus de fabricação de 2,5 milhões de pés quadrados, denominado FarmaCity, em Istambul. O campus é composto por sete fábricas que criam produtos de maquiagem, cuidados com a pele, fragrâncias e cuidados domiciliares, bem como embalagens.
“Nossa fábrica é provavelmente nosso principal ponto forte. Somos uma empresa que está apenas começando nos Estados Unidos, uma empresa emergente, ao mesmo tempo, temos um longo legado.
Nossa manufatura está pronta para fornecer quatro vezes a quantidade que enviamos agora. Podemos facilmente crescer cerca de quatro vezes sem um grande investimento na FarmaCity. Isso pode nos colocar entre os dez primeiros do mundo em vendas diretas ”, explica Sinan.
A Farmasi está atualmente ativa em 26 países, vende produtos em 125 mercados e tem mais de 4 milhões de distribuidores em todo o mundo. Foi eleita a marca de crescimento mais rápido na Europa, bem como a terceira empresa de venda direta de crescimento mais rápido no mundo.
Como a Farmasi planeja chegar ao top ten depende de dar aos consumidores mais do que eles querem e isso incluirá o lançamento de novas linhas premium de cuidados com a pele e maquiagem no futuro. “Embalagens de altíssima qualidade e fórmulas de qualidade premium são nosso foco para a América do Norte”, explica Sinan.
Os próximos produtos no espaço de bem-estar e controle de peso solidificarão o sucesso da empresa. “Precisamos ter certeza de que estamos instalados aqui e temos um sistema incrível. Assim, será muito mais fácil expandirmos no mundo ”, afirma Sisan.
Para o efeito, está em curso na FarmaCity a construção de uma fábrica de bem-estar e controlo de peso, com conclusão prevista para este ano.