A L’Occitane International, um grupo que oferece produtos de beleza por meio de suas seis marcas, aponta a venda direta como a chave para seu sucesso nas vendas online.
Quando a pandemia Covid19 atingiu, as vendas de varejo, a L’Occitane sofreu um golpe drástico.
O distanciamento social e as preocupações com a saúde pública levaram a empresa a fechar temporariamente 75% de suas lojas físicas, deixando a L’Occitane com um déficit de vendas significativo e bloqueios de estradas que são ainda mais substanciais em uma categoria dependente da interação humana para a venda de seus produtos.
Mas em seu relatório anual para o ano encerrado em 31 de março de 2021, a L’Occitane credita as vendas diretas com sua virada bem-sucedida para as vendas online e a recuperação do lucro resultante.
Os canais online da empresa cresceram 69,2% e responderam por mais de um terço das vendas totais do grupo.
Foi a venda social, diz o relatório, que lhe permitiu “manter e fortalecer sua abordagem humana em relação à beleza, apesar da necessidade de distanciamento social”.
De suas seis marcas, a L’Occitane revelou que LimeLife, seu braço de venda direta, foi a marca de crescimento mais rápido do grupo, apresentando um crescimento de vendas constante de 25,7% no ano.
O modelo baseado em mídia social e somente online da LimeLife foram alguns de seus maiores pontos fortes durante os desafios da pandemia e levaram ao que o relatório descreve como uma “forte contribuição para os ganhos”.
“Nossa resiliência e adaptabilidade em face dos incríveis desafios da pandemia Covid19 fizeram nosso negócio florescer em termos de crescimento e lucratividade”, disse Reinold Geiger, presidente e diretor executivo da L’Occitane.
“Este é um crédito à solidariedade e paixão de nossas equipes ao redor do mundo. Embora os impactos do COVID-19 ainda possam perdurar, esperamos que as vendas online e as vendas nos mercados asiáticos de alto crescimento continuem fortes. Com a força inerente de nossas marcas, a determinação e o foco de nossa equipe de gestão, bem como nossos investimentos específicos, acreditamos ter estabelecido uma base sólida para acelerar o crescimento e expandir a lucratividade ainda mais nos próximos anos. “
A ênfase da L’Occitane na venda direta foi vista mais claramente na Europa, onde implementou 68 projetos de venda social. O lucro líquido total da empresa em 2020 aumentou 36,3%, para um recorde de € 157 milhões.