As pessoas ao nosso redor geralmente têm uma grande influência sobre quem somos, como nos comportamos e o nível de sucesso que podemos alcançar ao longo de nossas vidas.
Quer sejam nossos amigos, professores, pais, a igreja, cada uma das pessoas ao nosso redor, de uma forma ou de outra, deixa sua marca em nós. Por isso, é necessário escolher as pessoas que possam contribuir para a nossa vida com valores fundamentais que nos orientam para o sucesso e que têm sempre uma atitude vencedora.
Mas por que, quais são as razões pelas quais as pessoas deixam sua marca em nós dessa forma?
Parte de uma resposta óbvia, mas o panorama apresentado por John C. Maxwell no trecho a seguir pode ser muito revelador para você e sua organização sobre as razões pelas quais as pessoas que nos cercam podem influenciar de uma forma. Muito grande no aspecto pessoal e financeiro sucesso em nossas vidas.
Aqui está o que Maxwell diz sobre isso:
O princípio fundamental de liderança que aprendi em 25 anos liderando pessoas é que aqueles que estão próximos do líder determinam o sucesso desse líder.
Uma afirmação negativa dessa afirmação também é verdadeira: aqueles que estão próximos do líder determinam seu nível de fracasso.
Em outras palavras, as pessoas que estão perto de mim “me levantam ou me aniquilam”.
O resultado negativo ou positivo em minha liderança depende de minha capacidade de reconhecer o valor que os outros podem agregar à minha organização e a mim mesmo.
Meu objetivo não é buscar uma multidão de seguidores, mas desenvolver líderes que se tornem um movimento.
Pare e pense por um momento em cinco ou seis pessoas intimamente relacionadas a você em sua organização. Você os está forjando?
Você tem uma estratégia para eles? Eles estão crescendo? Eles puderam ajudá-lo com sua carga?
Nas minhas organizações – INJOY Leadership Development Institute e Skylin Wesleyan Church – o desenvolvimento da liderança é continuamente enfatizado. Na primeira sessão de treinamento, eu transmito este princípio aos novos líderes:
Como líder em potencial, você tem um ativo ou um passivo para sua organização. Ilustro essa verdade quando digo: “Se houver um problema, um ‘incêndio’, na organização, você, como líder, muitas vezes é o primeiro a entrar em cena. Você tem dois recipientes em mãos: um contém água e o outro gasolina. A “faísca” vai se tornar um problema maior se você jogar a gasolina neste cenário, ou será extinta se você usar o balde d’água ”.
Cada pessoa em sua organização também traz dois baldes com eles. A pergunta que um líder deve fazer é: “Estou treinando-os para usar água ou gasolina?”
Em suma, as pessoas têm grandes capacidades de contribuir para uma organização e essas capacidades podem torná-la um sucesso ou um fracasso. As pessoas com as quais você se rodeia no marketing de rede conduzirão as ações e os resultados que sua equipe terá.
Uma das coisas que você deve se perguntar depois de obter essas informações é de que forma você os está influenciando e de que forma eles estão influenciando o resto da equipe?
É muito provável que você não consiga controlar quem entra e quem não entra na sua organização, mas há algo que você pode fazer, você pode decidir que tipo de treinamento dar aos líderes de sua equipe e esse treinamento se transformará em uma ação ou influência para o resto de sua equipe.
Além disso, você pode direcionar seus esforços para a prospecção de líderes de alto desempenho. Não é certo que todos os líderes tenham altas habilidades e as melhores atitudes, mas pelo menos uma grande proporção deles terá.
Os líderes de sua organização devem ser pessoas que incentivam os outros a ir mais longe, a superar seus limites, a quebrar barreiras e a dar o melhor de si.
Se você é um líder inspirador, as pessoas ao seu redor podem ter um guia de ação claro diante de seus olhos para transmitir as mesmas
Sobre John C. Maxwell
John C. Maxwell é um líder empresarial americano e mentor. Ele se aventurou em áreas como mentoria de negócios, amplamente reconhecidas não apenas nos Estados Unidos.
Além disso, Maxwell é um escritor amplamente reconhecido em seu campo, com livros que foram bestsellers inúmeras vezes. Suas palestras, livros e programas de mentoria são uma referência internacional para líderes do setor.
Antes de ser um palestrante e líder de desenvolvimento pessoal, John C. Maxwell era um pastor evangélico em sua cidade natal.