O líder e mentor de desenvolvimento pessoal, Chuck Holmes, compartilha conosco a lista de ações que realiza a cada ano para ter uma melhor transição desde o início do ano.
Você pode não estar ciente, mas muitas das ações que você desenvolve no início do novo ano ou no final do ano que se foi, podem determinar ou condicionar substancialmente o sucesso que você pode potencialmente obter.
Por esses motivos, uma revisão adequada dos projetos que você deixou para trás, bem como dos projetos que deseja implementar no novo ano, pode ser a chave para alcançar o sucesso que você tanto deseja.
O que você deve ter em mente ao iniciar o novo ano:
1. Faça um backup do seu computador
Se ainda não o faz regularmente, deveria. Já ouvi inúmeras histórias de terror de pessoas que perderam TODOS os seus documentos importantes porque o computador travou. Até aconteceu comigo uma vez. Não deixe isso acontecer com você. Existem muitos serviços online que farão backup do seu computador todos os dias para você automaticamente. Na pior das hipóteses, compre uma unidade flash USB ou disco rígido externo e faça backup do computador uma vez por semana.
Você não sabe se no ano novo seu computador vai falhar e você terá que comprar um novo, então a melhor forma de começar o ano novo é fazendo backup de todas as suas informações por meio de um serviço de armazenamento em nuvem ou algum outro meio. Todos os seus projetos, contatos, sessões de apresentação, etc., são ferramentas valiosas que você não deveria ter que reconstruir do zero para o novo ano. Certamente, é válido e necessário que você adapte suas informações, mas para isso você deve ter uma base para trabalhar.
2. Avalie, organize e limpe seu espaço de trabalho
Presumo que você tenha algum tipo de escritório em casa, mesmo que seja um espaço pequeno em um quarto vago.
Agora seria uma boa hora para limpar e organizar. Acho que ter um bom “fluxo de trabalho” é muito importante, especialmente se você trabalha em casa.
Examine seus arquivos, limpe sua mesa, tire o pó das prateleiras e organize seu espaço de trabalho para uma boa “vibração”. Adicione algumas ilustrações, pôsteres motivacionais, um bom ambientador e alguns novos CDs de áudio relaxantes.
O processo de reorganizar e reorganizar seu local de trabalho também é algo que pode ter um impacto poderoso em sua saúde mental. Portanto, não pare de se questionar sobre a maneira e as condições em que trabalha todos os dias. O melhor ambiente de trabalho possível, sem dúvida, levará aos melhores resultados comerciais possíveis.
3. Solicite novos cartões de visita
Agora é uma boa hora para solicitar novos cartões de visita com um visual atualizado. Se você tiver muitos cartões de visita do ano passado, use-os primeiro. Você pode ir ao seu designer de confiança e pedir algumas ideias de cartões de visita que se adaptem às reformas da sua empresa, mudanças de endereço e detalhes pessoais pertinentes.
Lembre-se de que não se trata apenas de fornecer informações atualizadas aos seus potenciais clientes, mas também de dar um novo visual e uma nova imagem ao seu negócio.
Reconsiderar como você se dá a conhecer aos outros garante que os outros possam vê-lo como uma pessoa que acompanha as tendências.
4. Entre em contato com TODOS em sua equipe
Entre em contato com todas as pessoas ativas e inativas que você patrocinou pessoalmente no negócio.
Basta entrar em contato para dizer oi e ver se você consegue “alavancá-los” nos negócios. Faça com que todos saibam que você está feliz por tê-los em sua equipe e que os aprecia.
Dependendo do tamanho de sua equipe, envie uma mensagem pessoal, nota, e-mail ou telefonema para TODOS em sua equipe e veja se você consegue identificar algumas pessoas sérias e reativar alguns “antigos” clientes e distribuidores.
Da mesma forma, você pode pensar em uma reunião de final de ano com sua equipe de trabalho para reconhecer todos aqueles que tiveram resultados notáveis e avaliar as ações a serem tomadas no novo ano.
5. Revise sua rotina diária
Esta tarefa é realmente reveladora. Por mais difícil que seja, apenas seja honesto consigo mesmo. Tome seu tempo e avalie sua rotina diária durante o ano passado.
Por quanto tempo cada dia você se comprometeu honestamente com o crescimento de sua empresa? Quantas pessoas novas você contatou por dia? Qual porcentagem do seu tempo foi gasta em atividades para ganhar dinheiro? Na maioria dos casos, você descobrirá que não alcançou tantas pessoas quanto pensava.
O que você poderia fazer de forma mais eficaz e eficiente em sua rotina diária este ano, para obter melhores resultados do que no ano passado? Não tenha pressa e tenha algumas ideias. Escreva o que vier à mente. Pergunte também ao seu patrocinador ou mentor.
Faça um favor a si mesmo e anote sua rotina diária. Coloque-o em uma ficha ou em um pedaço de papel. Mantenha-o sempre com você e continue procurando maneiras de melhorá-lo.
Sua rotina é algo que você deve avaliar todos os dias, mas uma revisão anual permite que você veja as coisas em perspectiva e da forma mais realista possível todas as suas realizações e expectativas.
Se você não alcançou as realizações desejadas, pode fazer as mudanças necessárias e desenvolver um compromisso mais forte com o seu propósito. Rever sua rotina e a relação que ela tem com sua visão e seus sonhos é algo que o levará a uma maior consistência em cada uma de suas ações diárias.
6. Atualize e analise seu demonstrativo de lucros e perdas
Presumo que você faça uma declaração mensal de lucros e perdas para o seu negócio de marketing de rede, assim como eu. Se você não está fazendo isso, você deve. Some suas receitas e despesas do ano e veja onde seu negócio se encontra financeiramente.
Avalie cada despesa e procure maneiras de reduzir ou eliminar a despesa. Por exemplo, verifique seu plano e operadora de celular, quanto você paga por cartões de visita, onde você anuncia, etc. e veja se há outras coisas que você pode fazer para economizar dinheiro.
A revisão da receita é algo que permitirá que você entenda seu desempenho atual. Se você combinar isso com a revisão de sua rotina diária, poderá entender como ganha sua renda a cada mês e quais aspectos você precisa mudar para ter uma renda maior.
Tudo isso depende de um esforço consciente, mas ao mesmo tempo de uma estratégia inteligente que afirme e reconheça suas virtudes e a forma como você atua no dia a dia.
7. Faça projeções de receita para o próximo ano
Depois de atualizar sua demonstração de resultados do ano corrente, faça algumas projeções financeiras para o ano seguinte. Quanto dinheiro você gostaria de ganhar no próximo ano? Que tipo de receita bruta e receita líquida você deseja ter?
Preencha uma planilha e faça uma estimativa aproximada.
Depois de descobrir que tipo de receita deseja obter, analise o plano de remuneração da sua empresa e determine quanto volume você precisa, que faixa precisa atingir e que tamanho de equipe precisa para atingir essas metas.
8. Revise seu plano de negócios e marketing
Você precisa de um plano de negócios e de um plano de marketing para o seu negócio de marketing de rede.
Não precisa ser complicado. Não deve ser complicado. Em vez disso, deve ser um documento de uma ou duas páginas que contenha seus objetivos, declaração de missão, declaração de visão, plano de marketing e rotina diária. Este é um documento vivo que precisa ser atualizado periodicamente e revisado diariamente.
Isso se resume às estratégias que você desenvolve para vender seu negócio. É aqui que as ligações, a publicidade online, a colocação de um cliente potencial, as atividades de networking e as estratégias de comunicação entram em cena para fazer com que mais pessoas descubram sua empresa e pensem em ingressar.
Se sua estratégia de negócios é baseada na web, analise as ações que você está implementando online e a maneira como você se apresenta para novos clientes em potencial, os scripts de prospecção que você usa e os materiais de apresentação de negócios, ambos que sua empresa oferece a você, como aqueles que você desenvolver por conta própria.
9. Revise seu plano de desenvolvimento pessoal
Seu negócio crescerá tanto quanto você. Qual é o seu plano de desenvolvimento pessoal para o próximo ano?
Que porcentagem de sua renda você reinvestirá em seu desenvolvimento pessoal? Que livros você vai ler no próximo ano? Quais eventos você participará? Qual será o seu plano de jogo diário para trabalhar no seu desenvolvimento pessoal todos os dias? Responda a essas perguntas e escreva suas respostas. O desenvolvimento pessoal é vital para o seu sucesso a longo prazo na indústria (e na vida).
Planeje o tempo que você gastará cada dia, cada semana e cada mês em atividades de desenvolvimento pessoal e certifique-se de que elas não interfiram nas atividades de desenvolvimento de negócios que estão gerando receita imediata.
10. Atualize seu site ou blog
Se você tem um site ou blog, precisa revisá-lo todos os anos. Adicione novo conteúdo, altere alguns gráficos, analise todas as suas informações e certifique-se de fazer o backup. Considere enviar um novo tema (skin da página) para torná-lo novo.
Um site atualizado mostra que você está se mantendo atualizado com as últimas tendências de marketing e comunicação. Se o seu orçamento permitir, considere deixar o design do seu site nas mãos de um especialista que pode agregar valor ao design da sua marca.
Não se esqueça de enviar novas fotos dos eventos recentes de sua equipe, bem como uma nova foto pessoal que conte sobre seu estilo de vida atual.
11. Verifique suas ferramentas de negócios e ferramentas de marketing
Percorra todas as suas ferramentas de negócios online e offline para determinar quais funcionam melhor e quais precisam ser atualizadas, removidas ou substituídas.
Isso pode incluir sua secretária eletrônica, materiais de marketing, brochuras, cartões de visita, cartões postais, etc.
Aqui é fundamental que você possa ter uma atualização das informações se sua empresa realizou alterações no plano de remuneração, bem como a introdução de novos produtos.
Da mesma forma, atualize os designs das brochuras e apresentações de cartilhas, cartões e outros materiais com os novos designs da empresa caso esta tenha sofrido uma reformulação.
12. Identifique as áreas que você pode terceirizar
Ninguém é bom em tudo. Identifique áreas em seu negócio nas quais você não é bom e veja se pode terceirizar algumas dessas tarefas para um assistente virtual no Fiverr ou Upwork.
Será tempo e dinheiro bem gastos. Terceirizar o máximo possível faz uma grande diferença.
Quanto mais tempo você dispõe para atividades nas quais realmente gera mais valor e nas quais é mais eficiente, mais tempo você poderá aumentar seu salário mês após mês. Então, por que ter medo de deixar tarefas secundárias, ou que você não domina tanto, nas mãos de especialistas e pessoas dedicadas que podem agregar valor a cada um desses brincos?
No final você verá como desenvolverá da melhor maneira possível as tarefas em que realmente tem uma vantagem e isso fará uma grande diferença em cada um dos seus resultados.
13. Encontre um mentor
Se você já tem um upline de suporte ajudando você, está no caminho certo. Se você está tentando construir seu negócio sozinho, você realmente está perdendo.
Este negócio é um esporte de equipe. Encontre alguém em sua linha ascendente que seja bem-sucedido, acessível e disposto a ajudá-lo nos negócios. Seja responsável para com eles e siga sua liderança. Se isso não for possível, encontre um mentor no YouTube ou alguém que você respeite e confie em outra empresa.
Ter um mentor é vital para o seu sucesso a longo prazo no negócio. Os mentores aceleram nosso desenvolvimento pessoal e nos conduzem com mais fluidez no caminho para o sucesso, é tudo sobre aprender a ouvir e implementar os conselhos e orientações que seus mentores lhe dão de forma aplicada.
14. Programe seu próximo desafio de 90 dias
Faça um favor a si mesmo e agende seu próximo desafio de 90 dias.
Tente encontrar 1 ou 2 membros da equipe para fazer um com você. Isso pode levar a um maior crescimento e ímpeto em seu negócio nos primeiros meses do próximo ano.
O fato de que mais pessoas se juntem ao desafio é algo que aumenta imediatamente a sua responsabilidade em alcançar seus objetivos.
Um desafio de 90 dias também permite aumentar suas expectativas e lista de ações pertinentes para alcançar resultados muito mais destacados ou para acompanhar seu plano de trabalho se tiver dificuldades.
15. Atualize sua lista de nomes
Recomendo que você volte à sua lista de nomes e os atualize.
Passe três ou quatro horas gerando uma chuva de nomes. Examine cada nome em sua lista de nomes e veja com quem você deve continuar. Agende um horário simples para acompanhar todos com quem você conversou no ano passado.
Reveja quem definitivamente deve abandonar suas listas de vigiados e quais novos grupos de pessoas você abordará no próximo ano e onde obter leads.
16. Compartilhe com sua família
Depois de fazer todas essas coisas, atualize os resultados com seu cônjuge.
Agende uma “reunião do conselho” em sua casa e compartilhe essas informações com eles. Inclua-os em parte do seu planejamento de negócios. Isso não apenas os fará se sentir importantes, mas também será bom saber onde sua empresa está e para onde está indo em um futuro próximo.
Ter o apoio de sua família é fundamental, pois eles saberão quais movimentos e ações você planeja no seu novo ano. Desta forma, eles podem ajudá-lo de forma relevante e consistente para atingir cada um de seus objetivos.