O marketing de rede, como qualquer outro tipo de profissão, é um negócio feito por pessoas, por seres humanos que podem ter sucesso em determinados momentos, mas também podem fracassar.
Em muitas ocasiões, alguns líderes não reconhecem os valores fundamentais para os quais este negócio foi criado: ajudar as pessoas a terem uma vida mais livre, próspera e feliz.
Por essa falta de reconhecimento, impõem seus próprios valores aos negócios que desenvolvem e aos líderes que entram com eles como referências.
Ao impor esses próprios valores, não os valores da indústria, esses líderes acabam manipulando as pessoas, o objetivo da manipulação é que as pessoas respondam a eles como líderes e não aos interesses pelos quais cada um entrou na indústria.
Se você entra na indústria, se já está dentro dela, deve levar em consideração que entrou livremente, você mesmo é o dono do seu negócio, define os termos em que faz marketing de rede e, portanto, não é algo saudável que se deixe manipular pelos outros.
De acordo com o líder e mentor da indústria Mihail Millet, algumas das características e manipulações de líderes obsessivos podem incluir as seguintes ações:
Chantagem emocional ou censuras para mudar de empresa
Lembre-se de que você é livre para experimentar as empresas que deseja até se sentir confortável com uma determinada empresa e seus valores.
Forçar os encaminhamentos a seguir um determinado sistema de trabalho
As empresas de marketing de rede têm regras rígidas que você deve seguir. No entanto, além disso, seus uplines não podem impor uma maneira específica de trabalhar com você.
Embora seja verdade que ações duplicáveis possam funcionar muito bem, cada pessoa é única e tem seu próprio estilo de trabalhar.
Reprovação pela quantidade de tempo que você dedica ao negócio
Você é seu próprio chefe neste negócio, nenhum líder do setor pode ditar horas de trabalho ou culpá-lo por não atingir determinados objetivos, você é quem estabelece o que é sucesso para você em seus próprios termos.
Outros tipos de manuseio na indústria:
Outras manipulações incluem:
- Recriminar a falta de dinheiro dos referidos;
- Saliente que as referências não têm uma razão convincente para fazer negócios;
- Dizer que você só deve seguir pessoas com resultados ou um determinado posto dentro do negócio;
- Afirmar que fazem negócios para impactar vidas quando na realidade a motivação central são seus próprios objetivos pessoais (o que, claro, não tem nada de errado com isso).
O marketing de rede deve servir a todas as pessoas
Se você já presenciou alguma dessas situações dentro do grupo ou empresa em que está, provavelmente está passando por algum tipo de manipulação ou alguém da sua equipe, ou um conhecido já enfrentou. É vital aprender a reconhecer esse tipo de manipulação para evitá-lo.
O Marketing de Rede é uma indústria maravilhosa, mas não é um fim em si mesmo e não deve servir apenas aos fins de alguns líderes.
O propósito do Marketing de Rede é servir as pessoas e as razões pelas quais elas ingressaram na indústria, respeitar isso deve ser fundamental para que esse modelo de negócio continue servindo às pessoas.