Era uma vez uma estratégia de marketing vencedora que envolvia a criação de um anúncio genérico e a veiculação em alguns lugares de destaque.
Pense em outdoors, anúncios de lista telefônica, panfletos, etc.
Isso pode ter funcionado na década de 1960, mas hoje é apenas uma receita para lucros baixos.
Aqui está o motivo de tudo isso: o mundo mudou radicalmente.
Hoje você não precisa apenas de leads em seu funil de marketing. Qualquer um pode gerar leads, mas isso não significa que eles sejam bons.
Você precisa de clientes de qualidade .
Quem é um cliente de qualidade?
Quando falamos de clientes de qualidade, queremos dizer pessoas que realmente precisam do que você está distribuindo. Pessoas que adorariam trabalhar com você, que podem pagar o que você vale.
Mas onde você pode encontrar esses leads fantásticos que alimentarão seu funil de vendas e, por sua vez, aumentarão seus pedidos?
No Facebook, claro.
Para estar onde todo mundo está
Sim, esse Facebook, onde cerca de um quarto do planeta publica conteúdo, se conecta com a família, acompanha os amigos e assiste a anúncios.
Com certeza, essa plataforma social pode ser um grande sucesso, mas é difícil exagerar o poder de marketing do gigante da mídia social.
Aqui estão algumas estatísticas atuais para trazer esse ponto em foco:
- Mais de 2 BILHÕES de usuários ativos mensais.
- Em média, quase 1,5 bilhão de usuários acessam o Facebook diariamente.
- Mais de 1 bilhão de usuários móveis ativos diariamente.
Você pode ter certeza absoluta de que seus clientes, seus prospects ideais e perfeitos, estão no Facebook. Certamente. Durante todo o tempo.
Mas não se trata apenas do número de pessoas no Facebook.
É sobre os dados.
O poder dos dados
As informações coletadas de todos esses usuários no Facebook são um tesouro de histórico de marketing aprofundado que vai além dos qualificadores típicos de idade, sexo, localização e renda aos quais você está acostumado.
E aqui está a parte louca: o Facebook permite que você use todos os seus dados para promover seus negócios e ofertas de produtos.
Com a plataforma de publicidade do Facebook, você pode acessar um nível rico e granular de dados, incluindo interesses, comportamentos e gostos e desgostos que transformarão a maneira como você comercializa e distribui seus produtos ou serviços.
Em outras palavras, você pode obter seu anúncio e apresentá-lo EXATAMENTE como deseja, para as pessoas certas.
O poder da precisão
Mas antes de aproveitar o poder do Facebook, você precisa saber EXATAMENTE quem é seu cliente ideal .
Em outras palavras, você deve saber com quem deseja trabalhar. Você precisa saber o que eles gostam, o que eles odeiam, quais programas de TV eles assistem, quem eles admiram e seus hobbies.
Porque depois de definir essas informações, você pode obter dados realmente muito específicos com sua publicidade. Aproveite os bilhões de pontos de dados que o Facebook possui para que seus anúncios sejam vistos por pessoas realmente interessadas no que você tem a oferecer.
Por exemplo:
- Você está distribuindo software avançado que melhora os métodos de codificação antigos? Você pode segmentar homens jovens, entre 25 e 35 anos, que moram no Vale do Silício, trabalham em web design e desenvolvimento e também se adaptam à tecnologia mais recente antes dos outros.
- Talvez você tenha criado um aplicativo de auxílio aos estudos para universitários, e ele só está disponível para o iPhone. Você pode definir sua publicidade para excluir aqueles com andróides (até que você crie essa versão também, é claro). O objetivo é atrair o público que será mais receptivo ao que você está oferecendo.
A precisão maximiza drasticamente o investimento em anúncios e economiza seu tempo classificando leads inúteis que, em última análise, não se importarão com seus produtos.
Trata-se de colocar o anúncio certo na frente das pessoas certas.
Qualidade acima de quantidade
Agora é a hora de qualificar melhor os leads recebidos e, em seguida, preencher seu funil de marketing com uma tonelada de leads de qualidade.
O primeiro passo para qualificar clientes em potencial é oferecer algum tipo de presente em troca de suas informações de contato.
Você dá algo, como um livro em pdf ou um webinar, e eles fornecem o endereço de e-mail deles.
Isso tem dois propósitos.
Primeiro, você restringe seu público-alvo inicial apenas àqueles com interesse mais sério no que você oferece.
Assim que essas pessoas chegarem à sua página inicial ou site e trocarem suas informações por uma chance de ouvir ou ver mais, você as terá em seu funil de marketing.
Agora você tem uma perspectiva altamente qualificada e motivada com a qual pode nutrir, desenvolver um relacionamento mais forte e, finalmente, concluir com um fechamento.
O outro objetivo do seu anúncio do Facebook é identificar um segundo conjunto de clientes em potencial que você pode continuar segmentando por meio dos anúncios do Facebook.
Você provavelmente está dizendo: “Mas essa pessoa não optou pelo presente e não deixou suas informações”.
Certo.
Mas eles clicaram no seu anúncio, e o Facebook pode ajudá-lo a manter esses clientes hesitantes do seu lado.
Jogue com clientes em potencial difíceis de obter por meio de remarketing
Infelizmente, você não pode fechar todos os contatos na primeira tentativa. Você não é Alec Baldwin no filme Glengarry Glen Ross ou Leonardo DiCaprio em O Lobo de Wall Street.
Seria ótimo se você pudesse fazer isso, mas o mundo está cheio de pessoas que gostam de jogar duro para obtê-los.
Felizmente, há uma coisinha chamada remarketing que ajuda você a manter esses compradores hesitantes à mão.
O remarketing (ou retargeting) permite segmentar pessoas que demonstraram interesse inicial, mas saíram antes de se envolver ou fornecer suas informações de contato.
Você provavelmente já viu isso em ação antes. Quando você olha para um produto na Amazon e começa a ver anúncios desse produto em outros lugares da web, ISSO é remarketing.
Alimente o funil, alimente seu negócio
Seu negócio está com fome.
- Faminto por pistas.
- Com fome de clientes.
- Com fome de pedidos.
A plataforma de anúncios do Facebook oferece a receita perfeita para satisfazer o apetite do seu negócio em crescimento.
Ele ajuda você a criar aquele anúncio perfeito que corta muito marketing barulhento e atende às expectativas de seu cliente maravilhoso.
Em seguida, feche a porta dos fundos e traga aqueles que gostaram do que viram, mas não estavam prontos para vir para a mesa.
A boa notícia é que, ao contrário da publicidade antiquada, a abordagem direcionada e de alta qualidade adotada pela plataforma de publicidade do Facebook nunca deixará um gosto ruim na boca.