O TikTok Shop, é a novidade a ser lançada nos EUA. Trata-se de uma plataforma de comércio eletrônico que será disponibilizada para um seleto grupo de empresas.
O TikTok abriu seu processo de inscrição para empresários interessados em vender no aplicativo, mas atualmente está disponível apenas para empresas comerciais com um código de acesso especial “somente por convite”. As empresas aceitas pagarão uma comissão de 5% por cada venda.
Este lançamento segue uma reestruturação de suas operações nos EUA, no que alguns analistas acreditam ser um movimento para obter mais receita de jogos e compras ao vivo e diminuir sua dependência de publicidade.
Embora o TikTok seja um dos aplicativos de mídia social que mais cresce nos Estados Unidos, com 94 milhões de usuários, o futuro do comércio eletrônico de mídia social nos Estados Unidos ainda é incerto.
O TikTok Shop já está disponível no Reino Unido e em algumas partes da Ásia, mas caiu na Europa depois que não atingiu as metas esperadas, por contas de vendas fracas, que fizeram com que influenciadores abandonassem a plataforma.
O TikTok atribuiu o fraco desempenho do serviço de compras ao vivo a um mercado que “simplesmente ainda não existe” e descreveu a conscientização e adoção geral do consumidor como “baixa e incipiente”.