Qual é o propósito dos 10 pergaminhos em The World’s Greatest Salesman? Quais eram os escritos que estavam dentro dos pergaminhos?
Os 10 pergaminhos de The World’s Greatest Salesman são o meio fictício para transmitir os dez princípios de venda, ou mais precisamente, a construção do caráter. A história “vende” a premissa de que se tornar um grande vendedor significa desenvolver uma versão melhor e mais forte de si mesmo por meio de bons hábitos, disciplina, perseverança e autocontrole.
Aqui está um breve resumo das dez lições de desenvolvimento de caráter de Og Mandino contidas nos pergaminhos.
Pergaminho nº 1: Bons hábitos são a chave para o sucesso
O primeiro dos 10 Pergaminhos do Melhor Vendedor do Mundo exalta as virtudes dos bons hábitos e aponta que são eles que separam os que têm sucesso dos que fracassam. Todos os seres humanos são escravos de seus hábitos, por isso é muito mais inteligente desenvolver e manter bons hábitos do que maus.
Cada dia nos traz uma nova oportunidade de quebrar maus hábitos e começar bons, e a maneira mais fácil de fazer isso é substituir os maus hábitos por uma alternativa melhor. Se você se entrega a bons hábitos o dia todo, não há tempo nem espaço para maus hábitos. Por exemplo, se você quiser vender mais widgets, preencha suas horas de vigília com ligações de vendas em vez de passatempos frívolos. A repetição é a chave para formar bons hábitos: a prática constante torna qualquer tarefa mais fácil.
O rolo número 1 também estabelece o primeiro bom hábito a ser adotado: o hábito de ler cada rolo por 30 dias, três vezes ao dia, silenciosamente pela manhã e ao meio-dia, e em voz alta à noite. Após 30 dias, você pode passar para a próxima rolagem. Essa repetição reforçará as lições dos pergaminhos até que suas raízes estejam firmemente ancoradas em sua mente inconsciente.
Exemplo abreviado:
Digamos que você queira comer refeições mais saudáveis, mas começa todas as manhãs parando em um drive-thru de fast food a caminho do trabalho. Substitua este mau hábito por um melhor: levante-se 15 minutos mais cedo e prepare um delicioso e saudável café da manhã. Se você repetir essa prática por muitos dias, ela se tornará uma parte normal de sua rotina. Você será escravo de um bom hábito em vez de um mau.
Pergaminho nº 2: Estenda a mão para os outros com amor
O segundo pergaminho lembra você de projetar amor para todos e tudo ao seu redor. Remova a negatividade, o pessimismo, a crítica e a má vontade do seu pensamento. Lembre-se de que cada pessoa que você conhece é valiosa à sua maneira, mesmo que suas qualidades admiráveis estejam ocultas. Trate-os com amor, apreço, gratidão e respeito. (Nota curta: a personalidade da TV, o Sr. Rogers costumava dizer que não há ninguém que você não possa amar depois de ouvir sua história.) Mesmo as pessoas que não gostam de você podem amolecer se você as tratar com amor e compreensão.
Enquadre seus pensamentos e ações com um coração amoroso:
Busque ativamente a bondade nos outros.
Resista ao impulso de criticar.
Expresse alegria com as conquistas de outras pessoas.
Elogie e bajule até mesmo seus inimigos para que se tornem seus amigos.
Enquanto você ama todo mundo, lembre-se de também amar a si mesmo. O pergaminho número 2 lembra que você deve se tratar com gentileza e respeito: mantenha seu corpo limpo e saudável, sua alma pura e sua mente positiva.
Exemplo abreviado:
Você acha que seu colega é arrogante e mandão e o evita o máximo possível. Amanhã, encontre-o e faça-lhe uma pergunta sobre sua família ou trabalho, ou faça-lhe um elogio genuíno. Mesmo palavras simples como “que gravata bonita você tem” podem ser um gesto de amor. Palavras e ações genuinamente amorosas podem transformar essa pessoa difícil em um amigo valioso.
Pergaminho #3: Persevere até ter sucesso
A vida tem uma maneira de nos testar de milhares de maneiras, tornando a perseverança uma estratégia fundamental para o sucesso. Também é fundamental para se tornar um grande vendedor. O pergaminho número 3 nos diz que cada tentativa de venda é como um machado atingindo uma árvore poderosa. O primeiro, o segundo e o centésimo golpes podem fazer pouco ou nada, mas se você continuar balançando o machado, a árvore acabará caindo. Você vai fechar a venda.
Quando um cliente disser “não” para comprar seu produto, não veja isso como um fracasso. Reformule todas as falhas como desafios. Rejeite o conceito de falha – Qualquer coisa que você possa chamar de falha pode ser facilmente rotulada como um obstáculo ou uma experiência de aprendizado. Elimine palavras como “desistir”, “não consigo” e “sem esperança” de seu vocabulário. Um grande vendedor nunca é desencorajado por um “não” porque o “não” é apenas um trampolim para o “sim”.
Ao mesmo tempo, lembre-se também de que perseverança requer paciência. O sucesso raramente vem no início de um projeto; geralmente vem depois de superar vários obstáculos ao longo do caminho.
Exemplo abreviado:
Mesmo depois de um dia inteiro ouvindo “não” de potenciais compradores, um grande vendedor não se permite desistir. Quando estiver cansado no final do dia e quiser ir para casa, desafie-se a fazer mais uma visita de vendas. Cada chamada é um passo na jornada para fazer uma venda.
Pergaminho nº 4: Suas qualidades únicas o tornam valioso
Entenda que você é único no mundo. Sim, existem 7,6 bilhões de seres humanos no planeta, mas apenas você tem seu próprio conjunto individual de talentos, pontos fortes e ativos. Seja confiante nessas qualidades únicas e lembre-se de que você tem algo para dar ao mundo que ninguém mais tem. Trabalhe para aumentar seu potencial único e lembre-se de que você se destacará sendo fiel a si mesmo.
Exemplo abreviado:
Você é introvertido e sempre se sentiu um pouco deslocado entre seus colegas do departamento de vendas, que são extrovertidos de fala rápida. Você costuma se preocupar com o fato de que sua personalidade mais silenciosa o tornará menos bem-sucedido nas vendas. Mas inverta isso: sua introversão pode ser sua maior força. Muitos clientes confiarão em sua natureza calma e séria e preferirão comprar de você do que do estereotipado vendedor alegre. Ouça com atenção o que seus clientes desejam, em vez de forçar sua agenda de vendas.
Pergaminho nº 5: Seu tempo é precioso
Procure fazer de cada dia o melhor dia da sua vida. O tempo é um presente raro e fugaz, então concentre sua mente no presente e aprecie cada hora de cada dia. Não adie seus sonhos procrastinando, refletindo sobre o passado ou sonhando acordado com o futuro. Viva bem o agora: o hoje é um presente que, se você o desperdiçar, jamais poderá recuperá-lo. Tudo o que você tem é agora, este momento, então use-o a seu favor.
Exemplo abreviado:
Nunca deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Todas as manhãs, pergunte a si mesmo o que é mais importante para você hoje, qual será sua maior conquista quando o dia terminar. Talvez seja seguir seu novo regime de alimentação saudável ou fazer sua mãe idosa se sentir bem em seu aniversário. Ou talvez você esteja finalmente criando coragem para fazer aquela ligação de vendas que você está adiando. O tempo tem mania de fugir de nós, o dia de hoje ficará para a história em apenas 24 horas, então aproveite este dia para alcançar seus melhores resultados.
Pergaminho nº 6: Controle suas emoções por meio de ações positivas
Assuma o controle de suas emoções. Todos os dias você acorda com algum tipo de humor, e provavelmente é diferente do humor que você estava ontem de manhã ou ontem à noite. As emoções vêm e vão. Não se deixe levar pelas ondas turbulentas do seu humor nem seja escravo dos caprichos das suas emoções. Você pode controlar seu humor realizando ações específicas.
Decida como você desenvolverá seu próprio clima interno. Aprenda o que desencadeia suas emoções e tome medidas para controlar, aliviar ou anular esses gatilhos. Por exemplo, quando você se sentir triste, conte uma piada para alguém. O pergaminho nº 6 afirma que as ações combatem os humores: “Se eu me sentir incompetente, vou me lembrar dos sucessos do passado” e “Se me sentir deprimido, vou cantar”.
Este pergaminho também adiciona um aviso final: fique atento às emoções das outras pessoas. Entenda que as emoções humanas são como rodas, girando constantemente. Quando alguém não estiver se comportando bem, dê a ele o benefício da dúvida; você pode não ter aprendido a dominar suas emoções.
Exemplo abreviado:
Quando Sharon abre sua caixa de entrada de e-mail e a encontra cheia de reclamações de clientes, ela fica chateada e perde a motivação para trabalhar. Então ela se sente péssima porque não é produtiva e seu humor piora. Para combater esse ciclo, ela decide agir: ela não verifica sua caixa de entrada até completar três horas seguidas de trabalho produtivo pela manhã, o que a faz se sentir bem. Então você pode abordar as reclamações depois do almoço sem deixar que elas o distraiam.
Pergaminho nº 7: O riso é poderoso
O Pergaminho 7 afirma que rir do mundo é um bom remédio, e rir de si mesmo é ainda melhor. O ser humano está longe de ser perfeito, então precisamos parar de esperar perfeição de nós mesmos. Não se preocupe com os problemas menores da vida e não se culpe por cometer erros.
O riso tem um jeito de reduzir os problemas a um tamanho menor; um senso de humor melhora quase qualquer situação. Cultive uma perspectiva despreocupada para que pequenos aborrecimentos não tirem o melhor de você. Nos raros dias em que seus problemas são pesados demais para você rir, repita quatro palavras para si mesmo: “Isso também passará.” As situações em sua vida estão mudando constantemente, então o que é verdade agora será diferente no futuro. Nem as más notícias nem as boas notícias são permanentes.
Exemplo abreviado:
Enquanto Jamie se afastava da bomba do posto de gasolina com a mangueira ainda presa ao carro, ela sentiu vergonha de sua distração e de seu “erro estúpido”. Ele decidiu não contar a ninguém sobre o incidente embaraçoso. Mas uma semana depois, um amigo mencionou que se distraiu no posto de gasolina e fez exatamente a mesma coisa, então é claro que Jamie confessou seu erro. Os dois amigos riram alto e Jamie sentiu a alegria de zombar de suas próprias fraquezas. Ela decidiu naquele momento admitir que não é perfeita e aprender a rir de seus erros.
Pergaminho nº 8: Competir contra si mesmo para melhoria contínua
Esforce-se para melhorar a cada dia. Você tem um propósito na vida: crescer, progredir, aumentar suas habilidades e conhecimentos e melhorar em todos os sentidos. O trabalho de sua vida é nutrir seu corpo e sua mente para que você possa alcançar o que deseja.
Você pode aumentar constantemente seu valor definindo metas, alcançando-as e, em seguida, estabelecendo metas novas e mais ambiciosas. Você sabe exatamente para onde quer ir, então estabeleça metas para cada dia, semana, mês e ano. Mantenha seus objetivos na vanguarda de sua mente.
Nunca descanse sobre os louros ou se torne complacente sobre onde você está na vida. Sempre mire mais alto; é muito melhor para o seu alcance exceder o seu alcance do que mirar baixo e atingir facilmente seus alvos.
Exemplo abreviado:
Na semana passada, você planejou vender $ 10.000 em mercadorias. Você atingiu essa meta, mas em vez de descansar sobre os louros, estabeleceu uma meta esta semana para vender $ 11.000 em mercadorias. Continue se desafiando e mire mais alto. (Ou um exemplo não relacionado a vendas: na semana passada, você foi à academia três vezes por semana. Você atingiu essa meta, então esta semana pretende fazer três exercícios na academia mais uma aula de ioga.)
Pergaminho #9: Agir
Sonhos, planos e metas são inúteis se não forem seguidos de ação. O pergaminho nº 9 nos diz que o mapa desenhado com mais cuidado não pode levar seu dono a um caminho, e um pergaminho bem escrito não pode fazer o trabalho de ganhar dinheiro. Só a ação importa.
Agir separa você do fracasso: você só falha se não fizer nada. A procrastinação, que vem do medo, é inimiga da realização. Condicione sua mente para evitar a procrastinação, simplesmente agindo em vez de vacilar. Desenvolva o hábito de pular sem pensar muito antes de pular. A única maneira de aproveitar as oportunidades de hoje é agir agora . Use afirmações para desenvolver uma orientação para a ação: repita o mantra “vou agir agora”.
Exemplo abreviado:
Os alunos costumam procrastinar, mas não são necessariamente preguiçosos. Eles procrastinam porque têm medo de falhar, têm medo de não serem inteligentes o suficiente para fazer bem a tarefa. Mas procrastinar torna qualquer trabalho mais difícil porque amplia e aumenta o medo. Durante o período em que o aluno não está fazendo o dever de casa (está procrastinando em alguma outra atividade), ele acumula pensamentos negativos sobre sua capacidade de fazê-lo. Quando os alunos finalmente se sentam para trabalhar, eles transformaram um montículo em uma montanha e a tarefa parece intransponível. Os alunos que mergulharem em seu trabalho imediatamente terão mais facilidade em concluí-lo porque não permitirão que seu medo apodreça.
Pergaminho nº 10: Ore por direção
O sucesso requer humildade e a compreensão de que ninguém chega ao topo sem a ajuda de outros. Você não é invencível ou todo-poderoso, então ore a um poder superior para orientação. Você não precisa necessariamente acreditar em Deus para orar: todas as criaturas terrenas clamam por ajuda quando estão com problemas. Não ore por esmolas ou resultados, mas reconheça graciosamente sua própria humildade, pedindo conselhos e sabedoria para ajudá-lo a alcançar seus objetivos.
Exemplo abreviado:
Você tem um conflito de personalidade com seu chefe. Você acha que ele microgerencia você e não aprecia o quanto você trabalha e o quão habilidoso você é. Você tem que se segurar para não perder a paciência e está começando a se perguntar se deveria pedir demissão e procurar outro emprego. Este é um bom momento para orar por orientação. Você não sabe o melhor curso de ação, então pede ajuda. Ore a alguém ou algo maior do que você para ajudá-lo a encontrar e trilhar o caminho certo, seja resolvendo seus problemas com seu chefe ou mudando para um novo emprego.