A brasileira Natura &Co vendeu sua marca australiana Aesop para a L’Oreal em um negócio avaliado em $ 2,53 bilhões – a maior aquisição da L’Oreal até hoje.
A receita reportada da Aesop no ano passado foi de US$ 537 milhões, um grande salto em relação aos US$ 28 milhões em 2012, quando a Natura adquiriu uma participação de 65% na empresa.
Desde que a Natura comprou formalmente a empresa em 2016, o ímpeto de crescimento da Aesop superou outras marcas de venda direta da Natura, Avon e The Body Shop, e continua a mostrar maior potencial de crescimento nos mercados internacionais. As novas lojas de varejo da Aesop na China se tornaram as principais geradoras de receita.
“A Aesop aproveita todas as correntes ascendentes de hoje e a L’Oreal contribuirá para liberar seu enorme potencial de crescimento, principalmente na China e no varejo de viagens”, disse o CEO da L’Oréal, Nicolas Hieronimus, em um comunicado.
A venda faz parte de uma estratégia maior do CEO da Natura, Fabio Barbosa, de simplificar a estrutura da empresa e reduzir custos. Espera-se também que ajude a reduzir as dívidas da empresa e ajude a recuperar seus outros negócios.
“Com uma estrutura financeira fortalecida e um balanço desalavancado, a Natura & Co, exercendo uma rígida disciplina financeira, poderá aguçar o foco em suas prioridades estratégicas, notadamente nosso plano de investimentos na América Latina”, disse Barbosa.
A aquisição deve ser finalizada no terceiro trimestre deste ano.