Por anos, eu disse que uma rede de negócios bem-sucedida tem tudo a ver com a construção de relacionamentos com as pessoas em sua rede.
Além de participar de reuniões regulares do grupo de networking, é imperativo que você tenha reuniões individuais com seus colegas fora das reuniões do grupo.
Isso permite que você obtenha uma compreensão mais profunda de seus negócios, produtos e serviços, clientes e aprenda como indicar pessoas que você conhece. É também uma forma de eles fazerem o mesmo por você.
No entanto, algumas pessoas se recusam a ter reuniões individuais com seus parceiros de rede.
Tive uma conversa com Tiffanie Kellog, Coordenadora da Equipe de Treinamento Regional do BNI em West Central Florida, EUA, e discutimos a questão: Quando é bom dizer não a uma reunião individual?
Bem, a resposta é: NUNCA. Nunca é bom dizer não a uma reunião individual; isto é, se você ainda deseja gerar referências que vêm dessa pessoa.
Qual é o objetivo de uma reunião individual?
O objetivo é construir relacionamentos com nossos parceiros de rede: passar pelo Processo VCP® (Visibilidade, Credibilidade e Rentabilidade), passando da visibilidade para a credibilidade e para a lucratividade. Se dissermos não a uma reunião individual, se estivermos ocupados demais para nossos colegas, estaremos interrompendo o relacionamento. Pense nisso: se você está muito ocupado para uma reunião individual, como vai ter tempo para cuidar do trabalho com seus indicados?
E você nunca sabe o que pode acontecer em uma reunião cara a cara, mesmo que ache que essa pessoa não tem muito a lhe oferecer. Certa vez, fui a uma reunião de negócios e sentei-me ao lado de um estudante universitário. Primeiro pensei: “Uau, o que estou fazendo sentado ao lado desse estudante universitário? Há todos esses empresários com quem quero me sentar.” E eu pensei comigo mesmo, ok, anime-se um pouco. Você é um especialista em rede, conecte-se com este aluno. Então, fiz muitas perguntas a ele e fiz com que ele se abrisse.
E adivinhe o que aconteceu. Após a reunião, um dos parceiros de negócios veio até mim e disse: “Obrigado”. Eu Disse porque?” Ele disse: “Ninguém fala assim com minha filha. Todo mundo quer sentar ao lado dos empresários. Mas você conseguiu que ele se abrisse e eu realmente aprecio o que você fez no jantar.
“Acabei fazendo uma boa ligação com o pai, e quase não conversei com ele. Você nunca sabe aonde uma reunião individual pode levar.”
Dicas para tornar mais fácil dizer “Sim” a uma reunião individual
- Agende o horário com bastante antecedência. Encontre uma data que seja conveniente para vocês dois. As reuniões individuais são sempre mais bem-sucedidas quando ambos os membros têm tempo para se preparar.
- Programe fora da estação mais movimentada. Todos nós entendemos que certas épocas do ano são mais movimentadas para algumas profissões, como contadores durante a temporada de impostos e donos de lojas de varejo durante as festas de fim de ano. As pessoas apreciam quando respeitamos suas restrições de tempo.
- Tenha um propósito e um formato para a reunião. Você pode perguntar: Qual é a intenção da reunião? O que estamos procurando alcançar? Ter uma intenção muito clara é extremamente importante para tornar a reunião altamente eficaz.
- Organize várias reuniões individuais no mesmo dia e no mesmo local. Isso economiza tempo ao viajar para vários locais em dias diferentes. Você também pode agendar reuniões virtuais consecutivas. Escolha um ou dois dias por semana e reserve um tempo para reuniões com seus parceiros de referência.
- Quando alguém te convidar para uma reunião, não há problema em perguntar sobre o que ela quer conversar e quanto tempo ela acha que a reunião vai durar. Ter uma agenda pode ajudá-lo a decidir quando deseja agendar a reunião e se precisa de um bate-papo individual ou apenas rápido.
A rede de negócios tem tudo a ver com dedicar tempo para construir relacionamentos genuínos e confiáveis. Investir tempo e esforço para conhecer os membros da sua rede por meio de reuniões individuais produtivas e geradoras de referências é a chave para o sucesso da rede.