A Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido anunciou uma repressão à publicidade financeira em meio a preocupações sobre “a facilidade e a velocidade com que as pessoas podem fazer investimentos de alto risco”.
Digno de nota é a proibição de comissões de “indique um amigo” oferecidas por todos os esquemas de MMN criptográfico.
De acordo com um comunicado de imprensa de 8 de junho, a FCA informa:
“Aqueles que negociam criptoativos no Reino Unido, serão obrigados a introduzir um período de reflexão para investidores iniciantes a partir de 8 de outubro de 2023, de acordo com as novas regras de publicidade anunciadas pela FCA.”
Bônus de ‘Indique um amigo’ também serão proibidos.
O período de reflexão é de 24 horas, o que significa que os investidores do Reino Unido terão 24 horas para solicitar um reembolso “sem perguntas e condições”.
No entanto, a proibição de bônus de “indique um amigo” torna o período de espera discutível para esquemas de investimento em cripto MMN.
Embora não possam ser chamados de “bônus de indicação de amigo”, todo plano de compensação MMN paga algum tipo de comissão no nível 1.
Quando se trata de planos de compensação de MMN, geralmente são comissões de referência ou um bônus correspondente aos ganhos.
Conforme observado acima, as regras da FCA entrarão em vigor em 8 de outubro.
O Evening Standard relata que a FCA agiu porque “políticos e reguladores temem que muitos britânicos estejam fazendo investimentos que não entendem”.
Tal como está, a partir de 8 de outubro, qualquer empresa de criptomoedas de MMN operando ou solicitando investimento de residentes no Reino Unido é ilegal.