Mais pessoas do que pensamos estão no negócio de venda direta em todo o mundo. Segundo a World Federation of Direct Selling Associations são aproximadamente 128 milhões de pessoas atuando como distribuidores independentes..
Rob Levy, Vice-presidente Executivo para Assuntos dos Distribuidores das Américas e Globais da Herbalife, diz que a capacidade de evoluir e se adaptar às mudanças tecnológicas e às demandas dos consumidores é fundamental para o sucesso e a longevidade de qualquer indústria ou negócio.
Com o modelo de venda direta, os Distribuidores Independentes podem ganhar comissões sobre as vendas e manter a flexibilidade para administrar seus próprios negócios em seus próprios termos e condições.
Empresas confiáveis de venda direta que existem há décadas desenvolveram seus negócios para se adaptarem aos tempos em constante mudança – aproveitando o poder da tecnologia – e atendendo à demanda por produtos de alta qualidade.
“Uma das razões pelas quais a indústria continua relevante é porque as empresas de vendas diretas bem-sucedidas oferecem os melhores produtos, mantendo os mais altos padrões de práticas comerciais, como oferecer garantias de satisfação abrangentes.”
O executivo da empresa de saúde e bem-estar, Rob Levy, apresenta aqui 4 argumentos de porque a venda direta é um negócio viável e próspero no século XXI:
1. É um modelo que empodera as pessoas
Independentemente de permitir que você pague pelas atividades extracurriculares de seus filhos, planeje férias ou alivie um pouco da pressão de pagar as contas mensais, ganhar uma renda suplementar pode ser uma maneira de ajudar a cobrir as despesas.
A maioria das pessoas não gosta de arriscar suas economias para ganhar mais dinheiro; você precisa de uma opção mais flexível que se adapte às suas circunstâncias específicas. A venda direta permite que você dê esse passo sem comprometer sua estabilidade porque:
É uma oportunidade de baixo custo
Iniciar um negócio de venda direta não requer um grande investimento de capital. Por exemplo, de acordo com a Direct Selling Association, os custos iniciais são geralmente baixos em comparação com outras oportunidades. Geralmente, tudo que você precisa para começar é um kit de vendas e pouco ou nenhum estoque.
Uma oportunidade de baixo risco
A venda direta não envolve necessariamente ter que incorrer em custos fixos. Isso permite que os empreendedores concentrem seus investimentos, ainda que insignificantes, diretamente em fazer o negócio funcionar.
Uma oportunidade aberta a todos
Embora não haja pré-requisitos educacionais ou de carreira para entrar, a maioria das empresas oferece ferramentas de treinamento, orientação e desenvolvimento de negócios para ajudar os distribuidores independentes a construir seus negócios. Os vendedores diretos definem seu próprio sucesso, o modelo de negócios apenas fornece a estrutura e orientação para que isso aconteça.
2. É um modelo que permite flexibilidade
As estatísticas internacionais confirmam isso: as pessoas estão cada vez mais interessadas em oportunidades empreendedoras.
Os distribuidores independentes que trabalham para uma empresa de venda direta obtêm lucro com cada produto que vendem, mas trabalham por conta própria. Eles organizam sua agenda, criam planos para atrair e reter clientes (geralmente com o apoio de ferramentas e mentoria da empresa) e determinam se querem trabalhar na construção de uma equipe de vendas e como orientá-los. Eles têm a oportunidade de desenvolver e fazer seu próprio negócio e administrá-lo como bem entenderem, desde que cumpram os regulamentos e códigos de ética empresarial.
3. Desenvolvimento de métodos para fazer negócios
Um modelo de negócio que existe há décadas, sem dúvida, passou por várias formas de operar. Assim como a cultura e a tecnologia evoluem, os negócios também evoluem para acompanhar as novas tendências e maneiras de atender melhor os clientes.
A venda direta começou como um negócio de porta em porta por volta do ano de 1900 e os principais produtos vendidos eram cosméticos e livros. Até o ano de 1930, o modelo de plano de reunião do grupo foi introduzido. Por muito tempo, eles fizeram isso em reuniões presenciais e demonstrações de produtos, mas a tecnologia permitiu que eles tivessem maior alcance, novas conexões e interações otimizadas. A mídia social permite que os vendedores diretos expandam o alcance geográfico para envolver as gerações mais jovens.
4. As vendas diretas permitem experiências personalizadas
Oferecer uma experiência de compra personalizada é fundamental para estabelecer relações de confiança entre vendedores e clientes. Como um negócio de alto impacto, os vendedores diretos podem oferecer atendimento individualizado e ter a oportunidade de aprender sobre as necessidades, preferências e objetivos dos clientes.
A personalização é fundamental no negócio de venda direta porque:
Capte o interesse dos clientes apresentando informações ou produtos que sejam relevantes para eles. Segundo a Accenture, 91% dos consumidores são mais propensos a comprar marcas que fazem ofertas e recomendações relevantes para eles.
Priorize a experiência do cliente. De acordo com um relatório da Segment, 71% dos consumidores se sentem frustrados quando a experiência de compra é impessoal.
Ajuda a reduzir a sobrecarga de informações quando a quantidade é esmagadora.