Deflagrada em 10 estados pela polícia e Ministério Público a Operação “Black Monday” desarticulou o esquema da Medina Bank, de Belo Horizonte, que fazia uso de supostos sites de investimento “Aprenda Investindo” e “Investing Brasil“, além da corretora LBLV, que tinha como garoto-propaganda o ex-jogador Ronaldinho Gaúcho.
Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Goiás, Rondônia, Santa Catarina e Rio Grande do Sul foram alvo da operação.
O chef da quadrilha foi preso em condomínio de luxo em João Pessoa, (Paraíba).
Foram apreendidos, uma Lamborghini e uma BMW, avaliados em R$5 milhões. 29 mandados de busca e apreensão e 6 mandados de prisão foram cumpridos.
Vinte Delegados de Polícia, 91 agentes, 30 policiais militares, entre outros integrantes, cumpriram a determinação judicial.
Estima-se que o esquema tenha gerado mais de milhões de prejuízo a brasileiros.
O dinheiro delas era utilizado para compra de bens de luxo e para compra de moedas Bitcoin, porém sem gerar nenhum lucro aos investidores.
Curioso é o fato do jogador Ronaldinho Gaúcho, ser garoto-propaganda do golpe, uma vez que o mesmo também foi garoto propaganda da 18K Ronaldinho.