- A venda direta e o marketing de rede são sistemas jurídicos, embora sejam erroneamente confundidos com um esquema de pirâmide por ignorância e falta de informação por parte do público.
- O setor de marketing de rede vem crescendo há anos consecutivos e apresenta perspectivas otimistas para o futuro.
- Para o especialista em Marketing Digital para Networkers Isaac Antonete, o sucesso dessa indústria está na alta qualidade das marcas e produtos distribuídos pelos profissionais que a compõem.
A venda direta e o marketing de rede são atualmente duas das profissões com maior procura de acordo com o ranking dos empregos mais solicitados que a rede social de trabalho Linkedin elaborou.
Na Espanha, o setor de marketing de rede cresceu quatro anos consecutivos, chegando a 15.000 produtos diários entregues, e suas perspectivas futuras permanecem otimistas.
No entanto, as empresas de marketing de rede ainda são erroneamente confundidas com negócios ilegais em pirâmide devido às suas estruturas semelhantes.
A venda direta e o marketing de rede são sistemas jurídicos que cumprem as normas dos países em que atuam e na Espanha a profissão é regulada pela Lei de Regulamentação do Comércio Varejista.
Não devem ser confundidos com negócios em esquema de pirâmide, que são ilegais em Espanha, de acordo com os artigos 24 da Lei da Concorrência Desleal e 23 da Lei de Regulação do Comércio a Retalho.
Firmas internacionais como Nu Skin e Oriflame são algumas das empresas mais conhecidas e representativas no setor de marketing de rede em todo o mundo e são empresas totalmente legítimas que operam dentro dos limites e regulamentos exigidos por lei.
A indústria de marketing de rede, também chamada de marketing multinível, vendas diretas, MMN, marketing de referência ou redes de marketing na América Latina, incorporou quase 7 milhões de profissionais na União Européia (6,9 milhões), segundo dados da Associação Européia de Venda Direta, Seldia.
Os países europeus com mais empreendedores dedicados à venda direta são Rússia (4,7 milhões de pessoas), Turquia (1,4 milhões), Alemanha (889.000), Polônia (880.000) e Ucrânia (805.000). Na Espanha, quase 250.000 pessoas se dedicam a esta atividade.
“Em uma empresa de marketing de rede, a taxa inicial geralmente é acessível a qualquer empresário”, explica Isaac Antonete, especialista em marketing multinível.
Para fazer parte de uma empresa ou rede comercial de venda direta ou marketing multinível, o interessado assina uma licença de distribuição e paga uma taxa, que inclui um lote de produtos para venda, além de material de treinamento sobre o produto e o desenvolvimento da atividade comercial.
Com esses recursos, quem quiser pode começar a trabalhar. “Em geral, o valor inicial é normalmente acessível a qualquer empresário, podendo rondar os 100 euros por exemplo, embora este valor não seja padrão e varie de empresa para empresa”, esclarece Isaac Antonete, especialista em Marketing de Rede e fundador da Plataforma DesarrollaTOnline, especializada na profissionalização de trabalhadores e empresários do setor.
A operação das organizações do esquema de pirâmide é diferente. “Quanto mais se paga de entrada para adquirir a franquia, melhor se adquire posição dentro da organização, mesmo que então essa pessoa não venda nada” revela o especialista, já que “a maior parte dos benefícios dos negócios ilegais que se seguem o esquema da pirâmide vem do recrutamento e não da venda do produto”.
Pelo contrário, os lucros dos vendedores na indústria do marketing de rede vêm exclusivamente das vendas do produto.
Em um negócio de marketing de rede, o vendedor recebe uma porcentagem ou comissão por cada venda; portanto, geralmente, quanto mais eles vendem aos clientes, mais dinheiro eles ganham.
Além de vender os produtos, são os distribuidores que contratam os novos vendedores e a empresa lhes dá um percentual das vendas de sua equipe comercial.
Ao contrário do que ocorre nos sistemas piramidais, “na venda direta uma pessoa que está em um nível inferior da organização pode ganhar mais dinheiro do que outra em uma posição superior, pois o lucro depende fundamentalmente das vendas”, esclarece o especialista.
“A chave do crescimento que esta indústria está tendo
está na altíssima qualidade da maioria dos produtos
e marcas”, explica.
Para Antonete, “a chave para o crescimento que esta indústria está tendo está na altíssima qualidade da maioria dos produtos e marcas” que atualmente são vendidos por meio de sistemas de vendas diretas em todo o mundo.
“São produtos com resultados comprovados, para os quais são feitos grandes investimentos em pesquisa e desenvolvimento, mas não em publicidade. Assim, a relação qualidade-preço dos produtos é muito competitiva e a indústria tem marcas líderes em diversos setores como nutrição e bem-estar ”, destaca o especialista.
Além disso, o cliente sempre tem a opção de devolver o produto caso não fique satisfeito, conforme estipulado por lei.
“As empresas de venda direta oferecem formação, uma oportunidade de negócio independente e aos seus distribuidores o apoio de uma marca acreditada e produtos de qualidade”, afirma a associação espanhola de empresas de venda direta, AVD, no seu site.
Em contraste, nos negócios em pirâmide disfarçados de marketing de rede, o número de distribuidores excede o número de clientes e a qualidade do produto é irrelevante.
Além de todos esses aspectos, as empresas de marketing de rede cumprem as regulamentações fiscais de cada país. Em Espanha, a compra da totalidade dos produtos e serviços efectuada pelos distribuidores implica a emissão das respectivas facturas, bem como as declarações fiscais por parte da organização.
Os vendedores também são obrigados a cumprir os regulamentos, por exemplo, emitindo faturas como trabalhadores independentes e declarando o IVA se trabalharem por conta própria.
Sobre Isaac Antonete e DesarrollaTOnline
Isaac Antonete é especialista em Marketing Digital e Coaching para empreendedorismo em marketing de rede. Sua missão é impactar a vida do maior número possível de pessoas, fornecendo-lhes as ferramentas e os recursos necessários para que tenham sucesso em seus negócios e vivam sua paixão por meio da Internet.
Para cumprir a sua missão, Antonete lança diversos projetos e fundou a plataforma DesarrollaTOnline , onde como CEO e juntamente com a sua equipa oferece formação e conteúdos educativos em marketing digital, educação financeira, empreendedorismo e desenvolvimento pessoal, bem como coaching, liderança e consultoria para empreendedores e networkers.
Antonete é também palestrante internacional na área de vendas diretas ou marketing de rede via internet e lidera o Grupo de Ação Social GAS para fins de solidariedade