Uma pesquisa recente da Young Business Talents e da empresa líder mundial em suplementos nutricionais, a Herbalife, mostrou que quatro em cada dez jovens espanhóis com menos de 21 anos querem se tornar empreendedores .
A pesquisa analisa, entre outros aspectos, qual é a atitude das novas gerações em relação ao empreendedorismo e quais são as razões que as levariam a iniciar seu próprio negócio.
O estudo teve uma ampla base de estudo e amostra: com 11.301 alunos entre 15 e 21 anos de idade, provenientes do 4º do ESO, 1 e 2 do bacharelado, e os ciclos intermediários e superiores de formação profissional que participaram desta pesquisa Foi realizado no final de 2019.
A pesquisa foi projetada para fazer parte da edição de 2019 da competição Young Business Talents e foi apoiada pela Herbalife Nutrition, uma multinacional global líder em suplementos nutricionais comprometida em apoiar o treinamento de jovens empreendedores.
Três em cada quatro participantes afirmaram já saber exatamente qual atividade profissional eles desejam exercer no futuro .
Quando os participantes foram questionados sobre sua atitude em relação ao empreendedorismo, o volume de partes interessadas continua a crescer e essa opção continua a liderar outras opções profissionais, passando de 36,5% para 38,1%.
Por outro lado, 32,8% declararam que trabalhariam para uma empresa e 29,1% indicaram que gostariam de ser funcionários.
Por sexo, o empreendedorismo é uma aposta preferida especialmente para homens do que para mulheres.
Ser empreendedor é o que mais atrai homens e mulheres, mas a vontade de empreender é maior nos homens (42%), em comparação às mulheres (34%). As mulheres demonstram maior interesse em obter uma posição na administração pública (33% vs. 25,5%).
O aumento do interesse pelo empreendedorismo é reforçado por várias razões
Quando perguntados sobre os motivos que os levariam a iniciar sua própria atividade profissional, 7 em cada 10 indicaram que aceitariam o desafio de se concentrar inteiramente nas atividades pelas quais são realmente apaixonadas.
Outras respostas incluíram que 6 em cada 10 querem ser seus próprios chefes e 4 em cada 10 escolheram outros motivos, como obter mais renda do que trabalhar para outra pessoa, ter tempo livre sem expediente, garantir um emprego em tempos de crise e tenha sua própria rede de contatos.
Os mais jovens, por sua vez, dão mais importância à idéia de garantir emprego , que foi a resposta preferida entre 45% dos jovens de 16 anos.
Sobre os pesquisadores
A Young Business Talents é o único programa de treinamento em aprendizagem experimental que possibilita, através do uso de uma simulação, que os participantes tomem decisões em uma empresa virtual.
Os alunos têm a oportunidade de experimentar como uma empresa é gerenciada para desenvolver e colocar em prática suas habilidades e conhecimentos.
A Herbalife Nutrition – além de ser uma das patrocinadoras da edição 2019-2020 do Young Business Talents, cuja final está prevista para 4 de setembro – colaborou diretamente na condução do estudo.
“Como uma empresa socialmente responsável que faz parte da rede de negócios espanhola de nosso setor – vendas diretas – há mais de 30 anos, estamos cientes da importância de apoiar os empreendedores a alcançar suas aspirações.
Iniciativas e programas de treinamento como a Young Business Talents, que misturam empreendedorismo, geração de jovens e talentos, se encaixam perfeitamente no nosso DNA como geradores de oportunidades profissionais para todos ” , destacou a diretora geral da Herbalife Nutrition Spain, Tara López.