O índice que acompanha ações de venda direta sobre ações de Direct Selling Capital Advisors (DSCI) caiu 17,8% durante o mês de setembro, marcando sua terceira queda mensal consecutiva, após um declínio de 8,4 % em agosto e 7,4% em julho. O Dow Jones Industrial Average (DJIA) também caiu drasticamente em setembro (-4,3 por cento).

Essa diminuição foi observada pela maioria das empresas que fazem parte do índice DSCI, com 10 empresas perdendo mais de 10% e seis perdendo mais de 15% de seu valor durante o mês. 

As exceções foram as ações de grande capitalização da Primerica, (NYSE: PRI) e as ações de pequena capitalização da Natural Health Trends Corp. (NASDAQ: NHTC), que divulgaram lucros.

Os investidores tiveram que lidar com uma longa lista de incertezas, incluindo temores crescentes de inflação, sinais de desaceleração do crescimento econômico, rendimentos de títulos do governo dos EUA de 10 anos e anúncios quase diários de gargalos na cadeia de abastecimento global. 

Quando algumas dessas questões forem resolvidas, ou pelo menos pararem de piorar, o mercado de ações pode melhorar, o que, por sua vez, pode criar um ambiente melhor para as ações no setor de venda direta.

Este foi o desempenho das empresas do setor durante o mês de setembro:

Ações de grande capitalização

A Tupperware (NYSE: TUP) caiu 11,5% em setembro, elevando as perdas acumuladas no ano para 33,9%. 

A Nu Skin (NYSE: NUS) teve o maior rendimento de dividendos (3,76%) no índice DSCI, mas suas ações caíram 20,1% em agosto. As ações da empresa caíram 25,9 por cento durante os primeiros nove meses de 2021, mas ainda estão em alta de 71,5% desde o estabelecimento do índice DSCI em março de 2020. 

A Herbaife Nutrition (NYSE: HLF) diminuiu 17,5% em setembro, principalmente porque a empresa cortou suas projeções de lucros para o terceiro trimestre.

Os efeitos persistentes da pandemia resultaram no que a empresa descreveu como “níveis de atividade abaixo do esperado” entre seus distribuidores independentes. Até o momento, as ações da Herbalife caíram 15,1%, mas valorizaram 31% desde março de 2020.

As ações da Mediafast (NYSE: MED) caíram 15,5% em setembro, após cair 20,2% em agosto. 

Até agora neste ano, a Medifast ganhou 0,7% e 142,4% desde o estabelecimento do índice DSCI em 1º de março de 2020.

Usana (NYSE: USNA) anunciou que suas vendas no terceiro trimestre deverão ser aproximadamente 10% menores do que no mesmo período do ano passado. 

O lucro por ação agora deve ficar na faixa de US $ 1,28 – US $ 1,33, abaixo dos US $ 1,44 no terceiro trimestre de 2020, citando interrupções e bloqueios relacionados à Covid19 em vários mercados importantes que afetaram a capacidade da empresa de operar e enviar produtos. 

USANA superou a maioria das empresas DSCI em setembro, caindo apenas 5 por cento, e as ações subiram 18,3% até agora. 

As ações da eXp World (NASDAQ: EXPI) caíram 13,3% em setembro, reduzindo seu ganho anual para 29,6%. Desde 1º de março de 2020, a EXPI recuperou surpreendentes 732%. 

Os resultados do segundo trimestre da empresa foram fortes, registrando um aumento nas vendas líquidas de 183%em comparação com o terceiro trimestre de 2020. Igualmente importante, a EXPI declarou um dividendo trimestral em dinheiro de US $ 0,04 por ação para os acionistas, que é o seu primeiro dividendo.

Primerica (NYSE: PRI) é a maior ação com capitalização de mercado no índice DSCI e teve um desempenho excelente em setembro, aumentando 0,5%.

As ações estão 19% mais altas do que nos três primeiros trimestres de 2021 e 40,2% mais altas desde o início do Índice de Consultores de Capital da Direct Selling News em março de 2020. Os ganhos da empresa no segundo trimestre incluíram um aumento de 25%.

As ações da Beachbody Company (NYSE: BODY) foram o componente mais fraco no índice DSCI em setembro, com queda de 28,3%. Os resultados do segundo trimestre de Beachbody mostraram um aumento de 2% na receita. Em particular, a receita digital aumentou 20%.

E ai? Comprar ou vender?