Mesmo diante da pandemia e de desafios no cenário econômico, marca se destaca com investimentos expressivos em treinamentos, marketing, contratações e lançamentos de produtos

Com mais de três anos de história, a Amakha Paris, empresa jovem e inovadora do segmento de beleza e cuidados pessoais, tem ganhado cada vez mais espaço e força no marketing multinível.

Mesmo diante de desafios no cenário econômico, com a queda nas vendas no início da pandemia, a empresa se reinventou, inovou, investiu e atraiu o público com seus produtos exclusivos, o que permitiu fechar 2020 com crescimento de 16% no faturamento em relação ao ano anterior. 

Para alcançar o patamar de dois dígitos, a Amakha Paris  somou uma série de frentes de guerrilha, dentre elas, intensificou seu cronograma de lives motivacionais e treinamentos por webinar para oferecer técnicas de vendas e estreitar seu relacionamento com seu time de consultores, que fechou o ano com 1,3 milhão de pessoas, 300 mil a mais do que no início da pandemia – número conquistado por meio das ações de marketing e das vantagens que a marca entrega.

Investimentos em marketing

De acordo com Denise Bortoletto, presidente da Amakha Paris, a grande força do multinível está no marketing. Em 2020, a empresa investiu mais de R$ 150 milhões em incentivos de vendas, fortalecimento de mídia digital, lançamentos de produtos, comunicação como um todo e, de forma inédita, em merchandising de TV.

No segundo semestre de 2020, Amakha Paris marcou presença nos programas populares e femininos Super Pop, A Tarde É Sua, ambos na Rede TV!, Melhor da Tarde, na Band, e Hoje Em Dia, na Rede Record. No total, foram mais de 200 milhões de pessoas impactadas só pela TV. 

“Premiar e incentivar a rede a crescer é a grande propulsão do negócio. Entendendo o cenário de aumento de desemprego, inovamos e investimos ainda mais ao levar o marketing para além dos incentivos, buscando a mídia tradicional. Com o merchandising, pudemos ampliar o conhecimento de marca e dos produtos e oferecer uma grande oportunidade às famílias que precisam de renda neste período de crise. Temos como missão ajudar o maior número de pessoas a mudar de vida”, explica Denise.

Lançamentos

Também no ano passado, a Amakha Paris bateu recorde de lançamento de produtos, com cem novos itens. No início da pandemia, em março, a empresa lançou uma extensão da linha de maquiagem DB Make Up, assinada pela presidente da marca, que posteriormente foi indicada ao Prêmio Atualidade Cosmética, uma referência no setor.

Pioneira no mercado de perfumes de bolso no Brasil, a Amakha Paris investiu em mais 27 novos perfumes, somando 95 fragrâncias,ealcançou mais de 24 milhões de perfumes vendidos em 2020. “Percebemos que, mesmo em isolamento, o consumidor não perdeu seus momentos de vaidade e autoindulgência.

O perfume continuou sendo uma opção presente na decisão de compra dos nossos clientes, seguido pela linha capilar, nutracêuticos e maquiagem.

O ritmo de inovação da Amakha Paris foi fundamental para manter a frequência de compras dos consultores e garantir a interação com o consumidor durante o ano”, comenta Denise.

A marca também acelerou os investimentos na linha nutricional, já que as vendas da categoria cresceram, em média, 47% ao mês desde abril, impulsionadas pela pandemia, se tornando a terceira maior, atrás de perfumaria e capilar. Nesse sentido, a empresa viu a oportunidade de lançar a nova edição do AMK Shake, com diferentes fontes proteicas em sua formulação, que melhoram o desempenho do produto, e o Blend Fit Chá em três sabores, desenvolvido por nutricionistas, que auxilia na redução de medidas de maneira saudável e benéfica para a saúde.

Outra categoria que ganhou protagonismo no portfólio da marca foi a linha capilar, que aumentou sua participação no share da empresa, de 6% para 8%, em 2019, para mais de 19% em 2020.

“Com a necessidade de fechar as portas, o pequeno e médio empresário de salões de beleza no Brasil buscou formas de ampliar seus ganhos com produtos de qualidade e encontrou na revenda dos itens da Amakha Paris uma alternativa e oportunidade de até 100% de lucro.

Esse é um mercado de bastante potencial, com quase 1 milhão de salões em todo Brasil, entre estabelecimentos formais e informais. Queremos apoiar o empreendedorismo desse negócio, que movimenta mais de R$ 100 bilhões ao ano”, contextualiza a presidente da Amakha Paris.

Capacitação

Com a pandemia, a Amakha Paris transformou o canal de comunicação e a capacitação da sua rede de consultores para o digital. Apesar de ter uma rede de consultores bem diversificada, a plataforma EAD da marca se intensificou.

A empresa formou 367 novas Divas no ano, que é o programa de capacitação que desenvolve o empreendedorismo feminino, além de promover a autoestima e o protagonismo das mulheres que se inscrevem no curso.

Além disso, as redes sociais foram fontes de conteúdo democrático e acessível para todos os consultores. Em 2020, foram mais de 360 horas de conteúdo gratuito, via Facebook, por meio de lives sobre produto, liderança, gestão e vendas, com alcance de mais de 6,7 milhões de pessoas.

A marca também investiu na formação de quase cem especialistas capilares, experts na linha, que têm a missão de acelerar o conhecimento da marca para profissionais de salão. A segunda edição do programa de capacitação será realizada em março.

Contratações

Visando ao fortalecimento da marca a médio e longo prazo, a empresa viu na crise uma oportunidade de levar o modelo de negócio e a cultura do empreendedorismo a um maior número de pessoas, contratando mais funcionários.

Em 2020, a Amakha Paris ampliou o quadro de funcionários em 40%, o que significa um aumento de 200 para 280 colaboradores.

Algumas contratações foram estratégicas. Em 2020, a Amakha Paris iniciou o movimento de fortalecimento da marca com renomados profissionais.

A contratação da gerente de marketing, Andrea Pedroso, consolidou para a empresa o reposicionamento da marca, com maior comunicação institucional e awareness.

Com foco em seus mais de 2 mil pontos de apoio (lojas voltadas para suporte de consultores) e vendas, a empresa também contratou mais duas executivas: Marina Gentil, diretora de expansão, com foco em alcançar as metas de presença no Brasil e em outros países, e Daniella Bautista, gerente de treinamento, para atuar na força de vendas com os consultores.

Planos para 2021

Fatores importantes que permearam 2020 para a Amakha Paris, como padronização, gestão e expansão, também serão foco da empresa neste ano.

A empresa, que nasceu do marketing multinível, entende que todos os modelos de negócios precisam se adaptar ao novo cenário.

Já no começo do ano, a marca inovou mais uma vez e inaugurou três operações/quiosques em shoppings, com um formato inédito de apoio aos seus consultores para compra de produtos e uma proposta de fortalecer a marca entre os consumidores finais.

Os planos da Amakha Paris para este ano compreendem ainda a manutenção dos investimentos na ordem do que foi aportado em 2020, com foco em marketing, treinamentos, merchandising e no desenvolvimento de novos produtos.

“O consumidor está em constante mudança e, depois de todos os desafios de 2020, acreditamos que a exigência em relação às marcas aumentou. Muito mais do que produtos, ele procura soluções reais para suas necessidades, bem como oportunidades de empreender, que é o que oferecemos”, finaliza Denise.

Sobre a Amakha Paris

Fundada em 2017, a Amakha Paris se destaca no mercado de vendas diretas, com um modelo de negócio que garante qualidade de vida para os mais de 1,a milhão de consultores e fortalece o empreendedorismo social por meio de oportunidades oferecidas pela companhia.

A Amakha Paris possui 280 colaboradores diretos e um portfólio que ultrapassa 500 produtos, entre cosméticos, perfumaria e nutracêuticos para o público feminino e masculino.