Essas quatro empresas, que são ícones no mundo das vendas diretas a nível internacional, estão se preparando para assumir um compromisso muito forte no território colombiano.
Empresas de maquiagem preparam até 364 lançamentos para 2020 na Colômbia
A Belcorp , Mary Kay, Yanbal e Oriflame serão as reponsáveis pelos lançamentos.
As mulheres colombianas compram em média 100.000 pesos por mês em produtos cosméticos.
Algumas das empresas mais fortes deste mercado, que movimentaram nada menos que US $ 380 milhões anualmente em 2018 e que movimentarão mais de US $ 430 milhões em 2023 – segundo cálculos do Euromonitor -, já estão quase prontas para lançar seus produtos e, segundo os cálculos mais conservadores, estima-se que pelo menos 364 novos produtos cheguem ao mercado.
A marca mais popular do setor de cosméticos na Colômbia é a Vogue, do conglomerado L’Oreal, que detém 12,1% da participação de mercado desse segmento.
O segundo mais forte é a Yanbal, com 7,2% de participação de mercad, seguida por Ésika, marca da empresa peruana Belcorp, que possui 6,3% de participação de mercado.
Os maiores lançamentos de produtos virão da Belcorp, empresa que também possui as marcas L’Bel e Cyzone.
A empresa lançará 140 novos produtos em 2020, incluindo o delineador ‘colorfix feather tattoo’ da Ésika, bem como as bases ‘Hydra Smart‘ da Ésika, que estarão disponíveis em 18 tons e o ‘Clarité’ da L’Ebel, com 30 tons.
A empresa americana de vendas diretas Mary Kay, presente em 40 países, também está preparando lançamentos para o mercado colombiano.
“Neste ano, teremos aproximadamente 20 novos lançamentos entre produtos para a pele, fragrâncias e cores, nosso catálogo circula trimestralmente, então a idéia é ter notícias a cada trimestre e, como novo país, estamos consolidando um portfólio que permite atender a todas as necessidades Mulheres colombianas ”, disse Roberto Villarreal, gerente geral da Mary Kay Colômbia.
A Yanbal, a segunda empresa em participação de mercado, terá pelo menos 12 lançamentos, já que a cada mês introduz um novo cosmético. Até agora este ano, a empresa já lançou uma linha de delineadores de neon com tons de azul marinho, amarelo-sol e laranja coral e na fórmula de gel.
Outra multinacional é a Oriflame, que este ano lançará até cinco novos produtos, como parte de uma nova linha de maquiagem.
Em 2020, a Oriflame lança uma linha de maquiagem cheia de cores vibrantes que atendem às tendências da moda. É uma linha fácil de usar e que permite um resultado impecável ”, disse Natalia Peña, especialista em cosmetologia da empresa de origem suíça.
As importações de cosméticos em 2019 ultrapassou US $ 563 milhões.
Um dos indicadores de consumo de maquiagem medido pela Inexmoda em seu relatório mensal sobre o setor de cosméticos é a importação de maquiagem, que entre janeiro e novembro do ano passado atingiu US $ 563,86 milhões.
Por países, o principal fornecedor de maquiagem da Colômbia é o México, com 23,3% da cota de importação, os Estados Unidos, com 19,8% dos produtos que entram nessa categoria para a Colômbia, Brasil, com 12,1% do fornecedor de maquiagem, Espanha (7,6%), China (5,9%), França (4,9%) e Alemanha (4,9%).