Mudar nossas vidas para melhor é algo que todos nós, de uma forma ou de outra, sempre buscamos.

Queremos ter mais e melhores roupas em nosso armário, queremos ter o último celular do mercado, queremos ter mais e melhores alimentos em nossa despensa.

Em suma, queremos coisas que melhorem o que chamamos de “estilo de vida” ou “qualidade de vida”.

O problema com tudo isso é que quase sempre tomamos decisões que podem ter resultados ambíguos, ou seja, contraproducentes.

Como podemos tomar melhores decisões e melhorar nosso estilo de vida, ao mesmo tempo em que aceitamos mudanças em todos os aspectos de nossa vida?

Bem, essa mesma pergunta foi feita por James Clear e nesta revisão, ele tenta elucidar algumas respostas para esta importante preocupação.

James Clear é um jornalista renomado, autor do best-seller Atomic Habits do New York Times, e desenvolveu a ideia de mudança positiva na vida das pessoas por meio dos pequenos hábitos que incorporamos diariamente, de forma perceptível ou imperceptível em nossas vidas.

O lema que dá legenda a seu best-seller, Atomic Habits , é “pequenas mudanças, resultados surpreendentes”, e é nessa simples frase que está o segredo para levar uma vida melhor, com mais qualidade material e espiritual, ou seja, uma vida mais completo.

James Clear não limitou seu trabalho apenas a grandes frases de coaching ou à transmissão de experiências pessoais de sucesso a seus leitores. Como um bom jornalista, Clear se muniu de todas as evidências disponíveis para defender seu argumento de que pequenas mudanças podem fazer grandes diferenças na vida das pessoas de maneiras consideráveis.

O trabalho de Clear foi tão importante e impactante que seu livro vendeu mais de um milhão de cópias e só foi lançado em 2018. No entanto, a análise abaixo foi escrita por ele alguns anos antes de lançamento do livro, que já nos dá uma ideia da consistência de seu pensamento e de sua validade para além de um simples momento no tempo.

Existe um fenômeno que assombra o mundo das finanças que faz parte do estilo de vida das pessoas. É descrito como uma tendência de comprar coisas melhores e mais agradáveis ​​no ambiente cotidiano. Embora isso geralmente signifique gastar mais do que você tem.

Por exemplo, digamos que você receba uma comissão extra e, de repente, receba $ 10.000 a mais em renda anual.

Em vez de economizar e continuar com uma vida normal, é provável que com esse dinheiro você troque sua televisão por uma maior e muito melhor ou decida fazer uma viagem e se hospedar em um super hotel ou talvez decida comprar roupas de grife.

É assim que o seu estilo de vida o arrasta cada vez mais para coisas que são vistas como melhores e que gradualmente se tornarão uma necessidade.

E então o que costumava ser um luxo para você agora é normal em sua vida.

Mudar o comportamento humano costuma ser considerado uma das coisas mais difíceis de fazer, especialmente nos negócios.

No entanto, o estilo de vida descreve o comportamento da pessoa a longo prazo e é, em última análise, algo que terá um impacto decisivo nas suas finanças.

Vamos listar alguns dos objetivos financeiros típicos que a maioria das pessoas tem:

Eu quero comprar roupas de grife.

Eu quero ter uma casa maior.

Eu quero dirigir um carro mais rápido.

Aqui está o que é realmente legal:

Alcançar esses objetivos naturalmente tem efeitos colaterais quando temos medo de enfrentar os desafios que aparecem.

Mas quando nosso poder de compra aumenta, nossas compras também tendem a aumentar. Isso é ser levado por um estilo de vida.

Mas existem aqueles que têm objetivos que incluem outras áreas de suas vidas, como estas:

Quero aumentar o tamanho dos meus músculos.

Eu quero encontrar um parceiro e me casar.

Eu quero obter uma nota mais alta em meus testes.

Eu quero ter um negócio de sucesso.

Confiamos que aumentando nossa massa corporal ou conseguindo um parceiro ou melhorando notas, nossas vidas vão melhorar, pois acreditamos que da mesma forma que melhoramos nossos hábitos diários, nossos resultados também vão melhorar.

Essa ideia de ajustar os hábitos do dia a dia aos comportamentos humanos e gerar diferentes resultados é um conceito que gosto de chamar de “hábito crepp”.

Como praticar hábitos de melhoria

Se você comprar mais coisas do que pode cobrir em sua conta bancária, esse não é seu estilo de vida. Isso é chamado de dívida.

Da mesma forma, se você adotar muitos comportamentos novos que não consegue sustentar. Não é disso que se trata a mudança de hábitos.

Em outras palavras, a chave é evitar cair na armadilha de ser conduzido por um estilo de vida insustentável.

O objetivo da mudança de hábitos é impulsionar comportamentos não de forma precipitada, mas de forma ajustada ao ritmo de vida que levamos.

Minha experiência me mostrou que existem duas maneiras principais de mudar comportamentos de longo prazo e melhorar o desempenho produtivo.

1. Aumente seu desempenho aos poucos. (A maioria das pessoas leva isso ao extremo.)

2. Mude o ambiente ao seu redor para eliminar distrações e obstáculos (a maioria das pessoas nunca pensa nisso.)

Aqui estão algumas idéias sobre como fazer isso:

O aumento no seu desempenho: se você tem uma vida compatível com sua estabilidade emocional e financeira, ou seja, se, por exemplo, seu nível de condição física é um reflexo do dia normal que você teve, mas você deseja aumentar esse nível de condição física, você deve fazer algo diferente, se você deu 8.000 passos, agora você andará 8.100 passos por dia.

Essa lógica funciona para qualquer área da vida. Se você quer ter sucesso, ser mais grato ou mais inteligente, então pode usar a ideia de mudar hábitos em sua vida para melhorar aos poucos e, assim, esses hábitos irão melhorar sua maneira de viver diariamente.

Mude o seu ambiente: existem todos os tipos de coisas que fazemos diariamente que são uma resposta ao ambiente em que vivemos.

Comemos biscoitos porque eles estão na vitrine. Verificamos nossos telefones celulares porque alguém nos mandou uma mensagem.

Trocamos instantaneamente entre os canais de televisão porque é o que fazemos primeiro quando nos sentamos no sofá.

Se você mudar seu ambiente nas pequenas coisas ao seu redor, então suas ações também mudarão.

Imagine se, de sua parte, você crie um ambiente positivo para as pessoas ao seu redor; certamente no final do ano você se sentirá mais satisfeito com seu estilo de vida.

Abrace a mudança

Os resultados de como você aproveita o seu dia a dia são geralmente o reflexo da maneira como você o investiu.

A maioria das pessoas está obcecada em alcançar a melhor pontuação em seu teste, mas correndo nunca a alcançará, então dificilmente alcançarão essa meta.

Agora é a hora de você começar e se encarregar de gerar diferentes resultados.

Naturalmente, as mudanças que fazemos são feitas a longo prazo em nossas vidas e muitas delas vêm lentamente. Finalmente, são esses comportamentos que melhoram nossos hábitos e comportamentos diários.