Você já fez uma resolução de ano novo antes? Se você é como a maioria das pessoas, aposto que sim.

E se você for como a maioria das pessoas, sua resolução de ano novo provavelmente não vai durar muito, certo?

Se você se identifica com essa ideia, não se sinta mal. De acordo com a Universidade de Scranton, você não está sozinho: os pesquisadores descobriram que apenas 8% das pessoas que fazem resoluções realmente as cumprem. E alguns especialistas ainda dizem que cerca de 80% desistem antes de realmente começar a agir.

Isso não é porque há algo errado com você ou com 92% do mundo. O problema é, bem… o estabelecimento de metas é apenas metade do quebra-cabeça. Para projetar a vida que você realmente deseja, você precisa colocar duas coisas em prática: metas e sistemas.

Explicarei o que tudo isso significa em um momento, mas primeiro há algo importante que preciso explicar. E isso é… Como o estabelecimento de metas deve funcionar e por que quase nunca funciona!

Definir metas como é?

É assim que a maioria das pessoas pensa que o estabelecimento de metas funciona…

Você decide o que deseja alcançar. Isso pode ser qualquer coisa, desde construir um negócio de sucesso até escrever um livro, encontrar o parceiro “certo” ou começar uma família.

Para a maioria, isso é o máximo que conseguem. Eles escrevem seu objetivo e fazem tudo o que podem para alcançá-lo. Sem plano, sem prazos, nada… E as pessoas se perguntam por que não obtêm os resultados que desejam.

No entanto, algumas pessoas, não muitas, vão tão longe a ponto de dividir seu grande objetivo em objetivos menores. Eles estabelecem muitos prazos para que possam medir seu progresso.

Então o inevitável acontece. Eles começam a cumprir prazos porque a vida começa a acontecer. Lidam com isso, e aparece isso, aparece aquilo, cansam… etc., etc… e no final nunca terminam o que se propõem a fazer!

Então, por que isso está acontecendo? Bem, essas pessoas sabendo o que você quer fazer e quando você quer que aconteça não é suficiente.

Se você nunca escreveu um livro antes, ou administrou um negócio de sucesso, ou qualquer que seja seu objetivo, provavelmente não tem os sistemas de suporte para continuar. Na verdade, você pode nem saber por onde começar.

É por isso que a definição bem-sucedida de metas sempre envolve a criação de sistemas para apoiar seu progresso. Este é um dos passos mais importantes que todas as pessoas mais bem-sucedidas dão para alcançar seus maiores objetivos e sonhos. Na verdade, é uma das melhores lições a aprender com as pessoas mais ricas e bem-sucedidas do mundo.

Criando sistemas para atingir seus objetivos

A definição bem-sucedida de metas sempre envolve a criação de sistemas para apoiar seu progresso.

Por que você precisa implementar sistemas para atingir seus objetivos. Vamos ver.

Ter objetivos que você deseja alcançar é ótimo, mas se você não tiver sistemas que permitam trabalhar para atingir esses objetivos, você está simplesmente se preparando para o fracasso.

Então, qual é a diferença entre objetivos e sistemas? Estou feliz que você perguntou.

Se você é um escritor, seu objetivo é terminar de escrever um livro. O sistema que permite que você faça isso é o cronograma de escrita que você estabelece a cada semana, onde você se senta e escreve palavras, faça chuva ou faça sol, queira ou não.

Isso também funciona para atletas de sucesso. Se você é um corredor e seu objetivo é correr uma maratona, você não pode simplesmente aparecer no dia da corrida e esperar ter um bom desempenho. Você deve estabelecer um programa de treinamento para as semanas e meses que antecedem a corrida para aumentar sua força e resistência. 

Se você não reservar um tempo regularmente, um sistema para mantê-lo no caminho certo, simplesmente não conseguirá chegar à linha de chegada.

E se você não for do tipo criativo ou atlético? Digamos que você seja um empresário e seu objetivo seja construir um negócio de um milhão de dólares. Não importa quão bons sejam seus produtos: se você não conseguir se conectar com as pessoas que querem comprá-los, nunca alcançará seu objetivo. 

Conseqüentemente, seu sistema são os processos de vendas e marketing que você implementa, repete todos os dias e ajusta à medida que avança.

Como fazer parte dos 8% de pessoas que alcançam todos os seus objetivos

Se seu objetivo é construir um negócio lucrativo, desenvolva um sistema, repita-o todos os dias e ajuste-o à medida que avança.

Se há um objetivo que você deseja alcançar, pare de pensar em estabelecer prazos. Pare de focar em resultados e metas. Em vez disso, comece a pensar nas ações que você precisa realizar de forma repetível (sistema ou rotina) para alcançar seus maiores objetivos e sonhos.

Os sistemas que funcionam para cada pessoa serão diferentes, é claro. Depende de quem você é e do que deseja alcançar. No entanto, deixando de lado a maneira como a maioria das pessoas pensa sobre “objetivos”, você já está mais longe no caminho do sucesso do que 92% das pessoas que nunca o alcançam.

Com os melhores votos, T. Harv. Eker.