Nota: Este é um verdadeiro testemunho da blogueira, networker e empresária independente Ashley Raetz. Todas as referências de vendas indicam os ganhos que obteve com essas estratégias.
Grupos do Facebook estão na moda agora entre as empresas. Mas posso lhe contar um pequeno segredo? Eles sempre foram um grande foco nos meus próprios negócios e um grande segredo para o meu sucesso.
Na verdade, eu sempre usei meu grupo no Facebook para gerar milhares de dólares por mês em receita para o meu negócio. Quero lhe dizer o porquê e mostrar como isso pode ser verdade para o seu negócio de Marketing de Rede.
O que é um grupo do Facebook?
O Facebook permite criar grupos ou comunidades, além de páginas de negócios . Esses grupos criam pequenas áreas on-line onde as pessoas podem se reunir em torno de algo em comum. Podem ser de apoio, educacionais ou em torno de uma marca ou produto. Você também pode vincular seu grupo à página da sua empresa. Em essência, você, como marca ou empresa, pode ter um grupo do qual outros possam fazer parte.
Na verdade, existem vários tipos de grupos do Facebook que você pode executar. Você pode ensinar as pessoas , oferecer serviços e oferecer suprimentos ou produtos. Todos esses tipos podem estar relacionados à sua marca ou aos produtos que você oferece.
O Facebook é sobre a construção de relacionamentos. Trata-se de conectar-se com outras pessoas e deixar que as pessoas o conheçam. Um grupo do Facebook promove a conscientização e a marca da comunidade para o seu negócio, sim. Mas, em vez de apenas promover seus negócios, um grupo ajuda você a se promover. Você é o rosto do seu negócio.
Dentro de um grupo, você pode facilitar uma conexão mais profunda com seu público. E o que resulta nessa conexão mais profunda? Mais vendas, pessoas leais. As pessoas que aparecerão para comprar o que você tem à venda.
Por que eu comecei um grupo no Facebook?
Sejamos realistas aqui. Quando comecei, não tinha um site. Eu não sabia nada sobre Etsy ou Amazon Handmade. Mas eu sabia como postar no Facebook, então decidi iniciar um grupo no Facebook para vender meu produto.
Falo a verdade seriamente quando falo sobre como comecei esse grupo antes de vender em grupos . Foi genial. Então você pode imaginar todas as mudanças que eu vi nos grupos do Facebook ao longo dos anos. Mas a única coisa que nunca mudou foram os relacionamentos.
Um grupo é o melhor lugar para ajudá-lo a conhecer seu pessoal e entender a psicologia dos clientes. Estes são os principais elementos que qualquer empresário deve aprender. E um grupo do Facebook tende a simplificar os processos.
Aprenda rapidamente o que seu público quer e como ele funciona. De fato, os membros do grupo podem ajudá-lo a atender às necessidades de um público mais amplo e você precisará desse conhecimento à medida que crescer.
Como tive a ideia de criar um grupo no Facebook
Quando decidi iniciar meu grupo, estava vendo usuários do Instagram vendendo constantemente em suas páginas do Etsy criando um refil em suas lojas que eram promovidas exclusivamente no Instagram. Literalmente, esses influenciadores populares do Instagram reabasteciam suas lojas Etsy e em questão de minutos suas páginas Etsy acabavam. Isso me fez pensar: “Posso fazer isso no Facebook também?”
O frenesi criado em torno de seu reabastecimento foi louco. Comecei minha jornada para criar exatamente o mesmo dentro de um grupo de vendas do Facebook e estou feliz por ter feito isso. Foi um divisor de águas para mim.
O que você precisa para criar um grupo de vendas bem-sucedido?
Vou lhe contar completamente sobre como o grupo foi um sucesso. Eu já tinha uma página comercial do Facebook com a qual estava vendendo. Se você não possui uma página do Facebook comprometida, é nesse ponto que você deve começar sinceramente.
Qual é a diferença entre um grupo e uma página do facebook?
Muitas vezes me pergunto qual é a diferença entre páginas e grupos do Facebook. Eu sei que pode ser confuso para muitas pessoas que pensam que são iguais, mas a diferença é simples. Uma página é como o seu cartão de visita profissional para o mundo, enquanto um grupo é projetado para facilitar relacionamentos e gerar um frenesi em torno de seu produto.
Como eu iniciei e executei meu grupo?
Comecei meu grupo e fiz na minha página do Facebook o anúncio de que agora eu ia oferecer uma venda mensal no meu grupo. Eu disse ao meu público na página que eles receberiam descontos no grupo que não estavam disponíveis em nenhum outro lugar. O truque? Bem, para comprar o item por esse preço com desconto, você tinha que ser a primeira pessoa a comentar a imagem nas vendas do meu grupo.
Algumas idéias que eu conhecia sobre meus clientes e todos os clientes em geral.
- Todas as pessoas gostam de descontos.
- Todo mundo adora uma competição interessante.
- Cada um dos meus clientes adorou meu produto.
Com essas três coisas em mente, comecei a trabalhar.
O que faria meu público se envolver com meu produto, com minhas publicações e comigo?
- Eu publiquei jogos divertidos.
- Postei fotos das coisas em que estava trabalhando.
- Eu deixei meu pessoal votar no que eu deveria pintar a seguir ou nos dizeres para colocar em meus produtos.
- Postei fotos completas do produto ao qual eles teriam acesso.
- Uma coisa divertida que fiz, que criou um grande compromisso dentro do meu grupo, foi permitir que eles escolhessem o tema do próximo mês.
Eu escolheria três tópicos e os deixaria votar. Terminada a votação, começaria a criar o assunto que venceu a votação e meu ciclo recomeçaria.
Meus clientes interagiam regularmente comigo e com meus produtos e o tempo todo eu os preparava para comprar.
Como eu fiz minhas vendas crescerem?
Minha demanda aumentou a ponto de eu decidir tentar a venda dentro do meu grupo duas vezes por mês em vez de apenas uma.
Então a demanda foi tão alta que fui para as vendas semanais. Eu tinha 25-45 produtos por semana e os vendi. Eu estava ganhando muito dinheiro. Eu continuava tendo noites estressantes. Mas como você pode imaginar, minha mente estava constantemente tentando fazer algo ainda maior. Como eu consegui ainda mais vendas com isso? Isso foi possível?
Eu decidi começar minha loja Etsy. Nesse ponto, eu ganhava entre 2 e 3 mil dólares em meu grupo todos os meses com minhas vendas.
Eu cresci tanto que até contratara uma pessoa para trabalhar comigo para produzir todos esses produtos. Mas agora poderíamos criar mais. Eu sabia que estava pronto para o próximo passo. Estávamos prontos para crescer.
É nesse ponto que sinto que meu negócio se tornou um negócio real. E ei! Eu estava começando a me sentir um chefe!
Continuei com minhas recargas a cada semana ou a cada duas semanas no meu grupo do Facebook, mas o que fiz a seguir foi o que realmente levou meus negócios a outro nível. E é algo que você poderia fazer completamente!
Mantive meu reabastecimento em meu grupo, mas, para gerar tráfego, anunciei uma oferta de alguns produtos populares por preços de reabastecimento em minha loja Etsy por apenas 24 horas.
O que isso significa para o meu negócio?
Toda semana, recebia pelo menos 10 a 15 pedidos adicionais. Honestamente, algumas semanas eu estava mais perto de 50 pedidos no meu grupo no Facebook. Isso resultou em um grupo no Facebook que facilitou o ganho de US $ 5.000 ou US $ 7.000 por mês para o meu negócio. Não estou brincando. Cada mês.
Esse é um modelo que você acha que adoraria? Você consegue ver sua empresa fazendo isso?
O futuro dos grupos
Todos os anos, o Facebook lança novas mudanças projetadas para acompanhar o que os usuários querem e precisam.
O foco nas comunidades e grupos é um grande impulso no momento.
Algumas coisas em processo para os amantes de grupos são grupos de assinaturas pagas, processamento de pagamentos de produtos, histórias em grupos, mais lugares onde os grupos serão apresentados e sugeridos e muito mais.
Tantas mudanças estão acontecendo com os tipos de grupos e a facilidade da plataforma que mal posso esperar para ver como ela ajuda a gerar um frenesi maior em torno de nossos negócios e produtos.
A verdade é que as pessoas vêm ao Facebook para a comunidade e o compromisso e conexão com os outros.
Eles não vêm ao Facebook para comprar.
Mas quando criamos uma comunidade e um compromisso com eles, as pessoas querem comprar. Eles fazem fila para comprar.
Eles se tornam parte de uma tribo de fãs. E é um processo incrível fazer parte dele.
Algumas dicas para quem deseja adicionar ou aumentar grupos como estratégia para o seu negócio:
Concentre-se no envolvimento do usuário. Lembre-se de que as pessoas geralmente não vêm ao Facebook para comprar.
As pessoas chegam para sentir conexão. Crie conteúdo que se conecte a eles e os conecte com outras pessoas.
Concentre-se no que seu público está pedindo. Eles são sua equipe de desenvolvimento de produtos. Ouça-os e veja a que respondem.
Os membros do seu grupo são um pequeno microcosmo de clientes fora do grupo. Eles ajudarão você a alcançar os melhores vendedores se você prestar atenção neles.
Lembre-se sempre de que um grupo é tão forte quanto a comunidade e, sem interação, seu grupo falhará.
Converse com seu pessoal. Responda aos comentários. Aprenda sobre eles. E deixe-os aprender sobre você.
Torne divertido Transforme-o em um lugar onde as pessoas querem estar, faça com que sua marca facilite a fidelidade do cliente, graças a você.
Sumário
Eu usei meus grupos do Facebook para ganhar constantemente milhares de dólares por mês. Com algum compromisso e foco na comunidade, isso é algo que qualquer pessoa pode fazer com seus negócios. Espero que essas estratégias façam você pensar nas possibilidades do seu negócio. Os grupos são o local ideal para desenvolver esse potencial exponencial leal e verdadeiro e o alto monitoramento de que sua empresa precisa.