Para algumas pessoas, o fracasso é um erro de qualquer tipo. Para outros, falha não tem um objetivo estabelecido. Para outros, o fracasso é um estado constante de ser, um modo de pensar sobre si e sobre o mundo.
Para os líderes, o fracasso é diferente
J. Wallace Hamilton escreveu: “O aumento dos comportamentos de auto-sabotagem é uma evidência de que muitas pessoas estão treinando para o sucesso quando deveriam estar se preparando para o fracasso. O fracasso é muito mais comum que o sucesso; a pobreza prevalece mais que a riqueza; e a decepção é mais normal do que a chegada ”.
O que Hamilton diz lá?
É simples: quando você é um líder, o fracasso é seu amigo. Na liderança, não é sobre se você falhar, é sobre quando e como você responde.
Nenhuma pessoa bem sucedida consegue chegar ao topo sem falhar. É impossível. Não há vida sem contratempos, desordem e plantas faciais planas. Se tudo que vale a pena é difícil (e é), é inevitável que seu pé escorregue em algum lugar na estrada ou que o chão se mova embaixo de você, não importa o quão cuidadoso você seja com seus passos.
Então, como você faz do fracasso seu amigo?
É como qualquer outra amizade: você desenvolve o relacionamento com o tempo e intencionalmente. A falha faz parte do processo do líder e ser intencional com esse projeto ajuda a garantir um bom retorno. Aqui estão três pensamentos rápidos sobre essa ideia.
Primeiro, você se sente confortável com o fracasso
Eu cresci no extremo oposto desse espectro. Eu temia o fracasso. Lembro-me vividamente da minha primeira aula na universidade, quando o professor se levantou e disse: “Metade de vocês nesta sala não vai passar nesta aula.” Eles me agrediram imediatamente! Eu nunca tinha falhado em uma aula antes, e certamente não queria começar meu primeiro curso universitário, então comecei a me perguntar: o que o professor quer? Passei o resto do semestre aprendendo nada porque estava ocupado demais memorizando tudo, porque é isso que o professor valorizava. Se eu tivesse me sentido confortável com a ideia de falhar, eu teria abordado essa aula de maneira diferente e provavelmente teria aprendido algo benéfico como resultado.
Em segundo lugar, você esclarece a falha
Eu mencionei isso na introdução, então eu não vou arrastar o ponto aqui, mas ter uma definição saudável do que o fracasso significa fortalece sua atitude em relação a isso. Meu amigo, Paul Martinelli, diz que o fracasso é uma parte essencial do ciclo de sucesso: tente, falhe, aprenda, melhore, entre novamente. No livro de Paulo, o fracasso é o segundo passo para o sucesso! Que perspectiva ótima e clara sobre o fracasso.
Em terceiro lugar, você se prepara para o fracasso
Como eu disse, o fracasso é inevitável, então preparar sua resposta é essencial. Eu amo o ciclo de sucesso porque ele diz que a solução para a frustração é aprender, então o que você vai fazer para tirar o melhor proveito dessa situação? Faça os preparativos para extrair as lições da sua experiência: reservar tempo para refletir, trazer materiais que o ajudem a coletar seus pensamentos e levar algumas pessoas ao seu lado para ajudá-lo a pensar. A única coisa pior do que passar por uma falha é refletir sobre como isso prepara você para uma viagem a lugares escuros que não o ajudarão. Traga as pessoas ao seu redor, dê-lhes o seu objetivo positivo e deixe que os outros o ajudem a descobrir novas alturas.
O fracasso não só se tornou meu amigo, agora ele é um bom amigo. Estamos muito familiarizados e passaremos muito tempo juntos no futuro. Não tenho mais medo do fracasso, mas não deixo que o espectro dessa sensação me impeça de dar o melhor de mim. Eu desenvolvi a atitude certa para o fracasso e isso me ajuda a cair e começar de novo.
Minha equipe realmente montou uma pequena coleção de áudio chamada Guia de Início Rápido para Reencaminhamento para Frente, que apresenta nove lições específicas que ajudam você a se aprofundar nessa ideia. Eu adoro isso, e é por isso que eu queria compartilhar com você apenas quando você está se preparando para o seu lançamento. Entre outras coisas, você ouvirá sobre os erros que cometi e as lições que aprendi, as maneiras garantidas de fracassar e como exatamente não conseguir avançar.
Se você liderar, você deve fazer com que seu amigo falhe, porque se você o tornar seu inimigo, você não irá muito longe. Se você falhou recentemente, dedique algum tempo para aprender com a experiência e encontrar o caminho a seguir. Se você não tiver falhado, dedique algum tempo para preparar sua resposta para quando ela aparecer!
Não importa o que, no entanto, ele continua a liderar. Precisamos de você porque precisamos de líderes que saibam levar o fracasso e transformá-lo em algo positivo.
Por: John Maxwell