Vender é uma habilidade básica que todo networker deve dominar. Apresentamos aqui 10 estratégias e ideias principais que podem ajudá-lo nessa tarefa.
No artigo de hoje gostaria de te ensinar como vender sem vender. Vamos começar definindo o que é vender. Nas minhas próprias palavras, vender é quando você transfere suas ideias para outra pessoa. Você faz com que outra pessoa veja seu ponto de vista.
Vender não é apenas vender um produto ou serviço. Todos os dias vendemos nossas ideias para outras pessoas. Onde vamos comer esta noite? Vamos fazer este projeto ou aquele projeto? Vamos assistir ao filme “A” ou ao filme “B” esta noite? Todos esses são exemplos de vendas. Lembre-se de que vender é influenciar outras pessoas.
Se você possui uma empresa, sua função é ligar para a caixa registradora. Você deve aprender a vender. E a melhor forma de fazer isso é vender sem vender.
A maioria das pessoas não gosta da palavra vendas. Eles não gostam da palavra vender porque a consideram exagero, pressão ou uma tentativa de convencer alguém a fazer algo que não quer.
Você sabe o que é ir a uma concessionária de automóveis, no último dia do mês, estar trancado em um quartinho, estar com o termômetro muito alto e estar suando, e o vendedor de carros te pressionar para comprar um mais caro carro do que você quer ou você pode pagar.
Mas isso não é vender. Isso é meio bobo. Na minha opinião, isso é antiético e pouco profissional. E se você já passou por algo assim antes, sinto muito. Isso não é algo que os profissionais fazem.
je gostaria de te ensinar como vender sem vender. Vamos começar definindo o que é vender. Nas minhas próprias palavras, vender é quando você transfere suas ideias para outra pessoa. Você faz com que outra pessoa veja seu ponto de vista.
Vender não é apenas vender um produto ou serviço. Todos os dias vendemos nossas ideias para outras pessoas. Onde vamos comer esta noite? Vamos fazer este projeto ou aquele projeto? Vamos assistir ao filme “A” ou ao filme “B” esta noite? Todos esses são exemplos de vendas. Lembre-se de que vender é influenciar outras pessoas.
Como vender sem vender: 10 dicas importantes
O que quero fazer nos parágrafos seguintes é compartilhar 10 estratégias e dicas que utilizo, que funcionaram bem para mim nos últimos anos, para vender sem vender.
Tenha em mente que se você é novo em negócios ou vendas, essas ideias podem parecer estranhas ou até pouco convencionais. Tudo o que peço é que você mantenha a mente aberta e leia este conselho com objetividade.
1. Faça perguntas e ouça
A primeira dica e uma das mais importantes é fazer perguntas e ouvir. Por experiência pessoal, descobri que você deseja que seu cliente potencial fale quatro, cinco ou até seis vezes mais do que você.
Você tem que ser bom em fazer perguntas e então ficar 100% quieto e ouvir atentamente seus clientes em potencial. Porque? Bem, primeiro, seus clientes gostam disso. Mas, em segundo lugar, você pode obter muitas informações úteis do seu cliente potencial se aprender a fazer as perguntas certas e a ouvir. Você não aprende NADA falando, mas pode aprender muito ouvindo.
2. Faça com que as pessoas entrem em contato com você primeiro
Este é o meu melhor conselho. Faça com que as pessoas venham até você primeiro. Quando você está em vendas ou tentando vender algo e aborda as pessoas, a maioria das pessoas tem barreiras de vendas. Eles ficam automaticamente em “modo defensivo” por medo de que lhes vendam algo que não querem.
No entanto, quando as pessoas se aproximam de você primeiro, seus mecanismos de defesa ficam inativos e você está agora no comando. Eles já se pré-qualificaram abordando você primeiro.
Como você faz com que as pessoas se aproximem de você primeiro? Existem apenas duas maneiras que eu conheço. Você pode fazer marketing de atração ou publicidade.
3. Fique calmo e seguro
Você deve estar calmo, controlado e calmo. Tom Hopkins, um treinador de vendas muito popular, ensinou-me a agir como um cordeiro e a vender como um leão. Em outras palavras, tenha aquela intensidade relaxada, mas não seja muito agressivo. Apenas relaxe, tente combinar a linguagem corporal do seu cliente potencial e você estará pronto para prosseguir.
4. Nunca use pressão ou exagero
Em seguida, nunca use pressão ou exagero. Esses dias acabaram. Temos o que no mundo de hoje é chamado de consumidores educados. Se você usar pressão ou exagero, perderá a maior parte das vendas e com razão.
5. Acompanhamento
A próxima maneira de vender sem vender é fazer o acompanhamento. E quando digo rastreamento, quero dizer rastreamento automatizado.
Pessoalmente, gosto de usar uma resposta automática, mas você também pode fazer isso por e-mail. Você pode fazer isso por meio de mensagens de texto. Você precisa encontrar uma maneira de rastrear as pessoas, para poder pingar sobre elas. Isso significa simplesmente que você mantém contato com eles periodicamente, talvez uma ou duas vezes por semana e no mínimo uma vez por mês.
Em seus acompanhamentos, certifique-se de agregar valor. Para fazer isso, fornece informações úteis. Você pode compartilhar artigos, vídeos, dicas, depoimentos ou qualquer outra informação que BENEFICIA seu potencial cliente. A maioria das pessoas precisa de 7, 10 ou até 20 mensagens de acompanhamento antes de comprar. Se você conseguir manter contato com as pessoas, aumentará significativamente suas chances de sucesso.
A maioria dos vendedores nunca passa da segunda ou terceira mensagem de acompanhamento. Ao atingir o número de acompanhamento 10, 20 ou até 30, suas chances de sucesso aumentam significativamente.
6. Desenvolva gostos, conhecimento e confiança
Outra coisa que você deve fazer é desenvolver o fator gosto, conhecimento e confiança com seus potenciais clientes.
As pessoas gostam de fazer negócios com pessoas de quem gostam, conhecem e confiam. A melhor maneira que encontrei de fazer isso é fazer o que você diz e dizer o que você faz. Seja uma pessoa de palavra e uma pessoa íntegra.
Gosto de fazer isso por meio do marketing de vídeo porque as pessoas podem me ver e ouvir ao mesmo tempo. Isso cria uma conexão instantânea com as pessoas.
Quanto mais você “faz o que fala e diz o que faz” e quanto mais interage com alguém, maior a probabilidade de que essa pessoa acabe gostando de você, conhecendo você e confiando em você.
7. Coloque-se no lugar do seu cliente potencial
Outra dica para vender sem vender é se colocar no lugar do seu potencial cliente. Algumas pessoas podem chamar isso de empatia. O que você precisa fazer é tirar os olhos de si mesmo por um minuto e pensar nas perspectivas dos outros.
Que tipo de medos as pessoas têm? O que te preocupa? Que problemas eles enfrentam e como você pode oferecer uma solução para esses problemas? Quanto mais você souber sobre seus clientes em potencial, o que eles temem e o que pensam, melhor se sairá nas vendas.
8. Eduque seus clientes potenciais
O número oito é educar seus clientes potenciais. Gostaria de substituir a palavra vendedor por educador. Me considero um educador, um professor. Sim, vendo coisas, mas meu verdadeiro trabalho é ensinar, treinar e ajudar pessoas. Se você fizer isso, terá sucesso.
Faço vídeos, escrevo artigos e crio podcasts para educar as pessoas no meu mercado-alvo. Isso me posiciona como um especialista e autoridade em meu nicho. Algumas dessas pessoas me procuram para se juntar à minha equipe ou comprar coisas de mim.
Mesmo que eles não comprem ou adiram imediatamente, desenvolvi um fator semelhante, conhecimento e confiança, então, quando finalmente estiverem prontos para comprar, pensarão em mim! Isso é uma situação em que todos ganham!
9. Concentre-se no que as pessoas ganham com isso
Isso anda de mãos dadas com o número sete. Concentre-se em como seu produto ou serviço pode beneficiar a pessoa com quem você está conversando, e não em quanto dinheiro você ganhará com essa transação.
Se você se concentrar no que isso traz para seu cliente potencial, você nunca poderá errar, porque está focado nele, não em você mesmo. . Você se concentra no valor que eles obtêm ao fazer negócios com você, ao usar seu produto ou serviço. Você está focado em ajudar e atender seus clientes potenciais. Essa é a prioridade número um de todos os melhores vendedores.
10. Conte histórias
Outra ótima maneira de vender sem vender é se tornar um bom contador de histórias. Esta é uma habilidade que se aprende. Isso é algo em que ainda não sou muito bom. Estou trabalhando nisso, mas tenho seguido muitos profissionais de marketing excelentes que vendem muitos produtos e não tentam vender nada.
Eles basicamente contam histórias e misturam suas mensagens de marketing e argumentos de vendas em suas histórias e isso nem parece uma mensagem de marketing ou discurso de vendas. Se você aprender a incorporar histórias, sejam elas suas próprias ou de outras pessoas, ou se puder transformar sua mensagem de vendas em uma história memorável, você obterá muito mais vendas.
Conclusão
Concluindo, aqui estão algumas das minhas melhores dicas sobre como vender sem vender. Esta não é de forma alguma uma lista conclusiva, mas pode ajudar muito todas as pessoas que estão lutando para se tornarem melhores vendedores e construir ótimas equipes de negócios.
Artigo de Chuck Holmes