Jim Rohn é provavelmente o motivador mais influente dos últimos tempos.
Embora ele tenha morrido em 2009, seu legado foi muito profundo. Gente como Tonny Robbins, Mark Victor Hansen, Brian Tracy e Jack Canfield reconhecem a profunda influência do Sr. Rohn em suas carreiras.
O legado de Jim Rohn é tão amplo que foi ele quem realmente popularizou os conceitos de autoajuda e treinamento de desenvolvimento pessoal, que começaram a se espalhar graças ao escritor Napoleon Hill.
Mas foi realmente com a chegada de Rohn ao palco que toda uma indústria em torno da autoajuda e do desenvolvimento pessoal pôde emergir com grande força no mercado dos Estados Unidos e em escala global.
Os livros e palestras de Jim Rohn foram vendidos e ouvidos em todo o mundo e hoje são um guia verdadeiramente eficaz para centenas de milhares de pessoas que desejam transformar suas vidas por meio da mentalidade certa e do uso de diretrizes comprovadas para o sucesso.
Essas diretrizes baseiam-se em princípios que são a chave para cada pessoa liberar o poder inato que carrega dentro de si e com a qual pode criar a vida que realmente deseja para ela e seus entes queridos.
No fundo, como o próprio Rohn sabia, todos nós temos grandes sonhos. O problema é que não ousamos ir atrás desses sonhos e deixamos o tempo passar desperdiçando nosso verdadeiro potencial.
Para usar nosso verdadeiro potencial ao máximo, é vital que nos concentremos em quatro fatores fundamentais que são a chave para o sucesso na vida de cada pessoa.
De acordo com Jim Rohn, esses quatro fatores são:
1. Produtividade
Se você deseja uma colheita abundante em todos os aspectos de sua vida, deve semear e trabalhar. Ter grandes sonhos não vai levar a nada. Você tem que agir e se concentrar na criação de resultados realmente consistentes.
A produtividade é definida como a capacidade de realizar uma tarefa específica em um período de tempo especificado. Quanto mais tarefas realizarmos no mesmo período, mais produtivos seremos. Conseqüentemente, ser produtivo significa fazer mais ao mesmo tempo, ou fazer o mesmo em menos tempo, bem como fazer mais em menos tempo.
Então, se você quer ser muito mais produtivo, deve olhar para sua capacidade de mostrar resultados no mesmo tempo que você tem hoje para trabalhar.
Se você puder entregar mais tarefas e alcançar resultados mais elevados, seu caminho para o sucesso pode ser muito mais rápido.
Para isso você pode adotar estratégias de produtividade como manter um calendário de trabalho, uma programação, uma lista de tarefas e uma organização muito mais metódica de suas tarefas.
Também é vital que você não se concentre apenas no desenvolvimento de mais tarefas, mas desenvolva aquelas tarefas que o levarão aos resultados que você realmente deseja.
Será inútil desenvolver mais unidades de trabalho em menos tempo se isso não melhorar a sua qualidade de vida e puder proporcionar-lhe mais recursos como mais dinheiro, mais tempo livre, maiores oportunidades de trabalho, etc.
2. bons amigos
Bons amigos podem ajudá-lo a superar qualquer adversidade. Ter um bom relacionamento com outras pessoas também é fundamental para melhorar seu humor, desenvolver atitudes sociais e aprender mais e melhores habilidades.
Sempre que falamos com alguém e desenvolvemos um relacionamento com essa pessoa, podemos ter certeza de que algo “vai nos atingir”.
Em última análise, recebemos uma forte influência de nosso ambiente e nossos amigos são a principal fonte dessa influência.
É por isso que devemos nos certificar de que estamos cercados de pessoas que realmente trazem muitos valores para nossas vidas e que nos ajudam a ser pessoas e profissionais melhores.
3. Espiritualidade
Lembre-se de que todos fazemos parte de algo muito maior do que nós.
Independentemente de sua crença religiosa, ter a consciência de que nossas vidas são moldadas por um propósito superior pode nos ajudar a manter nossa posição em face de qualquer tempestade que surgir em nosso caminho.
Uma das principais doenças que o mundo moderno enfrenta é a falta de sentido. Vivemos muito rápido e não temos tempo para nos perguntar sobre as razões fundamentais por trás de tudo em nossas vidas.
Embora não possamos ter uma resposta para todas as questões transcendentais de nossa existência, é muito importante que não fiquemos à deriva, vagando entre uma e outra proposta de sentido.
Nesse contexto, a fé pode nos inspirar e permanecer firmes diante da crescente incerteza que nosso mundo atravessa.
4. Não perca nada
Certifique-se de cheirar todas as flores ao longo do caminho. Aproveite cada uma das experiências pelas quais você passa nesta vida.
Nenhuma das coisas que você experimenta vai se repetir exatamente da mesma maneira. Cada momento é único, cada pessoa é única, cada circunstância é única e cada aprendizado pode trazer perspectivas que você não teria de outra forma.
Nesse sentido, certifique-se de aproveitar cada momento de sua existência como a dádiva que ele é. A vida passa rápido e em meio a tantas experiências muitas vezes acabamos perdendo os detalhes da festa que é a vida.
Em vez de apreciar a paisagem, as pessoas estão ansiosas pelo objetivo que “devem alcançar”.
Você realmente não precisa ter um objetivo específico em tudo isso, apenas certifique-se de que sua passagem por esta vida seja verdadeiramente recompensadora. Nunca se esqueça.
Se você concorda com essas dicas, o ideal é que você viva de acordo com elas, elas podem ser muito transcendentais e podem levar você a uma vida plena e repleta de boas experiências.