Entre não ligar para moda, mas vestir-se bem, adequadamente, alinhadamente, é bem diferente do que não ligar para moda e andar relaxadamente.
Entre o guarda-roupa estar lotado de roupas, também não significa que seu bom gosto e roupas da moda estejam presentes ali. Portanto, quantidade não é qualidade. Vejam nossa explanação e verifique no que poderemos ajudar para se adequar e mudar alguns pontos de extrema importância.
Não entendia também porque as pessoas gastavam uma fortuna em sapatos, relógios e bolsas. Moda para mim consistia em pessoas ricas e fúteis. Grande erro…
Quando comecei a trabalhar, também comecei a ver e sentir a importância do “vestir bem”, me sentia um trapo (minhas roupas não eram de péssima qualidade), apenas eram “normais”. Comecei a prestar atenção ao que a moda é realmente e ao que eu estava usando.
Comecei a comprar roupas melhores e mais ‘fashion’ e uma coisa muito estranha e diferente aconteceu: ao invés das pessoas me tratarem pior e me acharem superficial, elas começaram a me tratar melhor, bem melhor.
Aí veio o motivo e comecei a entender: quanto melhor as pessoas se vestem, mais elas parecem ter status social e dinheiro, elas se sentem mais confiantes e as pessoas as respeitam mais.
Adquiri um novo conceito sobre moda e hoje tenho uma opinião completamente diferente. O seu ‘look’ reflete o seu estado de espírito, é um jeito de expressar a sua individualidade e de mostrar para o mundo que você faz parte de uma tribo, passa a mostrar para as pessoas o seu valor social.
Reconhecendo a importância da moda, preciso dizer que não sou a favor de gastar todo o dinheiro em roupas e acessórios, (afinal, quem gosta do meu dinheiro, sou eu) mas acho que é importante ter pelo menos algumas peças melhores, de boa qualidade, para causar uma boa impressão. Você vai precisar.
Lembre-se: as pessoas julgam você pela forma como você se veste, e a primeira impressão é a que fica (isso é verdade), e para tirar essa primeira impressão, pode ser tarde.
Nas reuniões de sua empresa, siga as orientações do sistema de treinamento. Se recomendam terno, use terno. Se permitem trajes casuais, use os trajes mais com muito bom gosto.
Se você quer impor respeito em uma reunião de trabalho, deve estar se vestindo e de maneira correta, então siga essas dicas para não errar.
Apresente uma imagem elegante
Elegante não significa “enfeitado”: significa refinado. Sua intenção deve ser parecer profissional e não bonito ou na moda: uma aparência exterior clássica e estruturada é um sinal do que você tem em mente.
– Cuide dos detalhes: cabelos e unhas bem cuidados, limpos, maquiagem suave, sem exagero, roupas bem passadas, sapatos engraxados e meias perfeitas mostram que você leva seu trabalho a sério.
– Se a sua área é conservadora, vista-se de forma conservadora. As mulheres podem evitar riscos usando saias e terninhos em cores escuras, conservadoras, sapatos que cobrem os dedos e blusas, em vez de camisetas.
Os homens podem vestir um terno escuro bem cortado, de cor discreta, e uma gravata sóbria.
Lembre-se que os sapatos pretos combinam melhor com ternos marinhos, cinzas e pretos; sapatos marrons combinam com ternos marrons ou beges.
Use sapatos de couro com cadarços e engraxe-os regularmente. Suas meias devem combinar com a cor de suas calças, a menos que seu terno seja bege. Neste caso, as meias devem combinar com os sapatos.
Seja cuidadoso com as cores:
Os consultores de imagem enfatizam que as cores que você veste não apenas expressam sua personalidade, mas também influenciam o modo como os outros reagem a você.
As cores para carreiras tradicionais são o preto, o cinza e o azul.
– O preto é elegante e sereno e obviamente o mais formal;
– O cinza-escuro é uma alternativa segura para o cotidiano e para reuniões de negócios especiais;
– O azul, principalmente o marinho, é uma cor bem-sucedida no meio corporativo, transmitindo confiança e credibilidade;
– Tons mais claros sugerem avidez e entusiasmo.
Vista-se para o que deseja
Demostre respeito vestindo-se um pouco melhor do que aqueles abaixo de seu cargo ou nível. Se você quiser subir na empresa, vista-se de acordo com o cargo que você quer, não com o cargo que você tem. Se você deseja ser um líder qualificado de sucesso, tenha a aparência de alguém que possa ocupar essa posição.
Vista-se como seu chefe ou líder, mas seja cuidadoso: você não deve deixar isso muito óbvio!
Não seja tão informal
Há uma diferença entre roupas que são apropriadas para ir trabalhar e aquelas que são melhores para o fim de semana. Se você vestir jeans no escritório, ele deverá ser escuro e bem ajustado, com as barras bem feitas. Nunca use chinelos, trajes de praia ou qualquer coisa muito reveladora, folgada ou apertada.
Homens que usam cabelos compridos devem mantê-los presos; sua barba deve parecer bem cuidada, como você a quer, não como se você não tivesse tempo para fazê-la.
OBS: Piercings no rosto, joias na língua e tatuagens, perfumes e loções pós-barba fortes simplesmente não fazem parte do ambiente de trabalho ideal.
Vista-se para a ocasião
Se você tiver uma apresentação ou uma reunião com clientes, preste mais atenção à sua aparência do que normalmente. Afinal de contas, você quer ter certeza de que as pessoas ouvirão o que você diz em vez de serem distraídas pela sua aparência. Quando se trata de reuniões com clientes, a regra prática é se vestir um pouco melhor que seus clientes.
Lembre-se: Outro ponto importante que não pode jamais ser esquecido: não vista nada muito escandaloso para festas onde pessoas do ambiente profissional estejam: seus colegas nunca, jamais esquecerão!
Dicas para sua reunião
Estar atentO, ser objetivO e pontual, além de saber como se vestir adequadamente ao tipo de reunião, são apenas alguns dos pontos primordiais para o seu sucesso.
1 – Dê atenção extra à vestimenta. Suas roupas devem ser apropriadas ao tipo de reunião, isso não significa usar marcas caras e famosas, mas discrição e elegância.
2 – Seja pontual. Não deixe que ninguém fique à sua espera. Não use como justificativa de seu atraso a organização dos documentos que vai utilizar, pois eles devem estar prontos o quanto antes.
3 – Faça seu marketing pessoal sem exageros. O tom de voz é muito importante e a forma de se expressar também. Construa uma adequada comunicação interpessoal.
4 – Seja firme e objetivo ao argumentar e ao apresentar suas idéias, porém não deixe de usar a diplomacia e a polidez, além de prezar pela ética em suas respostas.
5 – Entenda qual é o seu papel na reunião e demonstre o seu comprometimento com as ações tomadas. Esteja atento ao desdobramento da pauta.
6 – Busque sinergia, pois esse também é um momento de aprendizado. Cuidado para não ficar falando sozinha ou deixar de interagir com os outros, pois o objetivo da reunião é justamente o contrário.
7 – Fique atento às suas expressões não-verbais. Muitas vezes não nos damos conta, mas nos expressamos com pequenos gestos. Abrir e fechar uma caneta dá a impressão de impaciência, pressa ou falta de interesse, por exemplo.
8 – Se você é quem vai liderar a reunião, fique atento às condições do local: temperatura, ruído, ventilação, alimentação se for longa, iluminação, disposição dos móveis e equipamentos, evite telefones, inclusive celulares e bips, ou outros tipos de interrupções.
9 – Registre os assuntos importantes, pois você pode precisar retomar um dos tópicos. É fundamental criar uma metodologia simples de forma que tenha em mãos o que foi dito na reunião.
10 – Se for apenas participar, concentre-se na reunião e seja um bom ouvinte. Não há nada mais desconcertante do que perceber que o interlocutor não está prestando atenção ao que está sendo dito.
Então, na próxima vez que você tiver uma reunião importante, faça uma força um pouco maior em se vestir melhor. Importa mais do que você imagina.
Busque credibilidade através do estilo
A credibilidade é conquistada por um conjunto de fatores, a aparência é uma delas. Quando uma pessoa te vê pela primeira vez, ela faz um julgamento prévio e inconsciente de você em poucos segundos, determinando a sua classe social e o seu grau de sucesso.
Você pode pensar o que quiser sobre isso! “Isso é coisa de gente preconceituosa, etc e tal!”. Mas é uma questão neurológica. Quando você vê alguém pela primeira vez o seu cérebro precisa buscar referências de alguém que você já tenha visto e que se pareça com a pessoa que está na sua frente. Dessa maneira, o seu cérebro vai lhe entregar o manual de como você trata as pessoas com aquela imagem.
Como exemplo, podemos citar um momento em que você vê alguém de cabelos brancos. Automaticamente, você chama de “Senhor”, ou quando você vê alguém caminhando na sua direção de maneira titubeante, com um moletom com gorro cobrindo a cabeça.
Instantaneamente você segura sua carteira e celular cerra os dentes e entra no primeiro estabelecimento que ver na sua frente não é verdade? Por isso o pré-conceito se refere a uma ideia prévia que temos sobre algo antes mesmo de conhecê-la.
Não pense que com você é diferente. Quando você se encontra com um cliente, ele já reparou sua camisa, calça sapato relógio, celular e tudo mais que estiver na vista dele.
E por mais que ele seja cortês e educado, já fez um pré-julgamento a seu respeito e isso pode facilitar ou piorar as coisas para o seu lado.
É melhor não se arriscar, principalmente quando se trata de fechar negócios em tempos bicudos como o que estamos vivendo.
Buscar uma boa aparência
Para melhorar a sua imagem pessoal, é fundamental dominar algumas técnicas de autoconhecimento que normalmente não estão por aí, pois custam muito caro. Procure saber quanto custa uma consultoria de imagem pessoal e você vai entender o que eu estou falando.
É por isso que muitos homens ficam com a aparência subjugada, pois quando resolvem dar uma estilizada no guarda-roupa, pedem auxílio para uma namorada, esposa ou mãe, e em alguns casos elas não conhecem muito do universo masculino e acabam fazendo escolhas que podem deixar o homem mais velho ou muito jovem, mais baixo, mais gordo, sem credibilidade, etc.
Ou seja são pessoas que não são bem instruídas em relação ao propósito de imagem pessoal e acabam levando muitos homens a piorar a própria imagem ao invés de ajudar. Lembro-me do caso de um executivo do ramo financeiro cujo a esposa escolheu novos óculos para ele.
Os óculos eram sofisticados demais para a forma como ele se vestia e o tipo de corte de cabelo que ele tinha. Além do mais, a personalidade recatada desse profissional, não sustentava aquele óculos.
No fim, não passou de um dinheirão gasto inutilmente, pois ele não levou nem uma semana para voltar ao par antigo.
SAPATOS
Use sapatos casuais, nunca tênis! Os sapatos casuais são excelentes apostas para o dia a dia do José, eles permeiam com tranquilidade desde um ambiente informal ao pouco formal. Sapatos casuais são conhecidos por sua sola de borracha e muitas vezes com cores diferentes. É claro que em um ambiente corporativo, cores berrantes não são ideais, mas não há nada demais em colocar uma corzinha na composição.
MEIAS
Apesar dos antenados da moda preferirem as opções mais coloridas e listradas, com tecidos grossos, o bom é ter a meia com o tom do sapado ou terno.
APRENDA A DAR NÓ EM GRAVATA
LARGURA DA GRAVATA
A largura da gravata deve coincidir com a largura da lapela
UM LENÇO QUADRADO DE BOLSO ADICIONA UM NÍVEL EXTRA DE ESTILO
OPTAR POR UM TERNO CINZA AO PRETO
COLETE
Um colete é mais usado com ternos single-breasted (por isso é realmente visível). Se você estará vestindo seu terno em um clima frio, um colete pode adicionar uma grande quantidade de calor. Ele também adiciona um toque formal ao seu terno.
IMPORTANTE: Mantenha sempre o botão inferior desabotoado.
AO COMPRAR UM TERNO, A PRIMEIRA COISA A VERIFICAR É A FORMA COMO OS OMBROS SE ADEQUAM
PUNHOS DE MANGA DEVEM SER EXPOSTOS CERCA DE MEIA POLEGADA
ABOTOAMENTO CLÁSSICO Se for um traje de negócios formal, opte por um botão duplo. CONFORTÁVEL E BEM AJUSTADO Você deve ser capaz de deslizar a mão entre o seu peito e seu casaco abotoado de tal forma que se sinta confortável, mas com espaço para se movimentar.
SUA GRAVATA DEVE SER SEMPRE MAIS ESCURA DO QUE SUA CAMISA
OUTRA DICAS
– SUA GRAVATA DEVE APENAS ATINGIR O CÓS DAS CALÇAS, OU SER UM POUCO MAIS CURTA
– O CINTO DEVE SER FINO E DA MESMA COR QUE OS SEUS SAPATOS
– SEMPRE DESABOTOAR SEU TERNO ANTES DE SE SENTAR
– Usando terno: o primeiro botão de dois (ou o botão do meio de um botão de três) deve cair dentro ou acima do umbigo.
AGUARDE AS DICAS DE MODA E POSTURA PARA MULHERES
Quer entender mais e se vestir melhor, visite:
Fonte: https://manualdohomemmoderno.com.br